Quem recolhe o ICMS de uma empresa?

Perguntado por: Nelson Francisco Sousa  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

4. Empresas que realizam operações com consumidor final. Quando a venda é feita para o consumidor final, o ICMS é recolhido integralmente pelo estado de origem da mercadoria.

Quem é responsável por recolher o ICMS?

Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, que participa da cadeia de circulação e compra de um produto ou serviço, é considerada contribuinte. A incidência do ICMS se aplica quando o dono ou titular do produto ou serviço passa a posse deste para o comprador, seja ele pessoa física ou jurídica.

De quem é a obrigação de pagar o ICMS?

Quem paga o ICMS? Todos pagam ICMS. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize operações de circulação de mercadorias e esteja englobada nos exemplos acima tem de pagar o tributo.

De quem é a responsabilidade do recolhimento do ICMS?

Tal responsabilidade é do contribuinte deste Estado que a eles tenha entregue as mercadorias para serem transportadas*.

Quem recolhe ICMS vendedor ou comprador?

Isso porque sua incidência recai sobre a maioria das compras, vendas, transportes e prestações de serviços do país. Ou seja, ao fazer qualquer tipo de compra, o consumidor está pagando pelo ICMS mesmo que não perceba, pois o imposto está incluso no valor total de cada produto.

ICMS DIFAL: Método rápido e fácil de saber se é devido e quem é o responsável

44 questões relacionadas encontradas

Quem paga o ICMS à empresa ou o cliente?

Quando você compra um produto no mercado, o ICMS já está incluso no preço do produto. Ele é cobrado sempre que há uma circulação de produtos, mesmo que ainda não se caracterize como venda. Ou seja, se a empresa envia um brinde ao cliente, é cobrado ICMS.

Como é feito o recolhimento do ICMS?

Como pago ICMS? Para realizar o recolhimento do ICMS a empresa deve se cadastrar na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) da região de sua atuação. Neste processo, é adquirida sua Inscrição Estadual (IE), uma sequência numérica confirmando que seu negócio é contribuinte deste imposto.

O que acontece se não recolher o ICMS?

A pena prevista para o crime é de seis meses a dois anos de detenção, no entanto, são suspensas mediante o pagamento da dívida ou pela adesão a programas de refinanciamento de dívidas (Refis).

Quando a empresa é isenta de ICMS?

Estão isentos do ICMS:

Operações relacionadas a energia elétrica e petróleo, bem como seus derivados lubrificantes e combustíveis, quando tem o intuito final de industrialização ou comercialização. Transações com ouro desde que definidas em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial.

O que é ICMS quem paga e quem é isento desse tributo?

Conforme a legislação, o ICMS é uma fatia do preço que as pessoas ou empresas pagam por um determinado produto e é cobrado sempre que um produto ou serviço é comercializado. Além disso, a alíquota desse tributo é diferente entre cada estado.

Quem é do Simples Nacional é contribuinte do ICMS?

Sim, as empresas do Simples Nacional são contribuintes do ICMS e podem tanto ser devedoras quanto credoras de acordo com a alíquota resultante da etapa do processo, excetuando-se o cliente final. O ICMS é o imposto gerado toda vez que existe a circulação de mercadorias.

Quais empresas são isentas de ICMS?

Costumam ser isentos: Organizações Não Governamentais – ONGs, Prefeituras, Microempreendedores Individuais – MEIs, entre outros. Nesse caso, estes serão considerados como Consumidor Final. Com inscrição ativa no CNPJ, porém, sem inscrição no Sintegra.

Como fazer para não pagar ICMS?

O que está isento do ICMS?
  1. Operações com livros, jornais, periódicos e o papel destinado à impressão;
  2. Operações e prestações que destinem ao exterior serviços ou mercadorias, inclusive produtos primários e produtos industrializados semi-elaborados;

Quanto é a multa do ICMS?

O imposto pago fora do prazo previsto na legislação tributária, antes de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, será acrescido de multa de 0,3% (três décimos por cento) ao dia, até o limite de 20% (vinte e por cento), do valor do imposto, como previsto no artigo 53 da Lei 10.297/96.

Quando tenho ICMS a recuperar?

A tributação brasileira é reconhecida por sua complexidade, por isso, a solução para situações como essa é uma realidade. A própria legislação brasileira prevê a solução para essa situação: recuperação de crédito tributário. Ou seja, é possível recuperar todo o crédito de ICMS que tenha sido gerado nos últimos 5 anos.

Como saber se a pessoa é contribuinte do ICMS?

Procure no Sintegra o CNPJ da pessoa. Se ela possuir IE, provavelmente ela é um contribuinte. Se não possuir, provavelmente ela é um contribuinte isento.Se ela não aparecer no Sintegra, pode ser que ela seja um não contribuinte. Se for uma pessoa física, provavelmente ela será um não contribuinte.

Como funciona o ICMS de um estado para outro?

A alíquota interestadual de ICMS é um percentual que incide sobre as operações de compra e venda de mercadorias entre estados. Ela é diferente da alíquota interna, que é aplicada dentro do mesmo estado, e da alíquota de importação, que é cobrada sobre as mercadorias vindas do exterior.

Como saber se uma empresa tem ICMS?

O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE. Qualquer pessoa pode consultar uma IE na Consulta Pública do Cadesp. Para empresário é possível ver todos os dados de sua empresa na Consulta Completa.

Quem é MEI é isento de ICMS?

Isso não significa que o MEI terá que pagar ICMS. As obrigações de pagamento do MEI são apenas aquelas constantes da sua guia de pagamento mensal (DAS-MEI). Mas é necessário fazer a Inscrição Estadual para poder emitir nota fiscal de venda, de industrialização ou de transporte intermunicipal ou interestadual.

Como saber qual é o regime tributário de uma empresa?

Passo a passo para consultar o enquadramento tributário
  1. Acesse o site do Simples Nacional aqui;
  2. Vá em “Simples Serviços”;
  3. Em seguida, clique em “Consultas Optantes”;
  4. Na página seguinte, clique novamente em “Consulta Optantes”;
  5. Agora, basta informar o CNPJ da empresa que deseja consultar.

Como é pago o ICMS no Simples Nacional?

No caso das empresas do Simples Nacional, o cálculo do ICMS-ST é realizado com base no valor de venda da mercadoria ao consumidor final. Esse valor é determinado utilizando métodos previstos pela legislação, sendo o mais comum o cálculo com base na Margem de Valor Agregado (MVA).

Como é cobrado o ICMS no Simples Nacional?

O percentual de crédito de ICMS corresponderá a 1,36% para revenda de mercadorias e 1,44% para venda de produtos industrializados pelo contribuinte, na hipótese de a operação ocorrer nos 2 (dois) primeiros meses de início de atividade da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional.

Quem não é contribuinte ICMS?

O não contribuinte é a pessoa física ou jurídica que está desobrigada a possuir uma inscrição estadual, por não contribuir com o ICMS. Normalmente eles são os consumidores finais dos produtos, que compram para uso e consumo, sem realizar nenhuma atividade de revenda ou transformação para venda.

Quando o ICMS e isento no Simples Nacional?

Conforme disposto no artigo 2° da Lei n° 13.036/2008, o Estado concede isenção do ICMS para as empresas enquadradas no Simples Nacional cuja receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores a do período de apuração seja igual ou inferior a R$ 360 mil.

Artigo anterior
Qual a diferença entre endoscopia e endoscopia digestiva alta?
Artigo seguinte
Quem amamenta pode tomar chá emagrecedor?