Quais as características de uma escola indígena?
Perguntado por: Clara Íris Nascimento | Última atualização: 28. März 2022Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)
A partir da Constituição de 1988, as escolas indígenas, inseridas no sistema educacional brasileiro, possuem características de serem comunitárias, interculturais, bilíngües, específicas e diferenciadas.
Como é a escola do Índio?
Escolas indígenas no Censo Escolar
Uma escola indígena precisa equilibrar elementos do currículo nacional com as especificidades da cultura na qual está inserida. Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária.
Quais características encontradas na escola indígena se diferencia da escola não indígena?
As novas práticas pedagógicas na escola indígena estão ligadas ao contexto de valorização das particularidades da identidade cultural de cada etnia. Um dos pontos essenciais dessa proposta de educação é a interculturalidade, ou seja, o trânsito entre diferenças e territórios identitários.
O que é a educação escolar indígena?
A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais ...
Quais os objetivos da educação escolar indígena?
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
Escola indígena em SP alia currículo regular à cultura tradicional
Como deve ser a educação escolar indígena?
afirma que a educação escolar para os povos indígenas deve ser intercultural e bilíngue para a reafirmação de suas identidades étnicas, recuperação de suas memórias históricas, valorização de suas línguas e ciências, além de possibilitar o acesso às informações e aos conhecimentos valorizados pela sociedade nacional.
Como é a relação entre indígenas e Não-indígenas?
A relação entre indígena e não- indígena no município é de interdependência e ainda marcada por conflitos. Os dois povos apesar de próximos, se mantêm “distantes”. As escolas das aldeias só oferecem a primeira fase do Ensino Fundamental.
Em que a educação indígena pode ser considerada diferenciada?
As escolas indígenas diferenciadas em geral pautam suas ações e estratégias de transmissão, produção e reprodução de conhecimentos na perspectiva de possibilitar às coletividades indígenas a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas, tradições e ...
Por que a educação indígena precisa ser específica e diferenciada?
25) ressalta que a escola indígena deve ser específica e diferenciada desde sua concepção e planejamento “como reflexo das aspirações particulares de cada povo indígena e com autonomia em relação a determinados aspectos que regem o funcionamento e orientação da escola não-indígena”.
O que é educação escolar diferenciada?
A educação escolar diferenciada no Brasil tem sido tema sobre o qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento debruçam-se com o intuito de entendê-la, de modo a vislumbrar um modelo pedagógico que atenda às especificidades dos grupos indígenas e à formação de professores indígenas, para as possibilidades de ...
Qual era a pedagogia destinada à educação dos indígenas?
“O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada as comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem”. Em seus primórdios a educação indígena era a cargo de missionários Jesuítas tendo como objetivo último a evangelização.
Como ocorreu a construção curricular para a escola diferenciada?
A partir do final dos anos 70, desencadeou-se no Brasil, um movimento em defesa de escolas diferenciadas para indígenas, o que incluía a construção de currículos diferenciados (específicos), ou seja, currículos alternativos ou locais de acordo com cada realidade indígena.
Quais as principais dificuldades enfrentadas pela educação escolar indígena no Brasil?
Segundo o Censo Escolar, 33% das escolas indígenas não possuem material didático específico para a diversidade sociocultural. “Há ainda há um déficit na produção de materiais”, aponta Joziléia. Além da ausência de materiais para todas etnias, outro problema identificado pela professora é o escanteio dos já existentes.
O que foi a pedagogia Brasilica?
Fundaram, segundo Saviani (2008), uma pedagogia, a brasílica, esse ato educativo que mistura aspectos da cultura nativa para o ensino da moral e fé cristã. processo de produção dos Exercícios Espirituais, e mais adiante fundou a Companhia de Jesus com a função de criar “soldados para Cristo” (LEITE, 2004, p. 3-4).
Como era a relação entre as tribos indígenas?
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Como os indígenas se relacionam?
Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.
Qual é a diferença entre os índios e os portugueses?
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Qual a importância da educação indígena no Brasil?
Através da Educação Escolar Indígena, estes povos têm acesso a um grande conjunto de conhecimentos, no entanto, sem perder as características tradicionais de sua organização social, crenças e hábitos, bem como memórias e histórias constituídas no decorrer do tempo.
Como era a educação indígena no Brasil?
Historicamente, a educação indígena esteve ligada à catequese dos índios, apaziguando-os, tornando-os dóceis e submissos às necessidades do colonizador. Ensinava-se a língua portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenças, os hábitos indígenas, e as aulas eram ministrados por professores brancos.
Quais são os entes responsáveis pela garantia dos direitos educacionais dos povos indígenas?
A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabil idade do Ministério de Educação, cabendo aos Estados e Municípios, a sua execução.
Como era o método de ensino dos jesuítas?
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
O que é uma educação intercultural?
A educação intercultural, no contexto das lutas sociais contra os processos crescentes de exclusão social inerentes à globalização econômica, propõe o desenvolvimento de estratégias que promovam a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, ao mesmo tempo em que sustentem a inter-relação ...
Quais os desafios e dificuldades enfrentados pela educação indígena?
Sendo assim, a educação escolar indígena é prejudicada por não conseguir se adaptar aos calendários, costumes, idiomas e tantas outras especificidades de cada povo indígena. Os professores exemplificam: a LDB prevê 200 dias letivos no calendário escolar.
Qual a importância da cultura indígena para a educação?
Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.
O que é educação intercultural e multicultural?
Uma educação para a negociação cultural, que enfrenta os conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.
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