Quem pode dar aso?

Perguntado por: Tomé Tomás Amorim de Mendes  |  Última atualização: 10. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é documento decorrente de Ato Médico e, portanto, pode ser assinado por qualquer médico registrado no Conselho Regional de Medicina de onde realiza o atendimento, desde que formalmente designado pelo Médico do Trabalho coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde ...

Quem é responsável pela emissão do ASO?

Quem pode emitir o Atestado ASO? O atestado ASO só pode ser emitido por um médico com especialização em medicina do trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou por uma equipe indicada e orientada pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Quem dá o ASO?

Onde fazer o ASO? Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é elaborado e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou um clínico geral faça o ASO, desde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) vigente da localidade onde trabalha.

Quem pode assinar a ASO?

Qual profissional pode emitir o atestado de saúde ocupacional? O atestado de saúde ocupacional deve ser emitido por um médico do trabalho ou um médico com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) indicado pelo médico coordenador de PCMSO (Programa do Controle Médico de Saúde Organizacional).

De quem é a responsabilidade do ASO?

O ASO é obrigatório a todos os empregadores e empresas que contratem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os custos referentes aos atestados e exames realizados devem ser pagos pelo empregador, ficando o empregado responsável pelo comparecimento à Clínica.

O que é ASO (Atestado de Saúde Ocupacional? Quais os tipos de ASO? Saiba isso e muito mais!

32 questões relacionadas encontradas

Pode fazer Aso sem o PCMSO?

. “1.8.6.1 A dispensa do PCMSO não desobriga a empresa da realização dos exames médicos e emissão do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.”

O que diz a NR sobre o ASO?

Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

De acordo com a NR 7, a primeira via desse documento deve ser entregue ao empregador e a segunda deve permanecer com o colaborador. A NR 7 determina a criação obrigatória do PCMSO como a forma mais adequada das empresas garantirem um ambiente seguro e saudável para seus empregados.

Qual o valor de um ASO?

A SSO Ocupacional trabalha com preços justos para nossos serviços. Portanto, os Exames Admissionais custam R$ 50,00.

Como emitir Aso online?

Basta acessar o RSNet e pronto. Você poderá emitir ASOs gerenciados pelo RSData, uma das mais completas soluções de gestão de SST do mercado, e tudo de forma prática, ágil, sem limite de vidas contabilizadas.

Pode trabalhar sem ASO?

As multas por não fazer o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e omitir outros documentos são diversas e geram riscos para a sobrevivência de uma empresa. Todavia, o atestado de saúde ocupacional é item obrigatório, de acordo com o artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O que deve constar no ASO?

Riscos ocupacionais que existem na atividade realizada por ele ou os que estão ausentes; Julgamento final que deverá indicar se o profissional está apto ou não para exercer a atividade; Data e assinatura do médico responsável pelo procedimento e carimbo contendo seu CRM.

Quais são os tipos de Aso?

Conheça 5 tipos de ASO
  • Admissional;
  • Demissional;
  • Retorno ao trabalho;
  • Mudança de função;
  • Periódico.

Qual é o prazo de validade do ASO?

O exame admissional, segundo a Norma Regulamentadora 7 (NR7), tem prazo de validade variável. O prazo é determinado conforme o grau de risco da função a ser exercida. Para atividades com grau de risco 1 e 2, o ASO é válido por 135 dias. Nas atividades com grau de risco 3 e 4, a validade do ASO é de 90 dias.

Pode fazer Aso pelo SUS?

O CFM acrescenta ainda que pela hierarquia das normas, o Manual de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde não invalida o que determina a CLT. Conclui que “nesse sentido, não cabe ao médico do SUS a realização do exame médico admissional, salvo melhor juízo”.

Pode fazer ASO por telemedicina?

A possibilidade de obter o ASO por telemedicina está respaldada em regulamentações específicas, como a Lei do Atestado Médico Eletrônico (Lei 14.510/22) no Brasil.

O que pode reprovar o ASO?

Mas, de forma geral, as principais causas para a reprovação de candidatos no exame admissional incluem: Doenças ou condições de saúde que possam comprometer a capacidade do candidato de desempenhar as atividades relacionadas ao cargo, como problemas de visão, audição, respiratórios, cardiovasculares, entre outros.

Como se faz um ASO?

A elaboração do ASO deve partir da avaliação clínica e exames complementares necessários para atestar a aptidão do colaborador às tarefas laborais. O que depende do ambiente e condições de trabalho, incluindo a presença de riscos ocupacionais, fatores relativos à organização do trabalho e doenças preexistentes.

Como informar o ASO no eSocial?

Para enviar um ASO no eSocial, o trabalhador deve estar previamente registrado e cadastrado no sistema. Para incluir um novo colaborador, use os eventos S-2190 (registro preliminar) e S-2200 (cadastro do trabalhador no eSocial).

É possível fazer exame admissional online?

Veja o que diz a Resolução CFM Nº 2.323, de 6 de Outubro de 2022 (grifo nosso): “É vedado ao médico que presta assistência ao trabalhador: Realizar exame médico ocupacional, com recursos de telemedicina, sem o exame presencial do trabalhador.

Quem paga o exame de admissão?

De acordo com o artigo 167 da CLT, é necessário que a empresa que você trabalha peça que exames sejam feitos pelos seus funcionários sejam pagas pela empresa. O empregado não precisa pagar nenhum exames, sendo que, na teoria, todo o processo de exame admissional deve ser responsabilidade da empresa.

O que é o ASO periódico?

O ASO periódico é um exame médico que os funcionários das empresas precisam realizar periodicamente para identificar possíveis problemas de saúde e atestar sua capacidade para continuidade da atividade atual. Em geral o exame periódico engloba anamnese ocupacional, além de exames físico e mental.

Quem pode fazer é assinar o PCMSO?

Ainda que não haja determinação expressa para tal, ao analisar todo o conteúdo da NR 7, fica evidente que quem pode assinar o PCMSO deve ser um médico do trabalho, profissional com todo o conhecimento teórico e prático necessário para analisar e se responsabilizar pelas informações ali contidas.

Quais NRS devem constar no ASO?

Eles devem conter:
  • Nome completo do trabalhador, número de registro da identidade e função;
  • Riscos ocupacionais específicos existentes na atividade, ou a ausência deles, conforme as instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST);

De quem é a responsabilidade de elaborar o mapa de risco?

De acordo com a NR5, o mapa de riscos deve ser elaborado pela CIPA com orientação SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) — onde ele existir — ou por empresas terceirizadas, que sejam especializadas.

Pode trabalhar com o ASO vencido?

Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.

Artigo anterior
Qual é o poder de Carlisle?
Artigo seguinte
Como Morreu Judite esposa de Esaú?