Como fazer uma assinatura digital gratuita?
Perguntado por: Fábio Azevedo Pinho | Última atualização: 2. Juli 2025Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)
É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.
Como fazer uma assinatura digital em PDF grátis?
1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta 'Certificados' e clique em 'Abrir'. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção 'Assinar Digitalmente'.
Como faço para criar uma assinatura digital?
Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br ou baixe o aplicativo gov.br em Android e iOS. Certifique-se de que sua conta gov.br está validada para realizar a assinatura digital. Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais).
Qual a melhor assinatura digital gratuita?
- DocuSign.
- Adobe Fill & Sign.
- Office Mobile.
Como assinar digitalmente um documento de graça?
Primeiro, basta acessar o site Assinatura Grátis. Logo na página inicial você verá um passo a passo simples para enviar documento para assinatura digital rapidamente. Preencha o seu email, crie uma senha, insira o seu nome completo, telefone e número de funcionários para criarmos a sua conta.
🟡 COMO FAZER ASSINATURA COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL GRÁTIS PELO GOV.BR
Como fazer assinatura digital no Google?
- Abra o app Gmail .
- No canto superior esquerdo, toque em Menu .
- Role até a parte inferior e toque em Configurações.
- Escolha uma Conta do Google para adicionar a assinatura.
- Toque em Assinatura para dispositivo móvel.
- Digite o texto da sua assinatura.
- Toque em OK.
Como assinar documento pelo celular grátis?
A melhor saída para assinar documentos pelo Android é utilizar aplicativos de ferramentas de assinatura eletrônica, como o Minha Assinatura Eletrônica, da TOTVS. Sua usabilidade é pensada exclusivamente para assinar um documento digitalmente com validade jurídica, segurança e confiabilidade das assinaturas.
Tem que pagar para fazer assinatura digital?
Para ter acesso a esse recurso, é necessário adquirir um certificado digital ou solicitar uma assinatura gratuita no próprio portal do governo Gov.br. Enquanto a versão governamental é sem custo e está atrelada a outros serviços, certificados digitais também têm seus benefícios extras conforme o fornecedor.
Como assinar um documento digital pelo celular?
- baixe o Adobe Acrobat, que é gratuito nas lojas do Android e do iOS;
- depois que o app estiver instalado, é necessário fazer o login com alguma conta (Google, Adobe, Facebook, Apple);
Qual aplicativo que assina documento digital?
DocuSign
Ele permite que arquivos em PDF ou imagem sejam abertos e salvos no celular, e também em outros aplicativos, como o Google Drive. Também é possível digitalizar documentos impressos pela câmera do celular, para assinar no aplicativo.
Como fazer a assinatura digital pelo gov?
Faça o login utilizando o seu CPF e senha Gov; Clique em “assinatura de documento” e depois “Escolher arquivo”; Escolha o local da assinatura do documento e clique em “assinar digitalmente”: Realize a assinatura e, após o processo feito, baixe o documento assinado.
Como colocar minha assinatura em um documento PDF?
Abra o documento PDF ou o formulário que deseja assinar. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.
Como fazer assinatura digital no WhatsApp?
Primeiro, escolha o documento que queira enviar e, no campo, "signatário" selecione "Enviar por WhatsApp": Após selecionar a forma de envio por WhatsApp, é necessário informar o número do telefone do destinatário, e clicar em "Avançar". Na próxima etapa, você pode adicionar campos de assinatura, rubrica etc...
Como colocar minha assinatura em um documento?
No menu Inserir , selecione AutoTexto > Novo. A caixa Criar Novo AutoTexto é exibida. Ao lado de Nome, digite um nome para o bloco de assinatura e selecione OK. Quando você desejar usar esta assinatura, coloque o ponto de inserção onde deseja inserir o bloco de assinatura.
Como enviar um documento para ser assinado digitalmente?
- Acesse drive.google.com no computador.
- Faça upload de um novo arquivo PDF ou encontre um arquivo existente que você queira usar.
- Abra o arquivo PDF no modo de visualização.
- No canto superior direito, clique em "Menu" Assinatura eletrônica.
Como saber se a pessoa tem assinatura digital?
Verificação de assinatura digital
O único procedimento correto para validar uma assinatura digital é através do Verificador de Conformidade do ITI Brasil, disponível em https://verificador.iti.gov.br.
Como assinar digitalmente um documento do Word?
Primeiro, abra o Word e escreva o seu documento. Em seguida, clique no menu Arquivo. Agora, escolha a opção Proteger Documento (2) e depois Adicionar uma Assinatura Digital (3).
Como assinar com o dedo no celular?
A tecnologia de assinar documentos na tela de um celular com o seu dedo está cada vez mais comum. Os aplicativos DocuSign, SignEasy e Adobe Fill & Sign, disponíveis para iOS e Android, oferecem essa funcionalidade. O download do app é gratuito, e quem recebe o documento para assinar também não vai pagar nada por isso.
Qual é o valor de uma assinatura digital?
Quanto custa uma assinatura digital? Depende do tipo do certificado. Para o CPF, o valor do certificado gira em torno de R$ 90 e R$ 400 para um ano de validade, dependendo da agência certificadora e da modalidade. No geral, o app em celular é o mais barato, enquanto o combo cartão + leitora é o mais caro.
O que é assinatura digital exemplos?
A assinatura digital nada mais é do que uma assinatura realizada de forma eletrônica e digital, através de um celular, um computador ou um tablet, por exemplo. Com esse tipo de visto, é possível realizar firmar compromisso com os mais diversos tipos de contrato e documentação de forma online, prática e segura.
Qual a diferença de assinatura eletrônica e assinatura digital?
Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica? De acordo com a Lei nº 14.603/2020, a assinatura eletrônica é qualquer tipo de validação de documentos por meios eletrônicos. Quando a validação ocorre por meio de certificados digitais, temos as assinaturas digitais.
Qual aplicativo usar para assinar documentos pelo celular?
O aplicativo de assinatura eletrônica da DocuSign fornece aos clientes e profissionais uma forma simples de assinar eletronicamente e devolver documentos de quase qualquer lugar do mundo, usando praticamente qualquer dispositivo.
Como fazer uma assinatura digital para E-mail?
- Abra o Gmail.
- No canto superior direito, clique em Configurações. Ver todas as configurações.
- Na seção "Assinatura", adicione o texto da sua assinatura à caixa. ...
- Na parte inferior da página, clique em Salvar alterações.
Tem como assinar documentos pelo WhatsApp?
Já imaginou assinar documentos pelo WhatsApp? Sim, é possível e neste artigo te mostramos todas as vantagens e detalhes dessa estratégia! Assinar documentos pelo WhatsApp já é uma realidade e uma possibilidade que vem de encontro com as múltiplas funções do mensageiro dentro do contexto corporativo.
Porque a assinatura digital não aparece no PDF?
Algumas vezes o certificado não se encontra na cadeia de certificações ou o computador não tem as últimas atualizações das mesmas. Nesses casos o Adobe Reader apresentará um erro de assinatura.
Qual é o melhor capim para engorda?
Quem é o youtuber mais rico do Brasil?