Quem pode solicitar cópia de prontuário?

Perguntado por: Manuel Figueiredo  |  Última atualização: 4. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

ATENÇÃO: Apenas o próprio paciente pode retirar a cópia do prontuário ou a quem por ele legalmente autorizado com procuração pública específica para solicitação e retirada do prontuário.

Quem pode solicitar cópia do prontuário do paciente?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Quem pode requerer uma via de um prontuário?

As cópias de prontuários podem ser solicitadas de 2 (duas) maneiras: cópias impressas ou através de e-mail copia@into.saude.gov.br, ambos por qualquer pessoa.

Quem tem direito de ver o prontuário do paciente?

Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, “É vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".

Quem pode ter acesso ao prontuário médico do paciente?

Além de pacientes e familiares, o representante legal do paciente pode solicitar o prontuário em situações específicas. Por exemplo, quando o cliente é privado de sua liberdade, tornando-se réu ou detento. Nesses casos, cabe ao advogado providenciar uma procuração por escrito para que atue como representante legal.

Acesso ao Prontuário: O paciente pode ter acesso ao prontuário?

39 questões relacionadas encontradas

Quem pode solicitar prontuário médico lei?

Quem pode solicitar

– O paciente ou seu representante legal.

Como fazer uma solicitação de prontuário?

Solicitar o prontuário não exige documento específico. Pode ser feito por meio de uma requisição simples em que constem dados e assinatura do paciente. Afinal, como adiantei acima, as informações de saúde são dele, estão apenas guardadas nas dependências das unidades de saúde ou em sistemas online com essa finalidade.

É permitido entregar cópia do prontuário a familiares do paciente?

As cópias de prontuários devem ser fornecidas apenas com a devida autorização do paciente ou de seu representante legal, por escrito.

O que fazer quando o hospital negar prontuário?

Após a negativa, faça uma reclamação perante a ouvidoria do hospital informando o ocorrido, e verifique se terá uma providência por parte dos ouvidores competentes, e peça também um prazo razoável que seu problema será resolvido.

Qual a lei do prontuário médico?

A legislação mais específica sobre prontuário médico atualmente é a lei 13.797/2018, que discorre sobre a digitalização e armazenamento deste recurso técnico. No entanto, a mesma lei faz referência também à lei 13.707/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Qual prazo para hospital fornecer prontuário médico?

De acordo com a Resolução CRM-PB nO148/2011 estou ciente de que as copias do prontuário em suporte de papel serão entregues no prazo máximo de 05 cinco dias úteis e que as partes do prontuário não elaboradas em papel serão entregues em (30) trinta dias.

Pode ser cobrado a cópia de prontuário médico?

Se sim, qual o valor MÁXIMO a ser cobrado? Existe jurisprudência sobre o assunto cobrança? Alem das cópias pretendidas posso cobrar algum outro tipo de serviço? Resposta: Sim, pode cobrar pelas cópias.

Em quais hipóteses não é permitido o compartilhamento de prontuários médicos?

Nesse sentido, o Código de Ética Médica determina ser vedado ao médico liberar cópias do prontuário, exceto para:
  • Atender ordem judicial;
  • Para sua própria defesa;
  • Quando autorizado por escrito pelo paciente.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente e o que deve constar no prontuário do paciente?

O paciente tem direito de acesso ao prontuário. Sem o consentimento do paciente, o médico não poderá revelar o conteúdo de prontuário ou ficha médica, a não ser por dever legal. Se o pedido for feito pelos familiares, será necessária a autorização expressa do paciente.

Como pegar o histórico do meu médico?

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.

Em quais situações o prontuário pode sair do hospital?

É vedado ao médico:

Liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa.

De quem é a responsabilidade do prontuário médico?

Considera esta Resolução, que o prontuário do paciente, em qualquer meio de armazenamento, é propriedade física da instituição onde o mesmo é assistido - independente de ser unidade de saúde ou consultório -, a quem cabe o dever da guarda do documento.

Qual o valor legal do prontuário do paciente?

O prontuário tem valor legal? Tem valor legal e ético, perante a Justiça, os CRMs e o CFM, pois ele reúne informações sigilosas de caráter médico, científico e legal (jurídico).

Qual a lei que protege o sigilo do paciente?

O sigilo médico é um direito do paciente, sendo um dever do médico mantê-lo, podendo, portanto, só ser quebrado mediante o consentimento por escrito do paciente ou mediante situações permitidas por lei. Logo, a regra geral é o sigilo médico. Nos termos do Código de Ética Médica, é vedado ao médico: Artigo 73.

Quem pode ter acesso as informações do paciente?

pais, filhos e demais familiares: cópia do RG do paciente e requerente e da certidão de óbito; cônjuge: cópia do RG do paciente, da certidão de casamento e da certidão de óbito; procuradores: cópia do RG do paciente e requerente e procuração.

Quais são as obrigatoriedades do prontuário?

Todos os profissionais que têm acesso ao prontuário têm o dever de observar e respeitar os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade dos pacientes, expressamente previstos no artigo 17 da LGPD, reforçando a previsão expressa da Constituição Federal, artigo 5º.

Pode passar informação de paciente por telefone?

O médico deve manter um canal de comunicação com o seu paciente, e isso deve inclusive constar do contrato de prestação de serviços médicos, sublinhando-se aqui que não é necessário que este canal de comunicação seja o número de telefone particular do profissional médico.

É crime negar prontuário médico?

É vedado ao médico: (...) Art. 88 Negar ao paciente ou, na sua impossibilidade, a seu representante legal, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros.

O que vem escrito no prontuário?

O prontuário é um documento legal que todo paciente precisa ter para ser atendido. Neste documento consta a história de atendimento do paciente no hospital, as consultas, solicitações de exames, cirurgias feitas ou agendadas. Ao ser registrado no Hospital, o prontuário é criado automaticamente.

O que é solicitar prontuário?

É um registro de toda a assistência à saúde, especialidades e tratamentos realizados. No prontuário, os médicos e enfermeiros têm acesso a todos os procedimentos a que o paciente foi submetido ao longo do tempo, como exames, atestados, medicamentos prescritos, prescrições médicas, laudos e outros.

Artigo anterior
O que é etapa de amostragem?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o tratamento de refluxo com Pantoprazol?