Quem pode instituir a servidão administrativa?

Perguntado por: Lisandro Fernandes Pinheiro  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

Resumo: A Servidão administrativa é tida como o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública.

Como se constitui a servidão administrativa?

servidão de passagem). A servidão administrativa é o direito real público que autoriza o Poder Público a usar a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse público (ex: colocação de postes de energia; passagem de oleoduto ou caminho; placas de sinalização).

Quando é que o ocorre a servidão administrativa?

Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. ... 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.

Como funciona o sistema de servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Quais são as características da servidão administrativa?

Características da Servidão Administrativa: são três as características da Servidão Administrativa, admitidas pelo nosso Direito Público: Ônus real; Incide sobre um bem particular; Finalidade de permitir a utilização pública.

Servidão administrativa - restrições ao direito de propriedade

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre desapropriação e servidão administrativa?

A DESAPROPRIAÇÃO possui caráter definitivo, pois o bem não retorna ao proprietário, enquanto que a servidão tem caráter temporário, não alterando o registro da propriedade, sendo em regra não indenizável.

São causas extintivas da servidão administrativa?

Também são causas extintivas da servidão: a perda da coisa gravada; a transformação da coisa por fato que a torne incompatível com o seu destino; a desafetação da coisa dominante; a incorporação do imóvel serviente ao patrimônio público (consolidação).

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Como funciona a servidão de passagem?

A servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, por meio do qual um dos imóveis adquire o direito de utilizar um caminho de acesso através do segundo imóvel, aumentando assim sua utilidade e que se constitui diante da liberdade dos proprietários em contratar.

Qual a medida da servidão de passagem?

O usual nesses casos é uma largura mínima de 2,5 metros.

O que é Estado de servidão?

substantivo feminino Estado do servo, condição da pessoa escrava; escravidão. Privação da independência ou da liberdade; sujeição, dependência. Condição de quem se sujeita, de quem se submete sem hesitar; submissão. ... Etimologia (origem da palavra servidão).

Qual a natureza jurídica da servidão?

A servidão tem natureza jurídica de direito real sobre coisa alheia de gozo ou fruição. É um direito exercido sobre uma coisa imóvel pertencente a outrem, uma vez que não se admite servidão sobre coisa própria. Nisso a servidão se distingue da propriedade, que é um direito real sobre coisa própria.

O que é uma área de servidão?

Segurança e preservação

Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

São elementos comuns a servidão administrativa?

A servidão tem por característica a presença de dois elementos distintivos para sua determinação: a coisa serviente (no polo passivo) e a coisa dominante (no polo ativo), existindo uma relação de utilidade da primeira para a segunda, a qual representa uma finalidade.

O que é constituição de servidão?

Constituição das servidões

As servidões se instituem quando é necessária certa concessão de um imóvel para que outro tenha uma específica utilidade. É o caso, por exemplo, de um terreno loteado no meio de um quarteirão sem acesso à rua, sendo necessária a concessão de passagem por algum dos lotes em seu entorno.

Como instituir servidão de passagem?

Para que se institua uma servidão de passagem, é necessário o acordo entre os donos dos dois imóveis, que deve ser por escrito e registrado na matrícula do imóvel que irá ceder a servidão, no Registro de Imóveis.

Quem tem direito a servidão de passagem?

O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

O que vem a ser servidão de passagem?

A servidão de passagem é um direito real que recai sobre coisa alheia, constituído por declaração expressa do proprietário ou por testamento, e que deve ser registrado no Cartório de Imóveis.

Como transformar servidão em rua?

A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.

O que é servidão exemplo?

A servidão deve ser utilizada da forma mais adequada o possível e com civilidade, ou seja, não se pode, por exemplo, a pessoa titular do direito de tirar água do imóvel do vizinho, fazer com que este vizinho fique privado da água do imóvel ou que torne-a imprópria.

O que é a limitação administrativa?

Limitação administrativa outra coisa não é senão uma imposição de ordem pública genérica, fundada no poder de polícia do Estado, restringindo, com base na lei, o exercício do direito de propriedade no interesse da coletividade. Apesar da denominação, a limitação só pode ser estabelecida por lei em sentido estrito.

Quais as modalidades de intervenção do Estado na propriedade privada?

– Intervenção na propriedade – excepcionalmente o Estado intervirá na propriedade, restringindo-lhe seu caráter absoluto, exclusivo ou perpétuo. Há duas formas de intervenção: a restritiva (limitação administrativa, servidão administrativa, requisição, ocupação temporária e tombamento) e a supressiva (desapropriação).

É correto afirmar que a chamada desapropriação indireta?

É correto afirmar que a chamada desapropriação indireta

(A) difere da desapropriação por utilidade pública, embora também fundada em decreto da entidade expropriante, por ser a respectiva ação judicial promovida pelo proprietário ou possuidor e não pelo Poder Público.

Quais são as principais diferenças entre a requisição e a desapropriação?

Primeiramente, a requisição somente incide sobre os bens privados, enquanto na desapropriação há a possibilidade da incidência administrativa vertical, da União para os bens dos estados e municípios, e destes para a municipalidade.

O que é a requisição administrativa?

A requisição administrativa é uma modalidade de intervenção do Estado na propriedade privada, um ato administrativo unilateral consistente na aquisição de bens, móveis ou imóveis, ou de serviços pertencentes ao particular[4] para atendimento de uma necessidade pública urgente.

Artigo anterior
Qual a matéria prima do elastano?
Artigo seguinte
Como tomar um remédio sublingual?