Quem pode se inscrever no PIBIC?

Perguntado por: Frederico Edgar Pinto Magalhães Matos  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

Quem pode utilizar este serviço? Para se cadidatar o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação e possuir orientador com vínculo comprovado com a Fiocruz em regime de tempo integral (40 horas).

Quem pode participar do PIBIC?

As bolsas PIBIC são concedidas a alunos que estejam efetivamente matriculados em cursos de graduação no Brasil. Além disso, as atividades do aluno previstas no projeto de pesquisa pressupõem uma frequência mínima de trabalho presencial em laboratório, nas instalações do CNPEM, em Campinas-SP.

Qual o valor da bolsa do PIBIC?

Qual é o valor da bolsa do PIBIC / PIBITI? O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

O que é preciso para fazer iniciação científica?

Para ter acesso à iniciação científica, o aluno deve estar com a matrícula em dia e passar por um processo seletivo feito pela própria instituição de ensino. Esse processo é supervisionado pelos professores que orientarão o projeto de pesquisa, o qual poderá ou não ser financiado por uma bolsa de auxílio.

O que é necessário para realizar uma pesquisa científica?

Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, por exemplo:
  1. Problema da pesquisa. ...
  2. Informações e seleção de fontes pertinentes (revisão bibliográfica) ...
  3. Definição das ações (metodologia aplicada) ...
  4. Tratamento das informações.

Apresentação do novo Sisprope - Inscrição no PIBIC - Ensino Médio

39 questões relacionadas encontradas

O que pode ser considerado em iniciação científica?

A iniciação científica consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido pelo aluno em qualquer área do conhecimento, durante aproximadamente um ano, com o auxílio de um orientador de sua faculdade.

Quando a bolsa PIBIC é paga?

Quando vou receber a primeira parcela da bolsa Pibic/Pibiti? As bolsas (cotas CNPq e Propesqi), são pagas no mês posterior ao início das atividades (pesquisa em setembro, recebe em outubro; pesquisa em outubro, recebe em novembro...). Tradicionalmente a bolsa do CNPq é depositada por volta do 5º dia útil do mês.

Quando recebe a bolsa PIBIC?

13) Quando realmente o estudante começa a receber a bolsa? Após ter sido indicado pelo coordenador do Programa na instituição e ter dado o aceite, o pagamento será depositado na conta bancária indicada pelo bolsista até o quinto dia útil do mês seguinte ao do aceite.

Quem paga as bolsas PIBIC?

PIBIC e PIBITI são financiadas pelo CNPq; RUSP é financiada pela própria USP; Santander é financiada pelo Banco Santander. A vigência das bolsas de PIBIC, PIBITI e RUSP é de Agosto de um ano a Julho do ano seguinte. Já a bolsa Santander tem vigência de Novembro de um ano à Outubro do ano seguinte.

Quem pode ter uma bolsa PIBIC?

No edital consta que o bolsista não pode ter vínculo empregatício, gostaria de saber se Empresa Júnior inclui como agente empregador. O aluno deve dedicar-se SOMENTE às atividades acadêmicas e às atividades da bolsa de pesquisa. Logo, se ele tiver outra atividade que comprometa essas duas, ele não pode ter bolsa PIBIC.

Quem pode participar da iniciação científica?

Para que essa experiência possa acontecer, é possível realizar uma IC com bolsa, sendo que na maioria dos casos (se não em todos) é exigido dedicação exclusiva para usufruir o benefício, ou seja, o aluno não pode estagiar, trabalhar ou receber bolsa de outro projeto de extensão, ensino ou pesquisa enquanto estiver ...

Como ingressar no PIBIC?

A inscrição do candidato deverá ser realizada conjuntamente com um servidor ativo, com doutorado, exercendo atividade de pesquisa, com vínculo comprovado com a FIOCRUZ em regime de tempo integral (40 horas), através do endereço eletrônico www.pibic.fiocruz.br, após divulgação de edital.

Como funciona o projeto PIBIC?

As bolsas PIBIC são concedidas a alunos que estejam efetivamente matriculados em cursos de graduação no Brasil. Além disso, a cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições. ... Ademais, são as instituições que selecionam os projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar.

Pode trabalhar e receber bolsa CNPq?

A portaria conjunta da CAPES/CNPq n°1, de 15 de Julho de 2010 permite que os bolsistas exerçam outra atividade remunerada, inclusive o vínculo empregatício. Quem já trabalha e não quer abrir mão do trabalho não pode ter bolsa. ...

Quanto tempo dura a bolsa do PIBIC?

A vigência de uma bolsa é de 12 meses iniciando-se no mês de setembro. O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas. Alunos de graduação de instituições próximas das instalações do INPE podem concorrer a estas bolsas.

Como saber se a bolsa CNPq foi depositada?

É necessário acessar o site: http://efomento.cnpq.br/efomento/autenticacao.jsp?id=0 e digitar seu CPF e senha.

Como saber se a bolsa CNPq vai cair?

Caso queira consultar a situação do pagamento da sua bolsa, procure o gestor local do Programa do qual participa. Clique aqui para acessar a Consulta Pública.

Pode desistir do PIBIC?

A substituição ou cancelamento do bolsista poderá ser feita, desde que justificada, entre o dia 20 e o último dia de cada mês (com exceção dos dois últimos meses do ciclo), SOMENTE PELO PROFESSOR ORIENTADOR, por meio do Formulário IC Online.

O que se faz em iniciação científica?

O que é uma Iniciação Científica? É um programa de graduação que coloca os alunos em contato com grupos e linhas de pesquisas. Seu objetivo é proporcionar ao aluno uma orientação com pesquisadores experientes e promover o aprendizado de técnicas e métodos científicos.

Quais são os tipos de iniciação científica?

Bolsas de Iniciação científica

Hoje existem dois tipos de programas: PIBIC — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; PIBITI — Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Qual a principal etapa da iniciação científica?

O primeiro passo da iniciação científica é definir qual a área irá atuar e escolher o tema da pesquisa. Na hora de escolher o tema, seleciona um que te pareça interessante e que se encaixe no tempo que você possui para realizar a pesquisa.

Qual a carga horária total do PIBIC?

A carga horária a ser trabalhada pelo bolsista PIBIC/CNPq não deve ser inferior a 12 horas semanais. A do bolsista PIBIC/ICMBio (CIEE) deve ser de 20 horas semanais, não podendo ultrapassar 6 horas diárias.

Quem faz iniciação científica e pesquisador?

Hoje quem trabalha como Pesquisador de Iniciação Científica ganha em média um salário de R$ 1.016,00. E antes de se tornar Pesquisador de Iniciação Científica, 10% foi Monitor e depois 18% se tornou Pesquisador.

Pode fazer iniciação científica e trabalhar?

O primeiro passo para o estudante que visa participar do PIBIC é encontrar um professor que tenha projetos de pesquisa na sua área de interesse. ... Assim, o estudante poderá desenvolver um plano de trabalho dentro do projeto do professor, que é quem deverá inscrevê-lo no programa.

Porque participar de iniciação científica?

Segundo o CNPq, a Iniciação Científica significa mais do que o início da formação de pesquisadores, mas sim a de melhores profissionais em qualquer área de atuação. Isso porque o programa proporciona ao estudante um grande aprofundamento em uma área de conhecimento.

Artigo anterior
Como colocar o celular na caixa de mensagem?
Artigo seguinte
Qual o número do CID da gripe?