Quem pode ser polo passivo na ação de alimentos?

Perguntado por: Frederico Francisco de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

No caso da recente decisão de E. Superior Tribunal de Justiça o que temos é o entendimento de que o filho emancipado, pode escolher colocar no polo passivo quem deverá prestar alimentos – se o genitor ou a genitora.

Quem deve figurar no polo passivo da ação?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.

Quem tem legitimidade para ajuizar ação de alimentos?

“O Ministério Público tem legitimidade ativa para ajuizar ação de alimentos em proveito de criança ou adolescente independentemente do exercício do poder familiar dos pais, ou do fato de o menor se encontrar nas situações de risco descritas no art.

Quais são as partes na ação de alimentos?

· Quem solicita os alimentos é chamado de “alimentado”. · Quem deve pagar é chamado de “alimentante”. Na posição de “alimentado” (quem requer os alimentos), geralmente, está uma criança. Enquanto que, na posição de “alimentante” (quem paga os alimentos) pode estar um pai, ou uma mãe.

Quem é o polo ativo da ação?

O termo “polo ativo” está relacionado à figura de um determinado agente que possui interesse legítimo à pretensão requerida, trata-se do autor de uma ação, ou seja, quem entra com o processo.

Como "defender-se" na Ação de Alimentos - Dicas de como proceder.

34 questões relacionadas encontradas

Quem tem legitimidade passiva?

Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.

Como incluir parte no polo ativo da ação?

Para inclusão de partes será necessário clicar no botão “adicionar nova parte”, fazer o preenchimento e clicar em confirmar. Para retificação de partes será necessário clicar no ícone de alteração ao lado direito da parte, fazer as modificações e clicar no botão confirmar.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Qual a diferença entre requerente, requerido, réu e autor? Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado.

Como funciona a ação de alimentos?

A ação pode ser proposta sem advogado e funciona da seguinte maneira. Os alimentos são estipulados pelo juiz com base no salário líquido do devedor. Bem como, é possível pagar pensão alimentícia sem ser em dinheiro, através de pagamento de curso ou colégio ou qualquer outro tipo de obrigação.

Qual é o rito da ação de alimentos?

A ação de alimentos é de rito especial, independente de prévia distribuição e de anterior concessão do benefício de gratuidade. Contudo, é de suma importância saber que cabe a aplicação supletiva da disposições do Novo Código de Proceso Civil, conforme dispõe o art. 27 da Lei 5.478/1968.

O que é a legitimidade ad causam?

Em regra, as pessoas só podem ir a juízo, na condição de partes, para postular direitos que alegam ser próprios, e não alheios. Tal legitimidade é chamada de “ad causam” ou ordinária.

Quem pode pleitear?

A Legitimidade, conhecida na expressão latina como legitimatio ad causam, a qual significa dizer em regra de que está autorizado a demandar quem for o titular da relação jurídica, conforme prescrito no art. 6º do CPC: “Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei”.

O que é legitimado extraordinário?

Há legitimação extraordinária (legitimação anômala ou substituição processual) quando não houver correspondência total entre a situação legitimante e as situações jurídicas submetidas à apreciação do magistrado. Legitimado extraordinário é aquele que defende em nome próprio interesse de outro sujeito de direito.

Quem deve constar no polo passivo da ação de usucapião?

CPC, art. 942. - Possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação de usucapião aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo.

Quem pode figurar no polo ativo da demanda?

1. A pessoa jurídica detém legitimidade para figurar no polo ativo da demanda, precipuamente quando comprovado o interesse jurídico-comercial em serem prestadas contas relativas à administração dos bens de seu acervo patrimonial.

O que é inclusão no polo passivo da ação?

Correta a inclusão de empresa no polo passivo da execução quando reconhecida a existência de grupo econômico entre esta e a devedora principal, fato que sequer foi impugnado pela terceira embargada nas razões de embargos de terceiro.

Quanto tempo demora um processo de pensão alimentícia?

4. Quanto tempo dura um processo de pensão alimentícia? Resposta. Não há como precisar quanto tempo um processo perdurará em tramitação na justiça especializada de família.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Normalmente, quando o pai trabalha de carteira assinada, é definido um percentual de 30% do salário líquido, ou, no pior dos casos, quando o pai está desempregado, a maioria dos juízes define pelo menos em meio salário-mínimo, que dá, em 2021, o valor de R$ 550,00, caso a pensão seja apenas para um filho.

Qual o valor da causa na ação de alimentos?

Segundo previsão contida no art. 292, III, do novo CPC, o valor da causa, na ação de alimentos, deve corresponder à soma de 12 (doze) prestações mensais, perseguidas na ação.

O que é o requerido?

1. Dirigir petição oficial a; solicitar, pedir, reclamar por meio de requerimento. 2. Exigir; determinar; precisar.

O que é ser requerido?

adjetivo Que se conseguiu requerer; que foi pedido e/ou solicitado através de requerimento. substantivo masculino [Jurídico] Autoridade a quem se destina o requerimento. Etimologia (origem da palavra requerido).

Quem é o requerente?

Que ou quem requer ou solicita (ex.: entidade requerente; o tribunal recusou a pretensão da requerente).

Como incluir parte no processo?

Neste caso, deverá fazê-lo em sua contestação. A qual será analisada pelo autor que, concordando com a ilegitimidade, alterara o réu, emendando sua inicial. Também em caso de litisconsórcio, denunciação à lide e chamamento ao processo realizados pelo réu o mesmo poderá incluir no processo nova parte.

Como emendar a inicial para incluir polo ativo?

INCLUSÃO NO PÓLO ATIVO em Modelos

O artigo 321 do Novo Código de Processo Civil determina que, o juiz determinará ao autor que emende ou complete a petição inicial, no prazo de 15 (quinze) dias, quando verificar defeitos ou irregularidades...

Como incluir nova parte no PJe?

Para cadastrar nova parte clique na aba "Adicionar Parte" quando houver processo relacionado. Se um processo relacionado não for informado, o sistema não exibirá a aba "Importar partes do processo de origem", conforme ilustrado nas duas telas abaixo respectivamente.

Artigo anterior
Quando ocorre a sublimação?
Artigo seguinte
Como se escreve 36?