Quem pode extinguir um cargo público?

Perguntado por: Lourenço Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

Conforme a norma atual, a extinção de cargos apenas pode ser aplicada por meio da aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. Logo, o presidente da República não tem poderes para extinguir cargos do serviço público através de decretos presidenciais, por exemplo.

Como se dá a extinção de cargo público?

4o Autorizada por lei, a extinção de cargo público far-se-á mediante ato privativo do Presidente da República. Art. 5o Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável nele investido será imediatamente posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao respectivo tempo de serviço.

Quem pode extinguir cargo público vago?

Com o objetivo de organizar a administração federal, o presidente da República pode, mediante decreto, extinguir cargo público, quando vago, bem como órgão público.

Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

É possível mudar de cargos públicos?

IMPOSSIBILIDADE. OFENSA AO ARTIGO 37 , II , DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL – NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DA EXIGÊNCIA DE CONCURSO PÚBLICO. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE. JURISPRUDÊNCIA CONSOLIDADA DESTE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE IMPEDE ASCENSÃO, TRANSFERÊNCIA, ENQUADRAMENTO, MUDANÇA OU TRANSFORMAÇÃO EM OUTRO CARGO.

Extinção do cargo público. Como fica a situação do servidor que o ocupava?

18 questões relacionadas encontradas

Como mudar de cargo no setor público?

Baseado em experiências do próprio Poder Político, o meio mais adequado para a contratação para um cargo público é por meio dos tão conhecidos, concursos públicos – mesmo passivo a falhas e vícios.

Como subir de cargo sendo concursado?

A maneira mais efetiva disto ocorrer é por meio de novos concursos internos. Você pode subir na carreira iniciando em um cargo inferior e no decorrer do tempo realizar provas para cargos maiores. Também é possível já iniciar em um cargo melhor e receber convites de seus chefes para fazer provas e ocupar a nova vaga.

Quais os critérios de perda do cargo apresentados pela lei nº 9.801 99?

I - menor tempo de serviço público; II - maior remuneração; III - menor idade.

Quando se adquire a estabilidade no serviço público?

Para adquirir o direito à estabilidade, o servidor precisará passar por seis avaliações semestrais. Ele poderá ser demitido por mau desempenho em qualquer uma dessas seis análises. Só depois de três anos de contrato e avaliações positivas é que o funcionário terá a estabilidade.

Que é concursado pode ser demitido?

A demissão do servidor público pode ocorrer apenas em casos específicos. Em síntese, há hipóteses em que o funcionário pode, ou não, ser demitido e dependerá de alguns fatores que deverão ser investigados e julgados por um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

É admitida a extinção pelo presidente da República mediante decreto de cargo público que esteja vago?

Somente mediante lei em sentido formal é admitida a criação e extinção de funções e cargos públicos, ainda que vagos; logo, o decreto presidencial é inconstitucional por ofensa ao princípio da reserva legal.

Quem tem competência para criação transformação e extinção de cargos públicos FC?

A criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas do Poder Executivo exige lei de iniciativa privativa do Presidente da República, dos Governadores dos Estados e do Distrito Federal e dos Prefeitos Municipais, conforme seja federal, estadual ou municipal a Administração interessada, abrangendo ...

O que é cargo em extinção na Vacancia?

No que pertine à extinção de cargos na vacância, entendemos que a não incidência no cômputo seria possível nas contratações realizadas, para desempenharem atividades-meio, na medida em que estes cargos forem extintos, sendo desnecessário aguardar a vacância de todos os cargos existentes.

O que fundamenta a exoneração do servidor público?

Uma questão rotineira é a exoneração de servidor em cargo comissionado, em que a administração pode o exonerar pelo simples fato de não ter interesse em manter aquele funcionário. No entanto, a exoneração também pode acontecer após o estágio probatório, nos casos em que o servidor é considerado inapto para o cargo.

Como regra a criação e a extinção de órgãos públicos não pode acontecer por decreto do Chefe do Poder Executivo mas apenas por lei?

Como regra, a criação e a extinção de órgãos públicos não pode acontecer por decreto do chefe do Poder Executivo, mas apenas por lei.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Como surgiu a estabilidade no serviço público?

Origem da estabilidade no serviço público. O instituto da estabilidade no serviço público surgiu no ordenamento jurídico brasileiro em 1915, com a Lei nº 2.942, que estabelecia que o servidor com mais de dez anos de serviço só poderia ser afastado de seu cargo após processo administrativo.

Quais os requisitos para um servidor público obter a estabilidade?

Hoje, segundo o artigo 41 da Constituição, introduzido no cenário constitucional pela Emenda 19/1998, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Como condição para a aquisição da estabilidade?

Segundo a Constituição Federal brasileira, duas são as condições para que um servidor venha adquirir estabilidade: (i) efetivo exercício no serviço público por três anos e (ii) ser aprovado por comissão de avaliação especial de desempenho.

Quais são os direitos do cargo comissionado?

Por serem regidos pela CLT, servidores comissionados têm direito:
  • ao pagamento de salário compatível com as suas atribuições;
  • férias remuneradas;
  • 13° salário e;
  • em caso de exoneração, remunerações proporcionais referente ao 13° e as férias acumuladas no período.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

Que direitos tem um servidor estável exonerado em razão da necessidade de redução de despesas com pessoal fundamento constitucional?

Trata-se de hipótese de perda de cargo de forma não punitiva, prevista no art. ... Por fim, é importante lembrar que esse servidor exonerado por excesso de despesas do Poder Público terá direito à indenização pela perda do cargo, consistente a um mês de remuneração por ano de serviço, conforme disposto no art.

Quem é concursado pode ser promovido?

Por meio das legislações supracitadas, é garantido aos servidores públicos o direito de obter aumentos periódicos de salários, bem como a oportunidade de progredir automaticamente na carreira. Isso ocorre, por exemplo, conforme o tempo de serviço no órgão público, podendo ser a cada três anos ou mais.

Quem faz concurso público tem direito a folga no trabalho?

59-A: “Art. 59-A. O empregado terá direito a compensar as horas em que se ausentar para realizar concurso público ou participar de seleção de emprego na iniciativa privada.

Quem pode acumular cargo público?

Então, a acumulação ou cumulação de cargos se aplica às pessoas que trabalham na administração pública: direta (União, Estados ou Municípios e Distrito Federal); ou. indireta (autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias); ou.

Artigo anterior
É normal as veias aparecem muito?
Artigo seguinte
O que comer no café da manhã para secar a barriga?