Quem pode dar aula em cursos livres?

Perguntado por: Anna Juliana Anjos  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Os cursos livres estão dentro da modalidade de Educação Profissional, mas não são regulamentados pelo MEC. Por isso, qualquer pessoa que queira vender o seu conhecimento pode oferecer este tipo de curso, independentemente da formação que tenha.

Quem pode dar aula de cursos livres?

A resposta é fácil. Qualquer pessoa que tenha um nível avançado de conhecimento sobre o conteúdo. Não é necessário nenhuma formação específica para dar aulas em um curso livre.

O que diz a lei sobre cursos livres?

Cursos livres são legais com base no Decreto Presidencial N° 5.154. ... Não é necessário ter CNPJ para abertura de um curso livre. É permitido emitir certificados, mas eles não possuem validade oficial perante o MEC. Cursos livres não são enquadrados na categoria profissionalizante.

O que é necessário para ministrar cursos?

Para ministrar um curso, não basta gostar do assunto. É preciso ter muito conhecimento e familiaridade com ele – entre outras palavras, ser um expert. Afinal de contas, a experiência do produtor será o grande diferencial para que o público escolha participar daquele curso, e não de outros.

Quem pode dar curso com certificado?

Sim, podem. Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC. Porém, mesmo assim, emitir um certificado é uma excelente ideia para a sua escola.

Cursos Livres - O que são Cursos Livres? - Cursos Livres Valem a Pena?

22 questões relacionadas encontradas

O que é preciso para validar um certificado de curso?

É importante lembrar que todos os certificados emitidos pelo e-certificado.com possuem um código único de identificação e um QR CODE para facilitar a verificação de sua autenticidade. Basta acessar o link e-certificado.com/autenticar e digitar o código ou apontar seu celular para o QR CODE que aparece no certificado.

Qual a validade dos cursos livres?

Já os cursos livres podem ser realizados a qualquer tempo, e a emissão de certificados também fica a cargo da instituição ofertadora dos cursos, porém, estes não têm validade perante o MEC. Logo, o aluno não é considerado um especialista técnico.

Qual a carga horária máxima de um curso livre?

Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

Qual a diferença entre cursos livres e técnicos?

Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. ... Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais.

Como fazer certificado de curso livre?

Lembre-se dos elementos essenciais

Todo certificado de curso livre precisa ter informações básicas, como: nome do aluno, assinaturas, carga horária, local, data e o logo da sua instituição. Além disso, você pode customizar a aparência dele pra se adequar à sua identidade visual.

O que são cursos livres MEC?

Cursos de livre oferta

Tais cursos não possuem carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.

Qual a vantagem de fazer um curso livre?

Atualização dos conhecimentos

Para quem já é formado, os cursos livres garantem ao profissional a possibilidade de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos. Na realidade de quem já está inserido no mercado de trabalho, esse tipo de formação é interessante justamente pela objetividade e pela curta duração.

O que é o curso técnico?

O ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizadas em escolas secundárias ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

Quais os tipos de cursos técnicos?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem 185 possibilidades de cursos técnicos, divididos em 12 eixos tecnológicos:
  • Ambiente, Saúde e Segurança.
  • Apoio Educacional.
  • Controle e Processos Industriais.
  • Gestão e Negócios.
  • Hospitalidade e Lazer.
  • Informação e Comunicação.
  • Infraestrutura.
  • Militar.

Como saber se o certificado de um curso livre é válido?

Você sabe Como Verificar se seu Curso Online tem Certificado...
  • Verifique se seu certificado tem o Número de Registro;
  • Verifique se a instituição onde você concluiu o curso autentica o certificado, no caso da WR Educacional, procure por AUTENTICAR CERTIFICADO;

Qual a validade de um curso?

A certificação dos profissionais em qualquer dos três níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado.

Como criar um validador de certificado?

Para criar um validador de certificado personalizado
  1. Defina uma nova classe derivada de X509CertificateValidator .
  2. Implemente o método abstract Validate . O certificado que deve ser validado é passado como um argumento para o método.

Como validar um certificado pelo MEC?

Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Qual a diferença entre cursos técnicos e profissionalizantes?

Diferenças dos cursos técnicos e profissionalizantes

Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.

Quanto tempo leva para fazer um curso técnico?

Fazer um curso técnico é uma ótima opção para quem quer se especializar para o mercado de trabalho. Uma faculdade pode ser mais abrangente, mas o curso técnico é mais rápido – com uma duração média de dois anos – e a capacitação oferecida direciona especialmente para o mercado de trabalho.

Qual a importância de se fazer um curso técnico?

Os cursos técnicos aceleram a entrada do aluno no mercado de trabalho, além de preparar o mesmo, para lidar com uma sociedade desenvolvida tecnologicamente. Anteriormente o curso técnico era um pouco discriminado, e a graduação era o ápice.

Qual a diferença entre curso de Extensão e curso livre?

Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). ... Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC. Ou seja, qualquer empresa pode vender cursos desse tipo.

Pode colocar cursos livres no currículo?

Vale a pena colocar cursos livres no currículo? Na maior parte das vezes, a resposta pra essa pergunta é: sim. Os cursos livres mostram um aprofundamento em alguma expertise ligada à vaga desejada.

Artigo anterior
Como aliviar dor na coluna na hora de dormir?
Artigo seguinte
Qual é o salmo do Livramento?