Quem pode solicitar a quebra de sigilo?

Perguntado por: William Lisandro Simões Castro Sousa  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Mesmo diante de severas críticas, o STF reconheceu a constitucionalidade da questão. A mencionada lei prevê a quebra do sigilo bancário por meio de ordem judicial, determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito ou por agentes fiscais tributários.

Quem pode solicitar a quebra do sigilo fiscal?

O sigilo fiscal consiste no dever do agente público manter em segredo as informações do contribuinte. ... Conforme previsto no CTN, a quebra de sigilo fiscal pode ocorrer quando “houver requisição de autoridade judiciária no interesse da Justiça ou de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública.

Quem pode quebrar o sigilo telefônico?

Portanto, e para concluir, é possível a quebra dos sigilos de dados telefônicos e telemáticos pelas comissões parlamentares de inquérito, poder investigatório que não se confunde com a interceptação disciplinada pela lei acima referida e de competência exclusiva do Poder Judiciário.

Quando pode ser pedido quebra de sigilo bancário?

A medida drástica da quebra do sigilo bancário só se revela possível quando destinar-se à salvaguarda do interesse público. Ela não é plausível para a satisfação de um direito patrimonial disponível de caráter eminentemente privado, como é o pagamento de uma dívida.

Quem possui autonomia para solicitar quebra de sigilo bancário?

Somente o Poder Judiciário e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI`s) podem determinar a quebra do sigilo bancário. Por exemplo, deve ser considerada ERRADA a seguinte questão: “O Ministério Público pode determinar a quebra de sigilo bancário, independentemente de ordem judicial”.

QUEBRA DE SIGILO do cadastro telefônico SEM ORDEM JUDICIAL

17 questões relacionadas encontradas

Quem pode quebrar sigilo bancário dizer o direito?

Para que haja acesso aos dados bancários (“quebra do sigilo bancário”), é necessária autorização judicial? Em regra, sim. Em regra, para que se tenha acesso aos dados bancários de uma pessoa, é necessário prévia autorização judicial por se tratar de verdadeira cláusula de reserva de jurisdição.

Quando é permitido a quebra do sigilo telefônico?

Por serem medidas de extrema gravidade, apresentam-se alguns requisitos para a sua concessão: a) indícios razoáveis de autoria ou participação em infração penal; b) imprescindibilidade da medida; c) o fato investigado deve constituir crime punido com reclusão.

Como pedir a quebra do sigilo telefônico?

Apenas o titular da linha poderá solicitar quebra do sigilo das chamadas recebidas no próprio número. O cliente deverá fornecer para a operadora, no mínimo, a data e horário da ligação recebida.

É possível quebrar o sigilo do WhatsApp?

Não importa se for por suspeitas de corrupção, tráfico ou roubo, a partir do momento em que a Justiça autoriza a quebra do sigilo de alguém e a ordem é emitida para empresas de telefonia, Google e Apple, tudo o que foi feito no celular do suspeito poderá ser pego. Conversas no WhatsApp, fotos, localizações.

Qual o entendimento da jurisprudência acerca da quebra do sigilo fiscal pela Receita Federal?

O Supremo ao proferir a decisão entendeu que a quebra de sigilo feita pela Receita Federal sem prévia autorização do Judiciário, deixaria de ser intitulada de quebra de sigilo e passaria a ser uma espécie de transferência de sigilo. Palavras-Chave: Quebra de sigilo. Privacidade. Lei complementar 105/2001.

O que é a quebra do sigilo fiscal?

Tem-se, portanto, que sigilo fiscal é o dever, a obrigação imposta à Fazenda Pública e a seus servidores de não divulgar informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo, ou de terceiros, e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades.

Quem pode pedir extrato bancário?

Resumindo, não existe mais sigilo: o fisco pode solicitar a qualquer momento – basta existir uma fiscalização em andamento – os dados de qualquer contribuinte, e os bancos são obrigados a fornecer.

É possível a polícia rastrear o WhatsApp?

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que policiais não podem acessar conversas de WhatsApp sem autorização, sendo necessário preservar o sigilo das comunicações e da proteção de dados, bem como o direito fundamental à intimidade e à vida privada..

Tem como a polícia grampear o WhatsApp?

Na prática, é possível gravar uma chamada – mas não seria um grampo como o das escutas telefônicas comuns. Em chamadas na rede de telefonia comum, um "grampo" se dá pela gravação da chamada no sistema da operadora. Isso não funciona no WhatsApp, pois ele utiliza a criptografia de ponta a ponta.

Tem como a polícia rastrear minhas conversas no WhatsApp?

Os agentes das autoridades policiais podem usar o Sistema online do WhatsApp de solicitações de cumprimento da lei para enviar, monitorar e processar solicitações. É necessário ter um endereço de email oficial para acessar o Sistema online de solicitações de cumprimento da lei.

Como funciona a quebra do sigilo telefônico de celular?

O que é quebra de sigilo? Quando uma pessoa recebe a conta de telefone, a operador informa o histórico das ligações, os horários, números chamados e recebidos e o tempo das ligações.

Como faço pra pedir uma escuta telefônica?

Quais são os requisitos da interceptação telefônica?
  1. Autorização judicial. Como vimos, esse instrumento probatório constitui uma restrição do direito à intimidade. ...
  2. Último meio de prova disponível. ...
  3. Existência de indícios suficientes de autoria ou participação em infração penal. ...
  4. Crime deve ser punido com reclusão.

Qual o prazo para a interceptação telefônica?

5º da Lei nº 9.296/1996 estabelece o prazo de 15 (quinze) dias para a interceptação, que poderá ser renovado, não havendo qualquer limitação na lei, na doutrina ou na jurisprudência acerca da quantidade de prorrogações, que poderão ser deferidas se ainda presentes os pressupostos de admissibilidade.

Qual a diferença entre quebra de sigilo e interceptação telefônica?

Também é importante diferenciar interceptação telefônica de quebra de sigilo telefônico. Na primeira, quem intercepta tem acesso ao teor da conversa, já na quebra do sigilo, a única informação a que se tem acesso é o registro de ligações efetuadas e recebidas.

O que é protegido pelo sigilo bancário?

Os dados protegidos pelo sigilo (artigo 5º , inciso X , CF/88) são os bancários, fiscais e telefônicos, sendo esse o posicionamento dominante, tendo em vista a aplicação do princípio da máxima efetividade previsto no artigo 5º , § 1º , CF/88 .

O que a CPI pode fazer dizer o direito?

O QUE UMA CPI PODE FAZER

A legislação diz que a CPI tem poder de investigação próprio de autoridades judiciais. Significa dizer que uma comissão de inquérito pode: inquirir testemunhas (que têm o compromisso de dizer a verdade); ouvir suspeitos (que têm o direito ao silêncio para não se incriminarem);

É possível acesso direto pelo delegado as informações do Coaf sem que configure quebra de sigilo financeiro porém deve manter o sigilo das informações?

Durante o julgamento de um recurso em habeas corpus, ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram que o acesso da Polícia Federal a informações disponíveis no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), para uso em investigações, é legítimo e não caracteriza quebra de sigilo ...

Quem pode ter acesso às conversas do WhatsApp?

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.

Quem tem acesso às conversas do WhatsApp?

Conversas pessoais

Ninguém mais pode ler ou ouvi-las, nem mesmo o WhatsApp. Essas mensagens são protegidas com um cadeado exclusivo, e somente você e seus destinatários têm acesso à chave especial para destrancá-lo e ler as mensagens.

Quando a polícia pode grampear meu celular?

Segundo a lei, o grampo telefônico só pode ser realizado quando houver indícios "razoáveis" da autoria ou participação em crime e não houver outros meios para que a prova seja obtida. É crime, entretanto, realizar interceptação de comunicações sem autorização judicial.

Artigo anterior
O que é a denunciação da lide per saltum?
Artigo seguinte
Qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica?