O que é uma coisa patológica?

Perguntado por: Martinho Kevin Pinto Morais Leal  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

Patologia é um ramo da biologia e medicina primariamente dedicado à análise e estudo de órgãos, tecidos e fluidos corporais, com a finalidade de fazer um diagnóstico das doenças.

O que é algo patológico?

Podemos entender o patológico como algo que é tão prejudicial que precisa de algum tipo de intervenção clínica para que a pessoa possa recuperar sua qualidade de vida. Em outras palavras, é quando o sofrimento é tão intenso que causa prejuízos significativos na vida da pessoa.

O que é uma condição patológica?

Condições fisiológicas ou anatômicas anormais, e manifestações subjetivas e objetivas da doença, não classificadas como doença ou síndrome.

O que é patologia exemplo?

Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.

Como podemos definir uma patologia?

A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo).

O que é Patologia? [por Dra. Karla Kabbach]

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças da patologia?

Doenças e patologias
  • Aids.
  • Alergia.
  • Câncer.
  • Doenças Causadas por Vermes.
  • Doenças Fúngicas.
  • Doenças Psicológicas.
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
  • Doenças causadas por bactérias.

Quais são os 4 aspectos da patologia?

Os quatro aspectos de uma doença que formam o cerne da patologia são a etiologia, patogenia ou patogênese, alterações morfológicas e as manifestações clínicas. O que é etiologia? Etiologia é o estudo das causas das doenças, ou seja, a identificação dos fatores que levam ao desenvolvimento de uma determinada patologia.

O que é lesão patológica?

As lesões celulares referem-se a mudanças patológicas nas células que afetam a sua estrutura, função e metabolismo. Essas lesões podem ser reversíveis ou irreversíveis, dependendo do grau e da duração do dano celular.

Qual é o sinônimo da palavra patologia?

1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.

Quais são as 7 doenças?

Guia do Farmacêutico: conheça as 7 doenças mais comuns em adultos
  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

O que quer dizer sem significado patológico?

"Sem achados patológicos" significa que o exame não detectou anormalidades ou sinais de doenças. É, em muitos casos, uma boa notícia, indicando que tudo está dentro da normalidade.

Qual a diferença entre o comportamento normal e patológico?

O normal é o que se observa com mais frequência. –Critério falho, pois nem tudo que é frequente é normal. Normalidade funcional: –Considera-se patológico o fenômeno que é disfuncional, produzindo sofrimento ao próprio sujeito ou a seu grupo social.

Qual é a diferença entre doença e patologia?

A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo.

O que é um diagnóstico patológico?

O exame anátomo-patológico visa o diagnóstico de uma doença (patologia) através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por procedimentos de biópsia ou cirurgia. O diagnóstico é baseado na análise destas alterações morfológicas em conjunto com as informações clínicas fornecidas pelo médico assistente.

O que quer dizer fisiológico e patológico?

Se nos referimos a fisiologia queremos dizer o conjunto de reações orgânicas que mantém nosso organismo funcionando adequadamente . Condição patológica a grosso modo seria o desvio da normalidade, ou seja, a condição que desvia a fisiologia para um estado alterado ou anormal.

O que é patológico em psicologia?

O que é patológico então é uma "norma que não tolera nenhum desvio das condições na qual é válida, pois é incapaz de se tornar outra norma" (p. 145). Assim o doente o é por ser incapaz de ser normativo.

Qual a origem do termo patologia?

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) ou anatomia patológica é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as ...

O que é morte patológica?

Esse tipo de morte celular é sempre associado a eventos patológicos, como ação de toxinas, traumas e infecções, por exemplo. Ela é caracterizada morfologicamente pelo aumento da célula (tumefação), picnose, cariorrexe e ruptura da membrana.

O que é biopsia patológica?

É a biópsia feita por uma agulha, quando um pequeno fragmento do tecido tumoral é removido e examinado pelo médico patologista por análise microscópica para identificar células cancerígenas.

Qual a diferença de Patologia e manifestação patológica?

Patologia x manifestação patológica

Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.

Como é feito o diagnóstico da patologia?

“Na patologia, o diagnóstico de doenças é feito por meio de exames macroscópicos e microscópicos realizados em amostras de células e tecidos”, explica Aloísio Souza da Silva, patologista do Grupo Fleury. Exemplos de exames de anatomia patológica são papanicolau, pulsão de tireoide e análise de células cancerígenas.

Quais são as fases da patologia?

Três mil anos de estudo: a história da patologia
  • Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média): ...
  • Fase Orgânica (do século XV ao XVI): ...
  • Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII): ...
  • Fase Celular (século XIX): ...
  • Fase Ultracelular (século XX):

Quais são as características da patologia?

Citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos. Também conhecida como biologia celular, é o estudo que busca compreender o ciclo de vida destes seres, além dos seus reflexos no funcionamento de diferentes meios.

Qual é a patologia mais grave?

Problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo.

Quais são as patologias mais comuns?

9 Doenças Comuns Entre os Brasileiros
  • Hipertensão. ...
  • Alzheimer. ...
  • Depressão. ...
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral) ...
  • Dislipidemia (colesterol alto) ...
  • Câncer. ...
  • Asma. ...
  • Mal de Parkinson. A doença de Parkinson é comum entre os idosos e pessoas de idade mais avançada.

Artigo anterior
Para que serve água de limão em jejum?
Artigo seguinte
O que significa urso de pelúcia?