Quem pode solicitar relatório médico?

Perguntado por: Lia Catarina Monteiro Domingues Vaz  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Conforme determina o Artigo 91 do Código de Ética Médica, o paciente tem o direito de solicitar o relatório médico, devendo o médico assistente atendê-lo, sem cobrança de honorários à parte. ... As informações detalhadas do relatório médico devem permitir que o paciente seja devidamente periciado, conforme solicitou.

Quem pode solicitar cópia de prontuário médico?

Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Como pegar relatório médico?

Exemplo de laudo médico: o que deve conter?
  1. nome do paciente;
  2. informações pertinentes do paciente (idade, peso, etc);
  3. motivo da solicitação do exame;
  4. clínica e médico solicitante do exame;
  5. técnica utilizada para o exame;
  6. descrições detalhadas do exame;
  7. possível diagnóstico.

O que é um relatório de tratamento médico?

O relatório médico funciona como uma espécie de resumo sobre o caso do paciente. Trata-se de um documento com validade jurídica e natureza declaratória. ... Além disso, ele pode ser usado quando um paciente resolve dar continuidade ao seu tratamento junto a outro especialista ou unidade de atendimento.

Quem pode emitir um laudo?

Quem emite o laudo técnico de vistoria de obra é um profissional habilitado, ou seja, um engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço. ... Geralmente, os peritos autorizados pelo CREA são engenheiros civis com especialização em perícias e avaliação.

Entenda a importância do relatório médico para a cobertura de medicamentos, exames e procedimentos

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os profissionais que podem ter acesso ao prontuário do paciente?

A responsabilidade pela guarda e manutenção do prontuário é do médico, nos consultórios, e dos diretores clínicos, nas instituições de saúde, garantindo-se o acesso ao paciente. O sigilo poderá ser quebrado nos casos de justa causa, dever legal e autorização expressa do paciente.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente internado?

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.

Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?

O Conselho Federal de Medicina emitiu a Recomendação nº 3/2014 orientando que os profissionais médicos e os hospitais forneçam os prontuários médicos quando solicitado pelo cônjuge/companheiro ou qualquer parente em linha reta, ou colateral de quarto grau.

Como ter acesso ao prontuário de um paciente?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente o que deve constar no prontuário do paciente o que não deve ser feito no prontuário?

O paciente tem direito de acesso ao prontuário. Sem o consentimento do paciente, o médico não poderá revelar o conteúdo de prontuário ou ficha médica, a não ser por dever legal. ... No caso de óbito, o laudo deverá revelar o diagnóstico, o procedimento do médico e a causa mortis.

Quem é responsável pelo prontuário do paciente?

O sigilo das informações do prontuário é um dever do médico, definido pelo Código de Ética Médica, Código Penal, Código Civil e Resoluções do Conselho Federal de Medicina.

Como fazer um prontuário do paciente?

Recomenda-se, portanto, que a linguagem seja clara, concisa, sem códigos pessoais, sem excesso de siglas e sem abreviaturas desconhecidas. Assim, o preenchimento adequado do prontuário pode facilitar a comprovação dos atos praticados pelo profissional da área médica e evitar processos judiciais.

Como fazer o prontuário do paciente?

Como fazer um prontuário corretamente
  1. Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
  2. Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
  3. Tenha esmero na realização da anamnese. ...
  4. Faça notas de evoluções diárias. ...
  5. Elabore o sumário de transferência.

Qual o valor legal do prontuário do paciente?

O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.

O que não pode conter no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Como devem ser as informações no prontuário eletrônico e de quem é a responsabilidade?

Organização do prontuário médico

O mesmo artigo estabelece a ordem em que as informações devem ser registradas no prontuário: Anamnese e exame físico; Folhas de prescrição e de evolução exclusiva para médicos e enfermeiros; Folhas de assentamento evolutivo comum para os demais profissionais.

O que não deve constar no prontuário médico?

Código de Ética Médica: É vedado ao Médico: § 1º O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

O que é considerado prontuário médico?

O prontuário médico é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. ... Feito no consultório ou hospital, o prontuário é composto de informações valiosas tanto para o paciente como para o próprio médico. Seu principal objetivo é facilitar assistência ao paciente.

Quais são os tipos de prontuários?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

Quanto tempo fica arquivado prontuário de pacientes?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Como deve ser um prontuário?

Significado de Prontuário

substantivo masculino Lugar onde se arrecada qualquer coisa de que se venha a precisar. Livro com a matéria resumida e de modo que facilmente se pode consultar; manual. [Brasil] Ficha policial etc., com os antecedentes de uma pessoa.

Quais são os principais pontos da Lei do prontuário eletrônico?

Talvez por isso, a publicação da Lei nº 13.787, conhecida como Lei do Prontuário Eletrônico, passou quase despercebida.
...
Sendo que ela se refere a 3 pontos relativos a esses prontuários, são eles:
  • A guarda;
  • O armazenamento; e.
  • O manuseio.

Como funciona a guarda do prontuário físico e eletrônico na instituição?

No caso do prontuário físico, ele deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 anos a partir do último registro realizado. ... Porém, caso haja a digitalização dessas informações, o prontuário em papel pode ser eliminado.

Quais os cuidados que devemos ter com prontuário médico?

O primeiro dos cuidados essenciais que você precisa ter com o prontuário dos pacientes é o de investir em segurança da informação. Isso deve se refletir não apenas na escolha de um software de boa qualidade, como também no maquinário de hardware (computadores, HDs etc.) e no treinamento dos funcionários.

Quais os principais problemas encontrados no preenchimento do prontuário?

Um preenchimento errado de prontuário, por exemplo, já pode levar a interpretações equivocadas e a procedimentos desnecessários. Além de redobrar a atenção a esses aspectos, alguns cirurgiões adotam outras medidas, como a dupla conferência.

Artigo anterior
Como é o comportamento de uma pessoa carente?
Artigo seguinte
Quantas pessoas morrem de engasgo por ano?