Quem pode fazer uma representação?

Perguntado por: Vítor Faria Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

A representação é disciplinada no art. 39 do Código de Processo Penal, segundo o qual trata-se de um direito que “poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial”.

Quem pode oferecer a representação?

A pessoa jurídica pode oferecer representação. Nesse caso, ela deve ser feita por meio da pessoa indicada no respectivo contrato social ou por seus diretores e sócios-gerentes. A representação poderá ser dirigida ao juiz, ao representante do Ministério Público e à autoridade policial.

Como faço para fazer uma representação contra alguém?

Para representar criminalmente contra alguém não é necessário que a vítima constitua advogado, bastando dirigir-se ao órgão responsável por colher a representação e informar seu desejo de fazê-lo.

Quem são os legitimados a realizar a representação do ofendido?

A legitimidade para representar, isto é, a titularidade do direito de representação é do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, nos termos do art. 24 do código. ... Esse direito de representação pode ser exercido pessoalmente pela vítima ou por procurador com poderes especiais, conforme disposto no art.

Quem é o titular da ação penal pública condicionada à representação?

a) o titular da ação penal pública condicionada à representação é a vítima ou o seu representante legal.

REPRESENTAÇÃO! O QUE É, E COMO FAZER? I DANIEL PÉRES

29 questões relacionadas encontradas

Quem pode oferecer queixa?

A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

O que é a representação no direito penal?

A representação criminal é o meio cabível, para que seja instaurado o devido inquérito policial ou denúncia pelo Ministério Público, nos casos de crimes de ação penal pública condicionada à representação.

O que significa representar alguém?

Significado de Representar

Demonstrar numa conversa ou por escrito: representar uma teoria, religião. Ser procurador ou representante de: os deputados representam o povo. Ser embaixador, diplomata de: o senhor representa bem seu país.

Como trabalhar com representante?

O representante comercial é um profissional autônomo e para trabalhar nesse ramo é preciso seguir o seguinte processo:
  1. 1- Fazer a Carteira do Orgão de Classe. ...
  2. 2-Increver-se no INSS. ...
  3. Buscar empresas para fazer representação.

Quais são os crimes que precisam de representação?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

Como representar uma ameaça?

147 do Código Penal Brasileiro os fatos acima narrados enquadram-se perfeitamente no crime de Ameaça assimtipificado Art. 147 - Ameaçar alguém por palavra escrito ou gesto ou qualquer outro meio simbólico de causar-lhe mal injusto e grave. Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

Como fazer a representação no crime de ameaça?

Frise-se ainda que a ameaça é um crime de Ação Pública condicionada à Representação, isto é, a vítima tem que fazer o boletim de ocorrência e dizer que quer dar seguimento na ação criminal, que quer representar contra o seu agressor, para que a ação penal tenha seguimento.

O que é preciso para representar um boletim de ocorrência?

Nos boletins de ocorrência geralmente consta, ao final do documento, um trecho previamente pronto que prevê que o noticiante deseja representar. Bastaria, portanto, a assinatura no documento para que, diante da expressão ali constante, tal ato fosse entendido como a representação formalizada.

O que é a representação do ofendido e como ela deve ser apresentada?

Representação do ofendido ou de seu representante legal. Trata-se da chamada delatio criminis postulatória, que é o ato mediante o qual o ofendido autoriza formalmente o Estado (através do MP) a prosseguir na persecução penal e a proceder à responsabilização do autor do fato, se for o caso.

Quem pode propor ação de denunciação caluniosa?

O crime é comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por advogado e pelas autoridades titulares dos procedimentos elencados no tipo. Por exemplo, o promotor de Justiça eleitoral que denunciar alguém para fins eleitorais o sabendo inocente pratica o delito.

Qual é o significado de representar?

1. Patentear, revelar, mostrar. 2. Reproduzir pela pintura, escultura, gravura, etc.

O que é representação da vítima?

Em alguns delitos, pela menor gravidade, a lei concede à vítima a decisão de iniciar ou não uma ação penal do fato delituoso, que é a chamada “representação”.

O que acontece quando uma pessoa faz um BO para outra pessoa?

É o Auto de Prisão em Flagrante ou o Inquérito policial, iniciados pelo boletim de ocorrência, que vai para a apreciação do Ministério Público, que formará a sua “opinio delict” sobre os fatos e decidirá se o “comunicado” do B.O será denunciado ou não pela prática de crime.

O que é representação no crime de ameaça?

O que é a representação? O processo contra o autor do crime de ameaça somente acontece mediante representação, ou como se diz popularmente “tocar para a frente”, “seguir adiante”.... A representação do crime não precisa ser imediata.

O que é a representação qual o prazo para Apresentá-la?

O prazo decadencial da representação é de 6 (seis) meses contados do conhecimento da autoria do fato, a teor do artigo 38 do Código de Processo Penal, razão pela qual o prazo é processual, pois versa a respeito do direito de ação, mas tem efeitos claramente penais, uma vez que extingue a punibilidade; logo, a contagem ...

Precisa de advogado para entrar com Queixa-crime?

É necessário um advogado para fazer uma queixa-crime? Sim. Para fazer uma queixa-crime, é necessário que o ofendido ou seu representante legal sejam assistidos por advogado ou defensor público.

Quais crimes cabe Queixa-crime?

E quais são os crimes que estão sujeitos à ação penal privada?
  • crimes contra a honra (artigo 145 do Código Penal);
  • calúnia (artigo 138 do Código Penal);
  • difamação (artigo 139 do Código Penal;
  • injúria (artigo 140 do Código Penal);
  • esbulho possessório de propriedade particular (artigo 161, parágrafo 3º, do Código Penal);

Como elaborar uma queixa crime?

Requisitos: Deve conter todos os requisitos do art. 41 do CPP: imputação do crime, pedido de condenação, qualificação do acusado e, quando necessário, rol de testemunhas. Prazo: deverá ser oferecida no prazo de 6 meses a contar do momento que o ofendido tomou ciência da autoria do delito, sob pena de decadência (art.

De quem é a titularidade da ação penal?

Porém atualmente, o titular da ação penal não é o Estado, mas sim o Ministério Publico, o qual integra o Estado, mas tem autonomia. Na ação penal não atua o Ministério Público como advogado ou representante processual do Estado.

Artigo anterior
Como o nitrogênio é assimilado pelas plantas?
Artigo seguinte
Qual é o melhor Firewall gratuito?