Quem pratica alienação parental pode perder a guarda?

Perguntado por: Ângelo Vaz  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

Sim. A lei (Lei 12.318/2010) assegura que se um dos pais ou familiares estiverem causando mal ao menor, ou seja, praticando atos de alienação parental, estes poderão serem retirados do convívio com o menor, conforme previsão do artigo 6º, inciso VI e parágrafo único.

O que acontece com quem faz alienação parental?

“Quem comete alienação parental pode receber como punição a prisão preventiva ou incorrer em crime quando da desobediência de medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Maria da Penha.

Quais são os motivos que a mãe pode perder a guarda do filho?

Conheça os motivos mais comuns que fazem os pais perderem a guarda dos filhos.
  • Comportamento que não proporciona a segurança da criança. ...
  • Pais que ingerem álcool em excesso ou são usuários de drogas. ...
  • Casos de Abuso sexual ou maus tratos. ...
  • Deixar de cuidar da saúde da criança ou adolescente.

Quando a mãe perde o direito de guarda?

- Os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil indicam as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder o poder familiar, se comprovada a falta, a omissão ou o abuso em relação aos filhos. - Podem vir a perder caso coloquem em risco o menor como em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho.

Quanto tempo dura um processo de alienação parental?

“A perda da guarda é uma coisa muito grave, então, o juiz precisa ter muita certeza se é isso mesmo que acontece.” Assim, é realizada uma perícia psicossocial, num processo que pode durar, em média, de 6 meses a 1 ano, em que todos os envolvidos vão ser avaliados por psicólogos e assistentes sociais.

O que a Alienação Parental ? Posso perder a Guarda do meu filho?

26 questões relacionadas encontradas

Qual a pena para o crime de alienação parental?

Originariamente, o projeto da Lei de Alienação Parental previa, em seu artigo 10, modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente, classificando a prática de alienação parental como um crime, a ser punido com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Como funciona o processo de alienação parental?

A suspeita de ocorrência de alienação parental deve ser apurada com prioridade e com rigor pelo juiz, seja incidentalmente numa ação ou mesmo por meio de uma ação autônoma de natureza declaratória.

Quais são as chances de um pai ganhar a guarda do filho?

Os pais podem chegar a um acordo com relação à guarda de seus filhos, onde um abre mão de seu direito em benefício exclusivo do outro, sem discussões ou brigas. A mesma concessão pode se repetir em favor de outras pessoas, como os avós, tios, entre outros, sendo que as razões podem ser das mais variadas.

Qual valor da multa por alienação parental?

“Sendo patente o direito à convivência entre pai e filha, assegurada por praticamente quatro dias a cada mês, é que deve ser por ora, mantida a visitação, disposta na decisão agravada, sob pena de multa, agora ajustada para R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a fim de coibir o agravamento do prejuízo à infante, pela falta ...

O que o juiz pode fazer em caso de alienação parental?

A Lei 12.318 assegura que, se houver indícios de que há a alienação parental, o Juiz determinará a realização de estudos psicológicos ou biopsicossociais das pessoas envolvidas (exemplo: genitores e a criança), cujo laudo deverá ser apresentado pelo perito ou pela equipe multidisciplinar habilitados, dentro do prazo de ...

Qual o valor da multa de alienação parental?

Com a resolução 432-Contran, uma das penalidades cumuladas, após autuação, é a multa de R$1.915,30, com valor duplicado por reincidência em um ano.

O que fazer quando a mãe não quer deixar o pai ver o filho?

Pelo exposto, caso pai ou mãe tenha impedido o seu direito de visitas, poderá registrar boletim de ocorrência, informar o conselho tutelar mais próximo e/ou acionar o Judiciário para promover ação de regulamentação de visitas/convivência ou executar sentença previamente proferida.

Em quais circunstâncias o pai ganha a guarda do filho 2020?

Em relação aos artigos 1.583 e 1.584 do Código Civil, o relator apontou que a guarda unilateral será mantida quando houver a inaptidão de um dos pais – situação que poderá ocorrer de inúmeras formas, que não passam, necessariamente, pela perda do poder familiar.

Quem tem mais direito de ficar com o filho?

De acordo com nossa legislação, as crianças devem ficar com quem tiver melhores condições de criá-las. E o fato de que, geralmente, elas fiquem com a mãe, não significa que o juiz não possa deixá-las sob os cuidados do pai, se entender que essa opção é a que melhor atende aos interesses dos pequenos.

Como funciona a lei de alienação parental?

Em agosto deste ano, a lei da alienação parental (lei 12.318/10) completou onze anos de vigência, sendo o Brasil um dos poucos países no mundo a legislar especificamente sobre o tema.

Quais são os tipos de alienação parental?

Isso acontece a partir de três tipos de alienação parental, e explicaremos cada um deles a seguir!
  • Estágio leve. Nesse estágio, a criança está submetida aos primeiros momentos da alienação parental, que acontece de maneira sutil e, muitas vezes, imperceptível. ...
  • Estágio moderado. ...
  • Estágio grave.

Quem pode ser alienador?

“Alienador é o genitor, ascendente, tutor e todo e qualquer representante da criança ou adolescente que pratiquem atos que caracterizem a alienação parental.

Em quais circunstâncias o pai ganha a guarda do filho 2021?

1.584 do Código Civil, a guarda poderá ser determinada pelo juiz, quando não houver consenso entre os pais, levando-se em conta as necessidades específicas dos filhos. Exercer a guarda nada mais é do que dar amor, carinho, sustento, atenção, educação, moradia etc, o que pode ser dado tanto pelo pai como pela mãe.

Quando o pai fica com a guarda do filho a mãe tem que pagar pensão?

O filho pode morar com o pai e mesmo assim ter a guarda compartilhada O que é levado em conta é com quem o filho está morando: se está com o pai, a mãe deve pagar a pensão normalmente ou vice-versa.

Quando a mãe não quer o filho como proceder?

A Lei 13.509/2017 introduziu o artigo 19-A no ECA, o qual determina que as gestantes ou mães que demonstrem interesse em entregar seu filho para adoção deverão ser encaminhadas para a Justiça da Infância e Juventude, órgão que deverá realizar o processo para busca de família extensa (termo utilizado pela Justiça para ...

Quantas vezes por semana o pai pode ver o filho?

Atualmente, a forma mais comum de estabelecer as visitas (quando a criança já pode dormir fora de casa) é a seguinte: Finais de semana: o genitor que não convive com a criança, retira às 9h do sábado e devolve às 18h do domingo a cada 2 semanas (um final de semana, sim, outro final de semana, não);

Que medidas pode o juiz adotar caso constate indícios de alienação parental?

Se for verificado indício de ocorrência da prática, o juiz poderá determinar a elaboração de laudo da situação, feito a partir de perícia psicológica ou biopsicossocial. ... Tanto os pais quanto os filhos são, ainda, encaminhados para acompanhamento psicológico realizado por profissionais especializados.

Como coibir a alienação parental?

Conforme salientou Perissini, em sua obra “Guarda Compartilhada e Síndrome de Alienação Parental, o que é isso?” a forma mais eficaz de coibir a alienação parental é a aplicação da guarda compartilhada, isso porque, dessa forma a criança continua tendo contato com seus genitores, o que evita a perda de uma referência.

Como configurar alienação parental?

A alienação parental pode se configurar de diversas formas, dentre elas, pressões psicológicas, impedimento de visita do menor ao genitor alienado pelo genitor alienante, sempre utilizando estratégias que visam denegrir o outro genitor, até conseguir seu objetivo, distanciar o filho de seu ex-parceiro, devido ao ...

O que é alienação parental e como tratar esse fenômeno no ordenamento jurídico brasileiro?

No ordenamento jurídico brasileiro, a Lei nº 12.318/2010 dispõe sobre a alienação parental como atos de “interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para ...

Artigo anterior
O que é leg 180?
Artigo seguinte
Qual meu signo complementar?