Quem são aminoglicosídeos?

Perguntado por: Samuel António Oliveira Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Quais são os aminoglicosídeos?

Os aminoglicosídeos incluem:
  • Amicacina.
  • Gentamicina.
  • Canamicina.
  • Neomicina.
  • Plazomicina.
  • Estreptomicina.
  • Tobramicina.

Como funciona os aminoglicosídeos?

Os aminoglicosídeos difundem-se por meio de canais porina na membrana externa dos microrganismos suscetíveis. Esses microrganismos também têm um sistema dependente de oxigênio que transporta o fármaco através da membrana citoplasmática.

O que é um Glicopeptideo?

Os glicopeptídeos e lipoglicopeptídeos são antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos... leia mais usados para tratar infecções complicadas e/ou sérias causadas por bactérias Gram-positivas.

Qual a contra indicação dos aminoglicosídeos?

Contraindicações. Os aminoglicosídios são contraindicados para os pacientes alérgicos.

Aminoglicosídeos | ANTIBIOTICOTERAPIA (Vídeo 5)

21 questões relacionadas encontradas

Quais os principais efeitos colaterais dos aminoglicosídeos?

Efeitos adversos

As reações adversas mais recorrentes nessa classe são a nefrotoxicidade e a ototoxicidade, sendo a paralisia neuromuscular a mais rara. Todos os aminoglicosídeos são potencialmente nefrotóxicos, porém os que apresentam mais risco são a neomicina, tobramicina e gentamicina.

São fatores de risco da nefrotoxicidade dos aminoglicosídeos?

Fatores de risco para nefrotoxicidade relacionados ao paciente, ao aminoglicosídeo e ao uso de outras drogas. Entre os fatores relacionados ao paciente temos idade avançada [46], doença renal preexistente [47], hipotensão, depleção de volume e disfunção hepática [48,49].

Quais são os Glicopeptideos?

Os principais representantes deste grupo são: vancomicina, teicoplanina e ramoplanina. Diversos glicopeptídeos estão em fase de pesquisa clínica e não são disponíveis no mercado nacional.

Quais são as lincosamidas?

As lincosamidas são bacteriostáticas ou bactericidas, dependendo da concentração, com atividade contra muitos gram-positivos e Bacteroides spp. São representadas pela lincomicina e clindamicina, que apresenta maior atividade in vitro e maior absorção oral1.

Quais são os Carbapenemicos?

Os Carbapenêmicos

São 3 os principais representantes da classe dos carbapenêmicos, já mencionados anteriormente: Meropenem, Imipenem e Ertapenem.

Quando usar aminoglicosídeos?

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Em qual local da bactéria agem os aminoglicosídeos?

O local de ação é a subunidade 30s dos ribossomo, que é composto por vinte e uma proteínas e uma molécula 16s de ARN. O antibiótico aminoglicosídeo liga-se à proteína 12s na subunidade 30s ribossômica, o que leva a um erro de leitura do código genético.

Porque tomar ciprofloxacino?

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório. Além disso, ele poderá ser utilizado quando outros antibióticos não surtiram o efeito desejado, e também nas seguintes doenças e condições: IST (Infecção Sexualmente Transmissível), como a gonorreia.

Para que está indicado ceftriaxona?

Infecções causadas por germes sensíveis à ceftriaxona, como por exemplo: - Sepse; - Meningite; - Borreliose de Lyme (Doença de Lyme); - Infecções intra-abdominais (peritonites, infecções do trato gastrintestinal e biliar); - Infecções ósseas, articulares, tecidos moles, pele e feridas; - Infecções em pacientes ...

Quais são os antibióticos macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Para que serve a clindamicina?

O cloridrato de clindamicina é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, entre as quais: Do trato respiratório superior (traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvido) e inferior (brônquios, pulmões).

Para que serve a injeção de lincomicina?

O cloridrato de lincomicina é indicado no tratamento de infecções graves causadas por bactérias aeróbias Gram-positivas, incluindo estreptococos, estafilococos (inclusive estafilococos produtores de penicilinase) e pneumococos.

Qual grupo de antibióticos e a clindamicina?

A clindamicina é um antibiótico da classe das lincosamidas.

Quais são os antibióticos beta lactâmicos?

Quais são os antibióticos betas lactâmicos? O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.

Qual é o espectro antimicrobiano da vancomicina?

A vancomicina possui atividade contra um amplo espectro de bactérias gram-positivas, como S. aureus, S. epidermidis e estreptococos.

Qual a via de administração da vancomicina?

O Cloridrato de Vancomicina é irritante ao tecido e só deve ser administrada via infusão intravenosa. Se for administrada via intramuscular ou quando houver extravasamento acidental poderá ocorrer dor, hipersensibilidade no local e até necrose.

Quais antibióticos são nefrotóxicos?

Antibióticos – O uso de antibióticos é uma causa comum de nefrotoxicidade e as drogas mais frequentemente associadas à disfunção renal são: aminoglicosídeos, sulfametoxazol-trimetoprim, sulfadiazina, vancomicina, ciprofloxacin, cefalosporinas, penicilinas e polimixinas.

Como tratar nefrotoxicidade?

O tratamento é baseado no conhecimento e eliminação da causa tóxica e na terapia de suporte, principalmente a fluidoterapia, medida importante para o tratamento. Pode-se associar, em alguns casos, a administração de diuréticos para restabelecimento do fluxo urinário.

O que é lock de cateter?

A Lock Terapia, Terapia de Bloqueio ou “Antibiotic Lock Theraphy” é um procedimento onde a droga escolhida é combinada com heparina e instilada dentro de cada lúmen do cateter ao final da sessão de diálise.

Artigo anterior
Como separar grupos Excel?
Artigo seguinte
Quais são as melhores escolas particulares?