Qual deve ser a seção de um condutor de proteção em um circuito com condutores fase de 25 mm2?

Perguntado por: Guilherme Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)

Exemplo 2 Para um circuito de distribuição trifásico composto de cabos fase, neutro e proteção, cujos cabo “fase” possuem seção de 25 mm2, considerando que as exigências constantes nas normas NBR5410 são respeitadas, qual deve ser a bitola do condutor de proteção? Resposta: 16 mm2.

Qual a seção mínima para os condutores de fase iluminação e proteção?

Condutor de fase

Para circuitos de iluminação, a seção mínima deve ser de 1,5mm2; • Para circuitos de força (que inclui tomadas de corrente), a seção mínima deve ser de 2,5mm2; • Para circuitos de sinalização e circuitos de controle, a seção mínima deve ser de 0,5mm2.

Qual a seção mínima do condutor de proteção?

Em alguns casos admite-se o uso de um condutor com a função de neutro e proteção, condutor PEN (PE+N), cuja seção mínima é 10 mm² para condutor isolado ou cabo unipolar, ou 4 mm², se for uma veia de um cabo multipolar.

Qual a seção do condutor?

Para condutores e cabos isolados em circuitos de força a seção mínima é de 2,5mm² para condutores de cobre. Em circuitos de sinalização e controle a seção mínima é de 0,5mm² para condutores de cobre.

Qual a seção mínima do condutor de proteção terra segundo a NBR 5410 2004?

Descrição dos componentes de aterramento de acordo com a NBR 5410:2004. Os condutores utilizados para as ligações equipotenciais ao terminal principal devem possuir seção mínima igual à metade do condutor de proteção de maior bitola da instalação, com um mínimo de 6 mm2.

Dimensionamento dos condutores de fase, neutro e proteção em circuitos terminais.

19 questões relacionadas encontradas

Qual a seção mínima do condutor de proteção a ser adotada de acordo com oa seção dos condutores de fase?

A seção mínima do condutor fase em circuitos de força, incluindo as tomadas de corrente, deve ser 1,5 mm2 para carga prevista até 0,5 kVA.

O que diz a NBR 5410 sobre aterramento?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Qual é a seção mínima de condutores para circuitos de tomadas em mm²?

2- Os circuitos de tomadas de corrente são consideradas circuitos de força. 3- Em circuitos de sinalização e controle destinados aos equipamentos eletrônicos é admitida uma seção mínima de 0,1 mm². 4- Em cabos multipolares flexíveis contendo sete ou mais veias é admitida uma seção mínima de 0,1 mm².

Qual o fio certo para tomadas?

Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

Qual a seção do cabo de aterramento?

O condutor de aterramento deve ser da mesma seção do cabo fase, desde que seja até 16 mm².

Como dimensionar o condutor de proteção?

De acordo com a NBR 5410, item 6.4.3.1.3, a seção do condutor de proteção pode ser determinada através da tabela 58. Portanto, a seção do condutor Terra utilizada no circuito será determinada pela seção do condutor fase dimensionada.

O que é um condutor de proteção?

Condutor de proteção: é o componente da instalação elétrica popularmente conhecido como Fio Terra. Ele deve estar ligado ao eletrodo de aterramento, barramentos de aterramento e deve fazer parte de todos os circuitos elétricos.

Como baixar NBR 5410?

Para adquirir a norma é preciso entrar no site da ABNT e ir até a aba “loja” no canto superior direito, na janela seguinte escolha a opção “normas ABNT”, logo em seguida, clique na opção “pesquise e adquira a sua norma”. Agora é só preencher NBR 5410 na aba “número” e depois clicar em que “buscar”.

Quais são as características especificações e critérios necessários para o dimensionamento de condutores?

Critérios para dimensionamento: Capacidade de condução de corrente; • Queda de Tensão; • Seção mínima; • Sobrecarga; • Curto-circuito; e • Choques elétricos. mesma cobertura, dois ou mais condutores isolados, denominados veias.

Como calcular a área da seção transversal?

Como encontrar a área da seção transversal de um tubo
  1. Step 1. Divida o diâmetro do tubo por 2 para encontrar seu raio. Se ele mede, por exemplo, 8 cm em largura, então 8/2 = 4 cm.
  2. Step 2. Eleve o valor ao quadrado: 4² = 16 cm².
  3. Step 3. Multiplique o resultado por pi, que é aproximadamente 3,142: 16 x 3,142 = 50,27 cm².

O que é seção transversal de um condutor?

Na geometria e na ciência, uma seção transversal, seção plana ou seção reta, é a interseção de um corpo no espaço tridimensional com um plano, ou o equivalente em um espaço dimensional maior.

O que é seção transversal do condutor?

A é a área de seção transversal do condutor. Podemos observar que os materiais que possuem menor resistividade elétrica são os metais. Sendo assim, os condutores metálicos são os que apresentam menor resistência elétrica e, por isso, os mais indicados a serem utilizados nas linhas de transmissão de eletricidade.

Como se dimensiona os condutores e disjuntores para um circuito?

Para o seu dimensionamento deve-se seguir os seguintes passos: 1º Calcular a corrente do circuito a ser protegido. 3º Calcular a capacidade de condução de corrente dos condutores utilizando os fatores de correção apresentados na Seção 1. 4º Determinar a corrente nominal do disjuntor.

Quantos circuitos podem passar em um eletroduto?

Por isso a norma NBR 5410 fixa o espaço máximo do eletroduto que pode ser ocupado: 53% no caso de um condutor. 31% no caso de dois condutores. 40% no caso de três ou mais condutores.

Qual NBR fala sobre aterramento?

ABNT NBR 7117 – Aterramento Elétrico.

Qual norma fala sobre aterramento?

A NBR 5410 faz referência aos possíveis sistemas de aterramentos que podem ser feitos na indústria, sendo que os três mais utilizados são: Sistema TN-S: nesse sistema o neutro é aterrado logo na entrada e levado até a carga.

O que a NR10 fala sobre aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

Artigo anterior
Como recuperar E-mail do meu INSS?
Artigo seguinte
O que pode ser objeto de escritura pública?