Qual o horário permitido para obras em condomínio?

Perguntado por: Filipa Sá  |  Última atualização: 7. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

No caso específico de obras, o horário padrão, em geral, é das 8h às 17h. Aos sábados, normalmente, esse período é das 8h até às 12h, porém o horário pode varias de acordo com a Convenção e Regimento Interno. Fora desses horários, nos domingos e feriados, é proibido.

Qual o horário permitido por lei para obras?

Pela nova regra, será aceita a emissão de sons e ruídos que chegue até 85 decibéis (dB), entre 7h e 19h, e de 59dB, das 19h às 7h, durante os dias úteis. Aos sábados, entre 8h e 14h, o limite é de 85dB; das 14h até as 8h, baixa para 59dB – nível que deve ser respeitado também nos domingos e feriados.

Qual horário pode fazer barulho de obra em condomínio?

No caso dos condomínios, os horários e os limites de barulho permitidos devem ser estabelecidos pelo Regimento Interno do condomínio. E também podem variar. Porém, o normal é que a “Lei do Silêncio” nos condomínios seja das 22h até às 7h em dias úteis e das 22h até às 9h nos finais de semana.

O que diz a lei sobre barulho de obras?

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

Que horas pode começar obra em apartamento?

No caso de obras, o horário padrão, em geral, é das 8h às 17h. Porém, isso pode variar de acordo com o Regulamento Interno de cada condomínio. Há alguns casos, por exemplo, que este horário vale de segunda a sexta-feira e aos sábados, as obras são permitidas somente até às 13 horas, sendo proibidas no domingo.

Qual o horário de obras em condomínio?

40 questões relacionadas encontradas

Pode reclamar de barulho de obra?

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

Que horas pode fazer barulho obra?

Novas normas

A medição do ruído é realizada por agentes do PSIU (Programa de Silêncio Urbano) utilizando um sonômetro. Vale ressaltar que, em caso de violações, as penalidades podem variar de multas ao fechamento da obra. 85 decibéis entre 7h e 19h; Após as 19h, esse limite é reduzido para 59 decibéis.

Quando o vizinho pode reclamar do barulho?

Exercício de profissão incômoda ou ruidosa, em divergência com as prescrições legais; Abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; Provocação de barulho produzido por animal de que se tem a guarda. Aqui, também se enquadram os casos em que a situação não é impedida.

O que pode ser considerado perturbação do sossego?

A Perturbação do Sossego alheio pode ser configurada em qualquer horário do dia ou da noite. A pessoa que sentir-se perturbada, seja com som de veículos, gritarias, algazarras em bares e festas em casas ou condomínios, poderá fazer o registro da ocorrência através do Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.

O que diz o Código Civil sobre barulho em condomínio?

Qual o limite de barulho no condomínio? Outro ponto que ajuda a nortear as ações nos condomínios é a norma ABNT NBR 10152. A norma técnica determina que em residências o nível de ruído não deve ser maior do que 35 a 45 decibéis nos dormitórios, e 40 a 50 decibéis na sala de estar.

Qual é o horário de silêncio em condomínio?

A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em áreas residenciais não ultrapasse os limites estabelecidos de 55 decibéis no período diurno, entre 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.

Pode chamar a polícia por barulho em condomínio?

Caso o barulho externo seja de um estabelecimento não comercial, como outras residências locais, o certo a ser feito é chamar a polícia e buscar ajuda na Lei Federal n° 3.688, que respalda que a ordem e o sossego devem ser mantidos.

É permitido barulho de obra aos sábados?

Aos sábados, até 85 decibéis (dB) entre 8h e 14h; até às 18h, fica permitido até 59dB.

Pode fazer obra no sábado?

Serviços em obras com máquinas ou equipamentos que produzem ruídos podem ser realizados somente no período das 8h até às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h até às 12h. Fora desses horários, nos domingos e feriados, é proibido.

O que fazer com um vizinho que incomoda?

É possível fazer uma denúncia perante a prefeitura do município. Geralmente o órgão responsável por esse assunto é a Secretaria Municipal de Urbanismo, que fica encarregada por vistorias de fiscalização. Visto que esse é um problema recorrente, muitas prefeituras contam com sistema de denúncia por telefone ou online.

Que horas começa a Lei do Silêncio?

Horário geral da Lei do Silêncio: Geralmente, a lei do silêncio em São Paulo entra em vigor às 22h e se estende até às 7h do dia seguinte.

Como provar a perturbação de sossego?

Contar com testemunhas é uma arma poderosa para comprovar a perturbação do sossego. Caso outros moradores também tenham sido afetados pelos barulhos em excesso, peça que eles relatem o ocorrido. Isso funciona especialmente para festas em condomínios que ultrapassam o limite de horário permitido.

O que diz a Lei do Silêncio em condomínio?

Qual é o horário da lei do silêncio? ‍Embora exista um senso comum de que só é permitido fazer barulho até às 22 horas, não existe nenhuma lei que estabeleça um horário específico. Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até às 9h.

Quando o morador pode processar o condomínio?

Quando questões de manutenção no condomínio não são tratadas de maneira adequada e o morador sofre prejuízos ou danos materiais em sua unidade, ele pode buscar reparação judicial.

Pode chamar a polícia por causa de barulho?

Porém, caso o barulho seja algo que está te incomodando há algum tempo, e você decidiu que é hora de fazer a denúncia, você deve ligar para o número não emergencial da polícia. A maioria das áreas tem um número de não emergência que você pode ligar para relatar problemas de barulho.

O que fazer com vizinho barulhento em condomínio?

Faça uma notificação extrajudicial

Principalmente se o vizinho estiver acima dos limites estabelecidos pela lei do silêncio, que é uma lei municipal. Se a notificação não tiver efeito, e o barulho no condomínio persistir, é possível chamar a polícia ou ajuizar uma ação judicial contra o vizinho.

Pode usar furadeira no domingo?

Horários e regras sobre barulho no condomínio

Muitas vezes, também explicam se domingo é permitido fazer barulho de pequenas obras, como furadeiras”, explica Gabriel Karpat, da administradora GK. O período mais comum para se aceitar barulho é das 8h às 22h da noite.

Quantos decibéis tem o barulho de uma furadeira?

Os resultados apontaram uma média de 101,8 dB para a furadeira, 99,2 dB para a máquina policorte e 103,9 dB para a lixadeira, o que representa valores acima do tolerado pela Norma Regulamentadora - 15, permitindo assim, o apontamento de ações preventivas por meio da utilização de protetores auriculares adequados aos ...

O que fazer com vizinhos que não respeitam a Lei do Silêncio?

Comunique o síndico ou a administração do condomínio: Se a conversa com o vizinho não surtir efeito, informe o síndico ou a administração do condomínio sobre a situação. Apresente detalhes do problema, como horários, tipos de ruídos e frequência das perturbações.

Artigo anterior
Como tomar melatonina para ansiedade?
Artigo seguinte
Como saber se tenho limite no Bradesco?