Quem pode registrar uma patente?

Perguntado por: Jéssica Rocha  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

Toda pessoa, física ou jurídica, que tenha inventado uma nova tecnologia, seja para produto, seja para processo, pode registrar uma patente.

Quem pode registrar patente?

É desnecessário recorrer a um advogado ou agente de propriedade intelectual para fazer um registro de patente ou marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O que é necessário para registrar uma patente?

Aprenda qual o processo para pedir a proteção de sua invenção através de patente
  1. Verifique se seu produto é patenteável. Nem tudo pode ser patenteado. ...
  2. Faça uma busca. ...
  3. Escreva um pedido de patente. ...
  4. Deposite o pedido. ...
  5. Solicite o exame de sua patente. ...
  6. Peça sua carta-patente. ...
  7. Pague todas as taxas.

Como funciona o registro de uma patente?

O registro de patentes e marcas é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio de um procedimento burocrático, mas muito importante para o empreendedor. Esse processo visa à proteção e à garantia de direitos sob invenção ou marca e traz diversas vantagens ao negócio.

O que é uma patente o que não pode ser registrado como patente Quem pode registrar uma patente?

A patente é um privilégio concedido pelo Estado aos inventores (pessoas física ou jurídica), detentores do direito de invenção de produtos e processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente. O registro da patente protege de concorrentes uma invenção ou uma criação industrializável.

COMO REGISTRAR PATENTE

22 questões relacionadas encontradas

O que não pode ser registrado como patente?

Segundo a Lei de Propriedade Intelectual, estão entre as criações que não podem ser patenteadas:
  • Descobertas, teorias científicas e conceitos abstratos;
  • Metodologias matemáticas;
  • Métodos (de ensino, comércio, apresentação etc.);
  • Obras arquitetônicas, artísticas, literárias e estéticas;
  • Regras de jogos;

Quais são os três requisitos previstos na norma para patentear uma invenção é um modelo de utilidade?

Requisito de aplicação industrial

Não havendo aplicação industrial, a invenção não é patenteável. Por outro lado, os requisitos básicos para a patente de modelo de utilidade são: novidade, ato inventivo e aplicação industrial.

Quanto tempo leva para registro de uma patente?

INPI: tempo médio para registrar patente no Brasil é de 5,8 anos.

Qual o valor para registrar uma patente?

Quanto custa registrar uma patente? O custo do depósito inicial do pedido de registro é bastante acessível e, pelo site do INPI, pode ser de R$ 70,00.

Qual o órgão onde é feito o registro de uma marca ou patente?

Para propriedade industrial, que abarca registro e concessão de Marcas, Patentes, Desenho Industrial, Transferência de Tecnologia, Indicação Geográfica, Programa de Computador e Topografia de Circuito Integrado, o órgão responsável é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É possível patentear uma ideia?

Posso patentear uma ideia? Não. Em primeiro lugar, a Lei de Propriedade Industrial (LPI) exclui de proteção como invenção e como modelo de utilidade uma série de ações, criações, ideias abstratas, atividades intelectuais, descobertas científicas, métodos ou inventos que não possam ser industrializados.

Quanto custa registrar uma marca 2021?

Taxa Federal de Concessão

O valor em 2021 é de R$ 298,00 para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Esta taxa envolve a emissão do certificado de registro da marca, que é válido por dez anos, podendo ser renovado após este período.

Quais são as hipóteses de transferência da marca?

Entre os principais motivos que levam a transferência de uma marca, estão:
  • a venda da marca para outra pessoa/empresa;
  • a necessidade de troca de titular;
  • o desejo de transferir a titularidade de pessoa física para pessoa jurídica;
  • quando o titular fecha a empresa, mas deseja preservar a marca.

Quais os requisitos que devem ser cumpridos quanto a invenção e aos modelos de utilidade?

Os três requisitos básicos para a patenteabilidade são: (1) a novidade, ou seja, deve ser algo novo, em outras palavras a invenção ou modelo de utilidade não deverá estar em uso público ou em conhecimento por pessoas; (2) utilidade e aplicação industrial, a grosso modo dizendo deve ser útil, a invenção deverá realizar ...

Por que não pode ser considerado como invenção e nem modelo de utilidade programas de computador em si?

1. Programa de computador em si A Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) exclui de seu escopo de regulação, por não serem considerados invenção ou modelo de utilidade (Art. 10), os programas de computador em si.

Quais os direitos descendentes de marcas e patentes?

Quem registrar primeiro passará a ter todos os direitos sobre o uso da marca. Isso significa que, se alguém registrou uma marca que você já está usando, mesmo depois de você começar a usar, você poderá ter que pagar pelo direito de uso ou então ter que mudar seu produto ou serviço de nome.

Quais os tipos de patente?

Embora se utilize o termo patente de forma genérica, patentes no Brasil só existem dois tipos de patentes no Brasil (Patente de Invenção e Modelo de Utilidade). Dentro da Propriedade Industrial, existem outras formas de proteger as invenções como as marcas, desenho industrial, programa de computador e cultivares.

Como registrar uma marca de graça?

O INPI disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Push-INPI. Com este serviço, você irá receber automaticamente no seu e-mail, qualquer aviso ou atualização referente ao processo. Para se cadastrar acesse este link, em seguida informe seu número de processo e pronto!

O que é preciso para registrar uma marca?

Como patentear a marca? Para patentear a marca, é preciso fazer um registro no INPI, que deverá conter todas as informações sobre o autor, além de um relatório que descreve o objeto a ser protegido, já que é necessário saber a importância da obra e evitar que outras pessoas a usem sem pagar nada ao autor.

É preciso ter CNPJ para registrar uma marca?

Respondendo à pergunta: Não. Você não precisa ter uma empresa para registrar uma marca. Portanto, aproveitar as vantagens dessa proteção, não é uma exclusividade de pessoas jurídicas. Mas, independente de ser uma pessoa física, é preciso confirmar porque motivo ou qual a relação que você tem com essa marca.

Como patentear uma ideia no Brasil?

Para patentear uma ideia apenas é preciso que o autor possa provar que desenvolveu algo que pode ser realmente reproduzido e que ainda não existe. Ou seja, é preciso que o objeto da patente seja inovador e que esteja dentro do que os órgãos competentes entendem como patenteável.

Como patentear uma ideia online?

Faça o cadastro no INPI

O passo seguinte para conseguir patentear uma ideia é cadastrá-la no INPI através de uma área específica do site. Você mesmo pode fazer ou também pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada, se preferir.

Como se escreve patentear?

Significado de Patentear

verbo transitivo direto Fixar a patente de; inscrever com patente: eles patenteavam as composições. Etimologia (origem da palavra patentear). Patente + ear.

O que precisa para registrar um projeto no cartório?

Não há nenhum órgão oficial ou procedimento legal específico para catalogar ideias, projetos ou criações abstratas. É isso mesmo, a legislação brasileira (e de vários outros países, embora eu não possa afirmar categoricamente que são todos) não considera que as ideias estejam sujeitas à proteção jurídica.

Artigo anterior
Qual a autonomia do Cessna 182?
Artigo seguinte
Por que porque porquê ou por quê?