Como ocorre o processo de splicing?

Perguntado por: Nelson Manuel Gonçalves de Domingues  |  Última atualização: 18. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

O splicing pode ocorrer durante e/ou após a transcrição do pré-mRNA. Quando este está completamente processado, o mRNA é exportado para o citoplasma para ser traduzido. Ou seja, o Splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional.

Como é o processo de splicing?

Durante o splicing, os íntrons são removidos do pré-RNAm, e os éxons são acoplados para formar o RNAm maduro que não contém as sequências de íntron. Um ponto-chave aqui é que são somente os éxons de um gene que codificam uma proteína.

Qual a função dos íntrons?

Inicialmente, os intrões eram considerados parte do DNA-lixo, por serem regiões não-codificantes de proteínas; no entanto, pesquisas posteriores demonstraram o papel dos intrões na regulação da expressão gênica e também em um processo chamado splicing alternativo.

Como ocorre o processo de transcrição do RNA?

A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.

Quais são as etapas do processamento do RNA?

Podemos dividir o processo de síntese do RNA em três importantes etapas: iniciação, alongamento e término.

Splicing ou Processamento do RNA

36 questões relacionadas encontradas

O que significa o termo splicing?

O splicing é um tipo de processamento de RNA no qual as seqüências denominadas introns são removidas, enquanto as seqüêcias remanescentes (exons) são unidas formando um RNA maduro, que pode ser mensageiro ou não- codificante.

O que é splicing e splicing alternativo?

O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas.

O que é splicing de DNA?

O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.

Quais são as 3 fases da transcrição?

Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos que serão explicados adiante. A figura abaixo representa um esquema simplificado do processo. A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes.

Como ocorre o processo de transcrição e suas fases?

Transcrição é o processo pelo qual o DNA é usado como um modelo para fazer mRNA. Este processo é dividido em 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. A transcrição começa numa região conhecida como promotora. Uma enzima chamada RNA polimerase "lê" a cadeia de DNA modelo e cria o mRNA.

Qual é o produto final da transcrição?

Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é transcrito (copiado) para se tornar uma molécula de RNA.

Onde ocorre o splicing alternativo?

Splicing alternativo é um processo pelo qual, durante a expressão génica, éxons de um transcrito primário são clivados em locais diferentes na molécula de RNA recém sintetizada, as enzimas que exercem essa função de splicing são sustentadas pelo domínio do braço de carboxila do complexo da RNA polimerase II, deste modo ...

O que acontece com o RNA mensageiro após a transcrição?

Depois de transcrita, essa fita de RNA mensageiro precisa ser arrumadinha para sair do núcleo em grande estilo e ser traduzida no citoplasma. Após sofrer essa arrumação, que nada mais é do que modificações pós-transcricionais, ou seja, modificações que vão acontecer após a transcrição, o RNA mensageiro é dito maduro.

O que acontece no splicing?

Splicing é o processo de maturação de um pré-mRNA (RNA precursor), nesse processo as regiões não codificantes (íntrons) são retiradas do pré-mRNA, que passa a conter somente as regiões codificantes (exons).

Onde ocorre o processo de transcrição?

Todo o processo ocorre no núcleo da célula. Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos.

Qual é a função do RNA mensageiro?

O que é RNA mensageiro? O RNA mensageiro, ou RNAm, é um tipo de ácido nucleico. Ele transmite as informações que partem do nosso código genético (DNA) e as leva para os ribossomos, auxiliando a identificar quais os aminoácidos e qual a sequência que devem compor as proteínas.

O que são íntrons e éxons?

O DNA contém regiões que codificam as proteínas chamadas exons, e regiões que não codificam as proteinas são chamadas de introns, os limites entre os exons e introns são chamados de splice site.

Onde ocorre o processo de transcrição e tradução?

Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.

Como ocorre o processo de transcrição e tradução?

A replicação cria fitas de DNA idênticas, enquanto a transcrição converte o DNA em RNA mensageiro (RNAm). A tradução, então, decodifica o RNAm em aminoácidos, formando proteínas essenciais para as funções da vida.

Como é chamado o processo de cópia do DNA molde para RNA mensageiro?

A transcrição é o processo pelo qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Essas informações são “copiadas” da fita de DNA para uma fita de RNA.

Qual RNA faz a tradução?

No processo de tradução, a célula lê a informação de uma molécula chamada RNA mensageiro (RNAm) e usa essa informação para construir uma proteína.

Qual enzima abre a fita de DNA?

Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.

Quais são os 3 tipos de mutação?

As mutações gênicas podem ser classificadas em pontuais, por inserção e deleção.
  • Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
  • Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.

O que é o cap 5?

Cap 5' O capacete do RNA é uma modificação que ocorre na sua extremidade 5'. Ele confere a essa molécula uma maior estabilidade, pois protege-a da ação de fosfatases e nucleases.

Quantos códons existem?

Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G). As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes.

Artigo anterior
Como emagrecer fazendo vácuo?
Artigo seguinte
O que fazer para acabar com cogumelos?