Qual a importância da queixa na realização de um diagnóstico Psico-pedagógico?

Perguntado por: Cristiana Andreia de Gonçalves  |  Última atualização: 16. April 2022
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A “QUEIXA” ou motivo do Encaminhamento
Nesse caso, o psicopedagogo organiza os dados necessários para compreender o problema de aprendizagem, o significado do problema e sua causa. A “queixa” apresentada pelos pais e/ou pela escola precisa ser analisada e compreendida nos seus diferentes significados.

O que é a queixa para o psicopedagogo?

Queixa é o sintoma que a escola, os pais ou responsável traz para o psicopedagogo de um sujeito. Segundo Andrade (1998): A queixa constitui-se de uma reclamação, de um sintoma, de algo que não vai bem com o sujeito, neste caso, com seu processo de aprendizagem.

Qual a importância do diagnóstico Psico-pedagógico?

Ressalta-se a importância de observar a especificidade do diagnóstico psicopedagógico no sentido de haver uma busca, uma investigação sobre o aprender e o não aprender. ... Já para Weiss (2012), o diagnóstico psicopedagógico possibilita a compreensão da forma individual do aprender, ou seja, da singularidade do sujeito.

Qual é a importância da queixa na avaliação e na intervenção psicopedagógicas?

Inicialmente, deve-se perceber, na consulta inicial, que a queixa apontada pelos pais como motivo do encaminhamento para avaliação, muitas vezes pode não só descrever o “sintoma”, mas também traz consigo indícios que indicam o caminho para início da investigação.

Quais são os elementos do diagnóstico Psico-pedagógico?

O diagnóstico psicopedagógico institucional já é considerado, portanto, um momento onde as intervenções começam a ser tecidas pois, a partir do olhar investigativo e atento do psicopedagogo, alguns princípios como: análise do contexto e leitura do sintoma; explicações das causas que coexistem temporalmente com o ...

Entenda TUDO sobre a queixa psicopedagógica

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Como fazer um diagnóstico Psico-pedagógico?

Alguns passos da Sequência Diagnóstica
  1. Entrevista com o (a) professor (a) e com a equipe escolar;
  2. Entrevista com os pais;
  3. Sessões lúdicas centradas na aprendizagem;
  4. E.O.C.A.
  5. Complementação com provas e testes;
  6. Desenhos e jogos;
  7. Testes Projetivos Psicopedagógicos;
  8. Avaliação da leitura e da compreensão leitora;

Como fazer o diagnóstico Psico-pedagógico?

O que é o Diagnóstico Psicopedagógico?
  1. Entrevista inicial com responsável tem por objetivo colher os primeiros dados sobre as inquietações da família frente às dificuldades vivenciadas pela criança.
  2. Anamnese que é o levantamento de dados sobre a história de vida.

Como funciona a intervenção psicopedagógica e sua importância?

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.

Qual a importância dos testes para avaliação psicopedagógica?

Testes Psicopedagógicos são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos testes psicopedagógicos permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para a escola, pais e na clínica.

Em que consiste a intervenção psicopedagógica?

Na intervenção psicopedagógica o procedimento adotado visa interferir no processo, com o objetivo de compreendê-lo explicitá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para o paciente, quebrando o padrão e as dificuldades anteriores gradativamente, aprimorando suas habilidades e superando seus déficits de ...

O que é um diagnóstico psicopedagógico?

Diagnósticos em psicopedagogia. Um modelo de diagnóstico psicopedagógico é proposto com base na diferença entre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. ... Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem podem ocorrer simultaneamente.

Qual a importância da anamnese psicopedagógica?

A anamnese tem como objetivo: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, estabelecendo assim a confiança da pessoa. Esse procedimento, às vezes, é o único instrumento para se chegar a um diagnóstico, coletam-se as informações necessárias para elaborar as hipóteses diagnósticas.

Quais os critérios de diagnósticos O profissional da psicopedagogia utiliza para compreender a falha na aprendizagem?

2 O Psicopedagogo Clínico

Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.

Como é o atendimento de um psicopedagogo?

O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. Caso a escola tenha chegado a contatar os pais sobre a dificuldade de aprender do mesmo, essa informação também deve ser repassada ao profissional.

Como fazer um relatório psicopedagogo?

Como elaborar um Relatório Psicopedagógico e(ou) Neuropsicopedagógico?
  1. Dentre os profissionais da área sempre surgem dúvidas acerca de como elaborar certos documentos. ...
  2. Como deve ser a Estrutura? ...
  3. Observe os cinco itens que o mesmo deve apresentar:
  4. Identificação. ...
  5. Descrição da Demanda. ...
  6. Procedimento(s) ...
  7. Análise. ...
  8. Conclusão.

O que fazer no primeiro dia de atendimento psicopedagógico?

O papel inicial do psicopedagogo deverá estar voltado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do paciente/aprendente para poder diagnosticar os problemas e suas causas.

Quais são os testes que podem ser utilizados no atendimento psicopedagógico?

Alguns testes são de uso exclusivo do psicólogo, como as Provas de Inteligência (Wisc), Testes Projetivos, Avaliação Perceptomora. Testes de Apercepção Infantil (Cat), Teste de Apercepção Temática (TAT).

Qual o objetivo da avaliação psicopedagógica?

O principal objetivo da avaliação psicopedagógica é realmente buscar um melhor entendimento sobre a maneira de pensar e o jeito de aprender de cada criança, com o intuito de detectar as causas das dificuldades que estão aparecendo e indicar caminhos necessários para modificar o percurso da aprendizagem de cada criança.

Quais são as provas utilizadas para a avaliação psicopedagógica?

Para o presente trabalho, foram utilizadas as seguintes provas psicopedagógicas: Anamnese, Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar (TDE), atividades de leitura, escrita, aritmética e interpretação textual.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.

Como deve ser o trabalho da Psicopedagogia na função curativa dentro do ambiente escolar?

O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.

Como elaborar uma proposta de intervenção pedagógica?

Para planejar uma intervenção pedagógica, é importante avaliar os alunos para identificar os pontos que precisam ser melhorados. A partir da avaliação e análise de resultados, as intervenções podem ser planejadas e passam por diversas estratégias.

Como se faz uma avaliação psicopedagógica?

De um modo geral, os procedimentos utilizados numa avaliação psicopedagógica incluem entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência ...

Como fazer uma anamnese psicopedagógica?

O formulário da anamnese deve incluir um registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas. A anamnese tem como objetivo: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, estabelecendo assim a confiança da pessoa.

O que o psicopedagogo precisa observar no contexto do diagnóstico clínico para realizar seu trabalho?

Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos: Escrita – Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc. Leitura – Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.

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