Quem pratica o fato para salvar de perigo atual?

Perguntado por: Renata Cláudia Neto Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

Quem pratica o fato para salvar de perigo atual que não provocou?

"O art. 24 do Código Penal considera em estado de necessidade quem pratica o fato criminoso para salvar de perigo atual (que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar) direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

Quem tem o dever legal de enfrentar o perigo?

Não pode alegar estado de necessidade o agente que tem o dever legal de enfrentar o perigo, como preceitua o § 1º do artigo 24 do CPB. São pessoas que em razão da função ou ofício, tem o dever legal de enfrentar o perigo, não lhes sendo lícito sacrificar o bem de terceiro para a defesa do seu próprio.

O que são os Ofendiculos?

São aparatos visíveis que se destinam à defesa da propriedade ou de qualquer outro bem jurídico, como, por exemplo, anças ou cacos de vidros afixados em portões e muros, e cercas elétricas acompanhadas do respectivo aviso. O uso de ofendículos é lícito, desde que não coloque em risco pessoas não agressoras.

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

Daria sua vida para salvar um desconhecido?

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as excludente de ilicitude?

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 23, enumera que são causas excludentes de ilicitude: Estado de necessidade. Legítima defesa. Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Quais são as excludentes de ilicitude?

Significado de Excludentes de ilicitude
  • Ilicitude e excludentes de ilicitude. Sabendo o significado de ilicitude, fica mais fácil compreender as causas de exclusão da ilicitude. ...
  • Estado de necessidade. ...
  • Legítima defesa. ...
  • Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Quais excludente de ilicitude os ofendículos excluem?

Com efeito, nossa doutrina é clara em reconhecer que os ofendículos, quando proporcionais, excluem a tipicidade do fato. Todavia, nossos autores divergem, e muito, quanto à causa de excludente de ilicitude que melhor se adequa ao tema: legítima defesa (putativa ou não) ou exercício regular de um direito?

O que são ofendículos e qual a sua natureza?

Na visão lexicológica, ofendículos significam aparatos, tropeços, empecilhos, com o objetivo principal de dificultar e repelir a agressão ao bem jurídico que se pretende resguardar, como também no cuidado e preservação à integridade física e até mesmo a própria vida do agente e de seus familiares.

É correto afirmar que os ofendículos excluem?

Ofendículos são causas excludentes de ilicitude. ... Ao exercer esse direito e instalar ofendículos em sua propriedade é necessário a moderação, deve haver aviso nas cercas e o pulso de corrente elétrica deve estar de acordo com o permitido, também o aviso da existência de cão feroz é fundamental.

Quem tem dever legal?

Apesar de dever legal, sentido estrito, como espécie do dever jurídico, ser somente o que está previsto em uma norma legal (policiais civis e militares, bombeiros, pais em relação aos filhos, agentes penitenciários etc), não há como negar, no direito penal brasileiro, especialmente após a Reforma de 1984, em face das ...

Quem tem o dever legal?

O dever legal é aquela obrigação que, necessariamente, deriva direta ou indiretamente de lei ou ato normativo. Isso significa que a norma que impõe a obrigação não precisa ser de caráter penal, mas também pode ser de âmbito comercial, civil, administrativo, etc.

Qual é o artigo 25?

Art. 25 — Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Quais são os casos de legítima defesa?

Espécies de Legítima Defesa:
  • Legítima Defesa Putativa ou Imaginária (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa própria ou de terceiro: (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa Subjetiva: (admitida pelo Direito brasileiro) ...
  • Legítima Defesa Sucessiva: (admitida pelo Direito brasileiro)

Qual o significado de antijuridicidade?

Significado de Antijuridicidade

substantivo feminino [Jurídico] Contrário ao direito; que se opõe ao que é legal; em que há ilegalidade. Etimologia (origem da palavra antijuridicidade). Anti + juridicidade.

Qual o conceito de legítima defesa?

25 do Código Penal: 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'.

Qual é a natureza jurídica da legítima defesa?

A legítima defesa é a excludente de ilicitude mais antiga e mais conhecida; cuja definição é dada pela própria lei que estabelece encontrar-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Em que consistem as Offendiculas e qual a sua natureza jurídico-penal?

Trata-se de uma excludente de ilicitude prevista no código penal, para que as pessoas possam repelir agressões injustas sem serem responsabilizadas por crime. Vale salientar que para que o ato de repelir uma agressão seja considerado legítimo, tem que se adequar a todos os elementos que definem a legítima defesa.

Porque não pode colocar caco de vidro no muro?

Cacos de vidros fixos em muros podem favorecer proliferação do Aedes. Colocar garrafas quebradas em cima de muros e com as pontas de vidro viradas para cima pode estar se tornando uma medida de segurança arcaica. ... Por isso, é importante observar se os cacos de vidro estão cortados de forma a evitar o acúmulo de água.

Quais são as causas supralegais de exclusão da ilicitude?

As causas supralegais de exclusão da antijuridicidade são: o princípio da adequação social ou ação socialmente adequada; o princípio da insignificância, ou crime de bagatela; o princípio do balanço dos bens, ou princípio da proporcionalidade; e o consentimento do ofendido.

Quais as formas de excludente da ilicitude presentes nos delitos contra o estado Democrático de direito?

Dentre as excludentes de ilicitude, serão abordadas as previstas em lei, quais sejam: Estado de Necessidade, Legítima Defesa, Estrito Cumprimento de Dever Legal e Exercício Regular de Direito.

Quais são os elementos da ilicitude?

São elas: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular do direito. Além das causas de justificação contidas na parte geral existem outros casos na parte especial do código, bem como em outros estatutos jurídicos.

Qual é o artigo 22?

Art. 22 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

O que é uma excludente?

Significado de Excludente

adjetivo Desenvolvido para excluir ou que possui essa capacidade, a capacidade de separar ou de rejeitar um grupo de pessoas ou coisas: políticas excludentes. [Por Extensão] Que excluí; que separa alguém do convívio com outras pessoas: medidas educacionais excludentes.

O que diz o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Artigo 25°

A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam da mesma proteção social.

Artigo anterior
Quais são os planos do Amazon Music?
Artigo seguinte
Pode esquentar leite materno na mamadeira?