Quem pode ser terapeuta Cognitivo-comportamental?

Perguntado por: Cláudia Pereira de Rodrigues  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Qualquer cidadão que tenha formação em cursos livres de terapia cognitivo comportamental pode exercê-la. O terapeuta cognitivo comportamental não é uma profissão regulamentada por Lei, não possui “Conselho Federal”, nem é obrigatório se filiar a alguma instituição para exercê-la, ter “carteirinha”, fazer monografia .

Como se tornar um terapeuta Cognitivo-comportamental?

Após a formação na graduação em Psicologia, para se tornar um terapeuta da abordagem cognitivo comportamental, o ideal é realizar a pós-graduação na área. Na UniBF, você pode realizar esses cursos em modalidade totalmente online, sendo estes reconhecidos pelo MEC.

Quem pode ser terapeuta?

É considerado terapeuta qualquer profissional da área da saúde que cuide do bem estar físico ou emocional do paciente a partir de determinada técnica. No caso do profissional de Psicologia, para ser considerado também um terapeuta, é preciso realizar uma especialização em Psicologia Clínica.

Qual a diferença entre psicólogo e terapeuta?

A principal diferença entre um psicólogo e um terapeuta está na formação deles. Em resumo, o terapeuta é aquele profissional que é formado em uma área, ou mais, com foco no auxílio à saúde humana, tanto física quanto psicológica. Além disso, há terapeutas que possuem formação técnica terapêutica.

Quais são os tipos de terapeutas?

Assim, você começa a cuidar da sua saúde mental da melhor forma possível.
  • Psicanálise. A psicanálise é uma das formas mais antigas de terapia e foi criada originalmente por Sigmund Freud. ...
  • Junguiana. ...
  • Terapia Cognitivo-Comportamental. ...
  • Análise do Comportamento. ...
  • Gestalt-terapia. ...
  • Psicodrama. ...
  • EMDR.

Terapia Cognitiva Comportamental em detalhes: O Modelo Cognitivo

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a melhor terapia para mim?

Atualmente, a comunidade científica aponta que a terapia cognitivo-comportamental é a que traz mais resultados em pouco tempo. Justamente por ser uma abordagem muito diretiva, a aplicação de técnicas desde as primeiras sessões faz com que os resultados sejam vistos rapidamente.

Como escolher um bom terapeuta?

Por fim, o fator mais importante para a escolha de um terapeuta: a empatia. Essa palavra é chave para todo início de terapia. A empatia promove a confiança, o bem estar, o prazer em estar no processo terapêutico. A empatia garante um lugar onde os sentimentos são compreendidos!

Qual terapia é mais eficiente?

A terapia cognitivo-comportamental pode ser considerada a mais recomendada, pois trabalha diretamente com os pensamentos utilizando-se de técnicas para controlá-los.

Qual é a função de um terapeuta?

O terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes. O psicoterapeuta pode lhe auxiliar na promoção de saúde mental, independente do grau de adoecimento psíquico.

O que faz um terapeuta?

Atendem pessoas com distúrbios mentais e comportamentais, vítimas de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc. Também oferecem orientação para quem busca formas de melhorar a qualidade de vida, superar traumas, fobias, limitações ou encontrar sua orientação vocacional.

Qual é a função de um psicólogo?

O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Artigo anterior
Como é o relacionamento de Cuba com os países do mundo?
Artigo seguinte
Porquê foi criado o Trava-línguas?