Quem responde responde alguém ou a alguém?

Perguntado por: Margarida Luna Torres Simões  |  Última atualização: 7. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Responder como verbo transitivo direto e indireto Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.

Qual a regência de responder?

O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).

Qual a regência do verbo responder quando possui o sentido de dar resposta dizer ou escrever em resposta de outro exemplo?

a) Quando o verbo responder possui o sentido de “dar resposta”, “dizer ou escrever em resposta”, é um verbo transitivo que exige: um objeto indireto em relação à pergunta.

Quem obedece obedece a alguém?

Ambos os verbos classificam-se como transitivos indiretos, pois quem obedece, obedece a alguém, e quem desobedece, desobedece a alguém. Note os exemplos que seguem: Devemos obedecer aos nossos pais.

Quem responde responde a?

Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.

Muito obrigado! Como responder?

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o verbo de responde?

responder (verbo) -

Quem paga paga a alguém?

O verbo pagar, à visão tradicional, só aceita objeto indireto de pessoa. Em termos muitos simples, "pagar algo a alguém": "Pagamos a dívida aos músicos."

Como se chama a pessoa que obedece a outra?

6 sinônimos de obediente para 4 sentidos da palavra obediente: 1 respeitoso.

Quem informa informa a ou ao?

Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”

Como identificar a regência verbal em uma frase?

Regência verbal: veja como identificar

Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Qual é a principal regra da regência verbal?

A regência verbal estabelece a relação de subordinação entre um verbo e seus complementos. A regência verbal é a relação de dependência entre um verbo (o termo regente) e seus complementos (o termo regido, ou seja, subordinado ao verbo). Geralmente, os complementos são ligados ao verbo por meio de preposição.

O que é regência verbal é um exemplo?

A regência verbal é a parte da gramática que estuda a relação entre o verbo e seu complemento. Nesse processo, o verbo é regente, enquanto o complemento é o termo regido. Alguns verbos podem ter mais de uma regência, como “assistir”, que pode ser transitivo direto ou transitivo indireto.

Quais são os verbos da regência verbal?

Regência Verbal - Alguns verbos que causam dúvidas
  • • Agradar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Aspirar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. ...
  • • Chamar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Implicar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Precisar: transitivo direto e indireto.

Como se chama uma pessoa que não obedece?

2 infrator, transgressor, violador, independente. 3 caprichoso, indisciplinado, indócil, instável, insubordinado, irregular, teimoso.

Qual é o fruto da obediência?

Veja os frutos da obediência como descritos no Novo Testamento. A casa do homem obediente é construída sobre uma rocha (Mt 7:24). Ele será amado pelo Pai e terá a manifestação do Pai e do Filho, que virão a ele e farão dele a Sua casa (Jo 14:21-23). Ele viverá no amor de Cristo (Jo 15:10).

Quem disse Manda quem pode obedece quem tem juízo?

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” ou sobre a (des)obediência e a razão em Hobbes. Resumo: Partindo do dito popular “manda quem pode, obedece quem tem juízo” o presente artigo tem como objetivo defender a tese de que o Estado hobbesiano sustenta-se tanto pela força quanto pela razão.

Como cobrar alguém que não te paga?

13 dicas de como cobrar um cliente que não paga
  1. Lembre o cliente de pagar o boleto no prazo. ...
  2. Entenda por que o cliente não paga. ...
  3. Considere o perfil do devedor na abordagem. ...
  4. Escolha o melhor canal de contato. ...
  5. Priorize a cobrança amigável. ...
  6. Fique de olho nas leis sobre cobrança. ...
  7. Saiba adaptar as mensagens de cobrança.

Quem deve tem que paga?

1-QUEM DEVE PAGAR? Em regra quem paga é o solvens (direito romano) ou seja o devedor. Se for obrigação personalíssima somente a pessoa (intuitu personae debitoris).

Quem vai pagar ou que vai pagar?

O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

Artigo anterior
Qual é melhor banco do Brasil?
Artigo seguinte
Como eliminar a gordura da lipo enzimática?