Quais são os princípios básicos da mediação e da conciliação?

Perguntado por: Rodrigo Neto  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

Os mediadores e conciliadores atuam de acordo com princípios fundamentais, estabelecidos na Resolução nº 125/2010: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.

Quais são os princípios da mediação e conciliação?

Conforme o caput artigo 166 do código de processo civil, a conciliação e a mediação serão informados pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

Quais os princípios que regem a mediação?

Quais os princípios da mediação?
  1. Princípio da imparcialidade do mediador. ...
  2. Princípio da isonomia. ...
  3. Princípio da oralidade. ...
  4. Princípio da informalidade. ...
  5. Princípio da autonomia da vontade das partes. ...
  6. Princípio da busca do consenso. ...
  7. Princípio da confidencialidade. ...
  8. Princípio da boa-fé

Qual é o princípio da conciliação?

Conciliação: É uma forma de solucionar conflitos onde as partes envolvidas aceitam que uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, faça o papel orientá-las para chegarem a um acordo.

São princípios instituídos na mediação?

Os princípios orientadores da mediação trazidos pela Lei da Mediação são a imparcialidade do mediador, a isonomia entre as partes, a oralidade, a informalidade, a autonomia da vontade das partes, a busca do consenso, a confidencialidade e a boa-fé5.

Direito Processual Civil em Tópicos | Art. 166 | Princípios da Conciliação e Mediação

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da mediação?

Ainda para MORAES (1999), algumas características da mediação que são às seguintes: privacidade, economia financeira e de tempo, oralidade, reaproximação das partes, autonomia das decisões e equilíbrio das relações entre as partes.

Qual a principal característica da mediação?

A mediação acaba com a imprevisibilidade do desfecho do processo e concede às partes o tempo necessário para alcançar a solução de seus problemas cuja resolução, às vezes está além da capacidade de decisão do Juiz.

Qual a principal diferença entre a mediação e conciliação?

Na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito (art. 165, § 2º). Já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas proponham as próprias soluções (art. 165, § 3º).

Qual é o principal objetivo da conciliação?

A conciliação é um meio de resolução de conflitos através do qual as partes, mediadas por uma terceira pessoa (o conciliador), discutem a possibilidade de realização de acordo sobre o bem da vida discutido entre eles.

Quais são os tipos de conciliação?

Quais são os tipos de conciliações?
  • Conciliação Contábil. Periodicamente, todas as empresas precisam realizar a análise dos saldos de todas das suas contas contábeis. ...
  • Conciliação Fiscal. ...
  • Conciliação Bancária. ...
  • Conciliação de Ativos.

Quais são as formas de mediação?

Diversos são os métodos utilizados pelos mediadores para chegar a um resultado satisfatório, porém, os principais modelos são os seguintes: modelo facilitativo, modelo transformativo, modelo circular-narrativo e modelo avaliativo.

Quais são as regras que regem o procedimento de conciliação e mediação?

Artigo 1º - São princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais: confidencialidade, competência, imparcialidade, neutralidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes.

Quais são os dois modos que a mediação pode ser?

Mediação do tipo transformativa; Mediação do tipo warattiana; e. Mediação do tipo Med-Arb.

O que é mediação e conciliação?

A conciliação e a mediação são métodos consensuais de solução de conflitos nos quais as próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica com o auxílio do conciliador ou do mediador, pessoa capacitada e neutra que orienta os envolvidos buscando construir em conjunto alternativas ...

Quais as técnicas mais utilizadas na conciliação e mediação?

Conheça as 6 técnicas de mediação de conflitos mais eficazes
  1. Escuta ativa. Um dos principais trabalhos do mediador é esclarecer os conflitos trazidos a uma sessão, utilizando uma técnica específica para ouvir os fatos expostos por cada litigante. ...
  2. Rapport. ...
  3. Sessões individuais (caucus) ...
  4. Brainstorming. ...
  5. Parafraseamento. ...
  6. Resumo.

Quais são os benefícios da mediação ou conciliação?

A principal vantagem é a possibilidade de resolver o conflito de forma mais rápida, menos onerosa e menos desgastante. Outro ponto é que a resolução costuma ser considerada mais justa já que os próprios envolvidos a constroem.

Qual é o objetivo da mediação?

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos.

Quais são as principais técnicas de mediação de conflitos?

Muitas são as maneiras que o mediador pode se valer para estimular o diálogo, entre as técnicas mais usadas, destacam-se: Escuta ativa, perguntas abertas, estímulo à empatia, anotações, resumo, paráfrase – melhor compreensão, reformulação – aspecto positivo; Separar pessoas dos problemas, concentrar nos interesses e ...

O que diz o artigo 334 do CPC?

Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.

O que é o conceito de mediação?

Conceito: A Mediação é uma forma de solução extrajudicial de controvérsias em que o terceiro Mediador (ou mediadores se mais de um) tem a função de aproximar as partes, para que elas negociem diretamente a solução desejada de sua divergência. A Mediação mantém o poder decisório com as próprias partes conflitantes.

Qual a semelhança entre mediação e conciliação?

A principal semelhança entre a mediação e a conciliação trata dos princípios que os regem: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade e autonomia.

Quem pode fazer conciliação e mediação?

Para se tornar conciliador ou mediador judicial é necessário preencher os requisitos exigidos por lei e/ou por outros atos normativos internos dos Tribunais, para cada uma dessas funções. O conciliador deve ser graduado em curso superior e capacitado na forma da Resolução CNJ n. 125/2010.

O que é mediação exemplos?

A mediação é um meio de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos.

Quais as principais características da conciliação?

A mediação e a conciliação têm, em comum, as seguintes características: (a) ambas são técnicas de estímulo à autocomposição; (b) em ambas há a atuação de um terceiro; e (c) em ambas não é o terceiro que soluciona para o conflito.

Quando se utiliza a mediação?

Geralmente, a mediação é indicada quando as partes têm um relacionamento pessoal anterior, como os casos de família. Mas ela também se aplica a outras situações, nas quais as pessoas envolvidas mantinham e continuarão mantendo um relacionamento após a resolução do conflito.

Artigo anterior
Qual a relação entre o fígado ea vesícula biliar?
Artigo seguinte
O que começar com 500 reais?