Quem pode representar o menor em juízo?

Perguntado por: Iara Amaral Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

STJ: Representação processual do menor cabe ao pais, enquanto eles têm o poder familiar. Ainda que o menor esteja sob a guarda legal de terceiro, a sua representação processual deve ser feita por um dos pais que titularizam o poder familiar, decidiu a Terceira Turma do STJ em caso sob a relatoria da Min.

Quem pode representar menor?

A representação e assistência dos filhos menores será preferencialmente realizada pelos pais, nos termos do artigo 1.690 do Código Civil.

Quem pode ser representado em juízo?

Toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo. Art. 71. O incapaz será representado ou assistido por seus pais, por tutor ou por curador, na forma da lei.

Como regularizar representação processual de menor?

Enquanto tiverem o poder familiar, representação processual do menor continua com os pais. ​Na hipótese de haver guardião legal, mas os genitores ainda possuírem o poder familiar, a representação processual do menor deverá ser feita por um dos pais.

Quem pode representar o adolescente?

Na resolução do caso, o STJ citou dispositivos do Código Civil - CC e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA para explicar que a representação legal do jovem, uma das vertentes do pleno exercício do poder familiar, deverá ser exercida, em regra, pelos pais.

CURATELA DE PESSOA INCAPAZ E QUEM PODE SER CURADOR?

39 questões relacionadas encontradas

Quem representa filho menor?

Tanto o pai como a mãe, em igualdade de condições, são os administradores legais dos bens dos filhos menores do exercício do poder familiar. Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los até completarem a maioridade ou serem emancipados.

Quem é o responsável legal do menor?

Na legislação há clara definição da figura do responsável legal para cada uma das situações acima: no caso de filhos menores, os pais são os responsáveis; no caso de menor de idade sem pais que assumam esta condição, têm-se o tutor igualmente designado em juízo, e para os maiores, com discernimento comprometido, são ...

O que é regularizar a representação processual?

Justificativa ou pedido de juntada de instrumento procuratório para regularizar a representação no processo. , já devidamente qualificado no processo, vem, respeitosamente, apresentar a REGULARIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL ao procurador constituído.

O que é regularização da representação processual?

Já o art. 76, parágrafo 2º autoriza a regularização da representação processual, mediante a juntada de procuração, inclusive perante os tribunais superiores, o que afastará a incidência da Súmula 115 do STJ (criada sob a égide do CPC de 1973)[7]. Por sua vez, a boa-fé processual, prevista no art.

O que seria regularizar a representação processual?

Nos termos do art. 13 do Código de Processo Civil , a decretação da revelia é medida que se impõe quando o réu, intimado para regularizar sua representação processual, permanece inerte, uma vez que, dessa forma, não resta demonstrada nos autos a capacidade postulatória do causídico do réu.

Quem representa em juízo o condomínio?

Conforme previsão legal prevista no artigo 1.348 do Novo Código Civil, o síndico representa ativa e passivamente o condomínio, em juízo ou fora dele, não precisando de procuração dos condôminos, por se tratar de função inserida no âmbito da administração ordinária, sendo a ata de sua eleição o instrumento hábil para a ...

O que é representar em juízo?

Representar em juízo ou fora dele, a parte de que é mandatário, comparecendo a audiências tomando sua defesa, para pleitear uma decisão favorável ao Executivo Municipal; Analisar causas, procurando encontrar soluções conciliatórias entre as partes, antes de entrar em juízo; Complementar e apurar as informações ...

Quais as condições para se postular em juízo?

O código de processo civil estabelece duas condições para se postular em juízo: o interesse de agir e a legitimidade da parte.

Quem assina pelo menor?

O menor assina o contrato juntamente com seus pais, que também devem ser qualifi cados no preâmbulo do contrato. pais ou tutor. Nesse caso, o menor não assina o contrato, mas somente os pais, devidamente qualifi cados no preâmbulo do contrato.

Como funciona tutela de menor?

A tutela é um instituto que visa proteger o menor cujos pais faleceram, são considerados judicialmente ausentes ou decaíram do poder familiar (art. 1.728, I e II, do CC-02). É dizer que sua finalidade é suprir a falta dos pais.

Quem pode ser guardião?

Não é possível exigir de um menor de 16 anos que está proibido de trabalhar, que prove a necessidade de auxílio do seu responsável, seja tutor, seja guardião. Qualquer menor sob guarda ou sob tutela é equiparado à filho para todos os efeitos e finalidades.

O que ocorre se a parte intimada não regularizar a representação processual?

O descumprimento da intimação específica para regularizar a representação processual leva à extinção do processo sem julgamento de mérito, com o consequente cancelamento da distribuição da ação, nos termos do art. 485 , inciso IV , e 321 do CPC/2015 .

O que é a representação processual?

A representação processual é um fenômeno particular, porque os atos do representante são, em realidade, atos do próprio ente representado (por isso alguns também denominam esse fenômeno de “presentação”, porque o representante se faz presente em juízo) (Francesco P. Luiso, Diritto processuale civile, v.

Qual prazo para regularizar representação processual?

Ministro Presidente concedeu o prazo de 5 (cinco) dias para regularização da representação processual. A decisão foi publicada em 8/2/2021 (e-STJ, fl.

O que é representação processual novo CPC?

267 , IV , DO CPC /73. 1. A regularidade da representação processual é pressuposto de validade do processo, sendo imprescindível a juntada do instrumento procuratório idôneo no qual a parte confere poderes ao patrono para representá-la.

Quais são os documentos de representação processual?

Os documentos essenciais para representação junto da procuração são cópia do ato constitutivo (estatuto) e cópia da ata de eleição do representante legal registrada (podendo ser substituída a contento pela certidão de composição do órgão constante no sistema SGIP da Justiça Eleitoral na internet), acompanhada de ...

O que é defeito de representação?

DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO . A ausência de instrumento de mandato regular, oferecido em prazo hábil e que legitime a representação da parte, compromete pressuposto de admissibilidade recursal. Na inteligência da Súmula nº 164/TST, tem-se por inexistente o recurso.

Quem é o responsável legal?

O responsável legal, por sua vez, é a pessoa física que recebe a incumbência de atuar em nome da empresa na prática de atos específicos, por meio de uma procuração. Nesse ponto, vale ressaltar que não existe a obrigatoriedade que esse responsável seja um dos sócios da empresa.

Quem pode ser o responsável legal?

Art. 2º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se responsável legal as seguintes pessoas: o pai, a mãe, o tutor, o curador ou o guardião. Art. 3º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se parentes os avós, tios, irmãos e cunhados, desde que maiores de 18 (dezoito) anos.

Qual a idade de filhos menores?

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Artigo anterior
O que é a infra-estrutura de uma empresa?
Artigo seguinte
Quem viveu na Terra antes dos dinossauros?