Quem possui isenção tributária?
Perguntado por: Bernardo Lopes de Guerreiro | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 5/5 (14 avaliações)
Conforme Artigo 6º, Inciso XIV, da lei 7.713/88, ficam isentos do imposto de renda os seguintes rendimentos percebidos por pessoas físicas: os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose ...
O que são isenções tributárias?
A isenção é a dispensa do pagamento de um tributo devido em face da ocorrência de seu fato gerador. Constitui exceção instituída por lei à regra jurídica da tributação (ADI nº 286, Min. Maurício Corrêa).
Quais os tipos de isenção tributária?
As espécies mais comuns nas lições de Direito Tributário são as isenções onerosas/não-onerosas, isenções individuais/gerais e isenções autonômicas/heterônomas. De todo o exposto, percebe-se a importância do estudo das isenções para a compreensão do intricado tema do crédito tributário e sua exclusão.
Quem pode conceder isenção de ICMS?
Regra geral, a isenção tributária é concedida por lei ordinária da pessoa política tributante. Tributos instituídos por um Município, somente a este se permite isentá-los, porque, em princípio, as isenções são autonômicas, originam-se da mesma pessoa política que instituiu o tributo.
Quem tem competência para elaborar leis que tratem de isenções tributárias?
No sistema jurídico brasileiro a competência para instituir tributos é atribuída à União, Estados, Distrito Federal e Municípios. ... Assim, temos a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios.
DIREITO TRIBUTÁRIO. Diferença entre Imunidade e Isenção.
Quais os requisitos para regulamentar a isenção quais os efeitos?
178, que a isenção pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, salvo se concedida por prazo certo e em função de determinadas condições. Assim, somente a isenção alcunhada de onerosa, ou seja, concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, não poderá ser revogada.
Qual a diferença entre isenção e imunidade tributária?
Portanto, é possível resumir a diferença entre os dois conceitos do seguinte modo: a imunidade é lida como competência ou falta dela, sendo determinada pela Constituição Federal a tributação de certas pessoas ou certos fatos. A isenção é meramente o exercício da competência do ente da federação.
O que é isenção de caráter geral?
A isenção concedida em caráter geral é aquela em que o contribuinte não tem que comprovar nenhuma condição específica, sendo possível que qualquer um cumpra os requisitos.
Qual a natureza jurídica da isenção tributária?
Há, no Brasil, duas concepções sobre a natureza jurídica da isenção tributária. Para a corrente clássica, isenção é mera dispensa legal do pagamento do tributo devido, situada, portanto, no campo da incidência tributária. Para corrente moderna, isenção é hipótese de não-incidência legalmente qualificada.
Qual a diferença de anistia e isenção?
A isenção e a anistia são formas de exclusão do crédito tributário, impedindo que o lançamento do tributo seja efetuado, fazendo com que não haja a constituição do crédito tributário para que o indivíduo não precise pagar seus tributos, entretanto, diferencem no fato de que, a isenção é uma dispensa legal do pagamento ...
Em que consiste o crédito tributário?
Crédito tributário é um valor que os sujeitos ativos da obrigação tributária podem exigir dos sujeitos passivos (contribuintes) a partir da ocorrência de um determinado fato gerador. Ele é constituído a partir de três fatores: a previsão legal, o fato gerador e o lançamento tributário.
Em que consiste a imunidade tributária?
A imunidade tributária é uma proteção constitucional conferida aos contribuintes, por meio da qual impede-se que os entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) criem e cobrem tributos sobre determinados bens e direitos.
Qual a diferença entre imunidade e isenção quando voltado para o terceiro setor?
A imunidade impede que seja tributado determinada ente. Já na isenção tributária existe a obrigação tributária, mas por determinação de Lei há a dispensa do pagamento do tributo. A determinação das entidades que são imunes foi instituída pela Constituição Federal de 1988.
Qual a diferença entre isenção e não incidência de um tributo?
a) Isenção é exceção feita pela lei à regra jurídica de tributação. b) Não incidência é a situação em que a regra jurídica de tributação não incide porque não se configura a sua hipótese de incidência.
Quais os critérios previstos nas regulamentações fiscais que permitem a isenção de impostos?
A isenção poderá também ser concedida com natureza geral (objetiva) ou individual (subjetiva). No primeiro caso, o benefício deverá atingir todos os sujeitos passivos sem que haja a necessidade de comprovação de nenhuma característica pessoal que enseje o direito.
Qual a lei de isenção?
LEI Nº 14.287, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2021 - LEI Nº 14.287, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2021 - DOU - Imprensa Nacional.
Quem tem direito à isenção de IPVA?
Quem tiver deficiência com grau moderado também pode ficar isento. Ou seja, autistas e pessoas com deficiência de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e sensorial. Para ter direito à isenção, é preciso fazer o requerimento do benefício ao Governo do Estado de São Paulo.
Quais são os tipos de imunidades e isenções que o terceiro setor possui direito?
Segundo Monello, a Constituição concede imunidade para algumas áreas: educação, saúde, assistência social, templos de qualquer culto, partidos políticos e sindicatos laborais. No entanto, as demais áreas se encontram no rol das isenções.
Que entidades do terceiro setor são favorecidas pela imunidade?
Em linhas gerais, fazem jus à imunidade de impostos as instituições de educação, de saúde ou de assistência social que desenvolvam serviços de caráter complementar às atividades inerentes à própria existência do Estado. Neste conceito de instituição enquadram-se tanto as associações, quanto as fundações privadas.
Quais impostos são abrangidos pela imunidade do terceiro setor?
- em regra, a imunidade e isenção são apenas relativas a Impostos (Imposto de Renda, IPTU, entre outros). Entretanto, existe previsão de imunidade/isenção para algumas contribuições (CSLL, Cofins) e taxas específicas (algumas taxas administrativas);
O que é uma imunidade tributária e seu papel no ordenamento jurídico?
Imunidade tributária é uma norma negativa de competência descrita na própria Constituição Federal, que traz situações que não podem ser objeto de tributação. Tem em vista garantir direitos sociais e fundamentais, como liberdade religiosa e de expressão, acesso à cultura e democracia política.
Quais são as imunidades tributárias previstas na Constituição?
São imunes aos impostos os templos de qualquer culto, os partidos políticos, os livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão (artigo 150, inciso VI, da Constituição Federal). Palavras-chave: Imunidade tributária. Isenção. Constituição Federal.
Em que consiste a imunidade objetiva?
A imunidade objetiva, também chamada de real, é aquela que afasta a incidência de impostos sobre produtos, sem proteger qualquer pessoa diretamente. ... O grande exemplo de imunidade real é a imunidade de imprensa, prevista na alínea “d” do inciso VI do artigo 150 da Constituição Federal: Art. 150.
Quais são as formas de crédito tributário?
É previsão do artigo 156 do CTN, as formas de extinção do crédito tributário, quais sejam: I - o pagamento; II - a compensação; III - a transação; IV - remissão; V - a prescrição e a decadência; VI - a conversão de depósito em renda; VII - o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no ...
Qual a diferença entre crédito tributário é obrigação tributária?
A obrigação tributária é ilíquida; enquanto o crédito tributário surge com o lançamento tributário, que, em suma, apura o valor do tributo e identifica o sujeito passivo. São realidades diversas, embora decorram da mesma natureza, como já enfrentado.
O que é preciso para viver com qualidade de vida?