O que é granuloma anular?

Perguntado por: Nuno Ferreira  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

Granuloma anular é uma doença crônica, benigna, idiopática, caracterizada por pápulas ou nódulos, que se expandem perifericamente, formando um anel ao redor de pele normal ou levemente deprimida. O diagnóstico baseia-se em avaliação clínica e, às vezes, biópsia.

O que causa um granuloma anular?

Sua causa ainda não está bem esclarecida, embora diversos tipos de estímulos físicos (radiação UV), químicos (vitamina D) e infecciosos (vírus EBV, vírus Varicela zoster, vírus da hepatite C), e algumas doenças (diabetes mellitus, artrite reumatóide, linfomas) têm sido implicados. Pode haver remissão espontânea.

Quais são os riscos de um granuloma?

Existe algum perigo a saúde a presença de granuloma com possível corpo estranho de permeio no cotovelo? O granuloma de corpo estranho não oferece perigo. Pode ser acompanhado e tratado cirurgicamente em caso de inflação recorrente.

Como se pega granuloma?

A causa do granuloma anular não é clara, mas os médicos suspeitam que resulte de uma reação do sistema imunológico. Muitas doenças, infecções, medicamentos e fatores ambientais têm sido observados em pessoas que têm granuloma anular, mas ter granuloma anular não significa que outro distúrbio esteja presente.

Como saber se é granuloma?

O principal sintoma de granuloma piogênico é o aparecimento de uma massa vermelha ou roxa na pele, que pode estar presa ou não à pele e pode sangrar quando é tocada. Essa massa pode aparecer em qualquer área do corpo, podendo ser identificada no dedo, nariz, olhos, boca, pálpebras, pescoço e peito, por exemplo.

GRANULOMA ANULAR: O QUE É? TEM TRATAMENTO?

33 questões relacionadas encontradas

O que gera o granuloma?

Granuloma de corpo estranho é o resultado da reação a um material inerte que entra no corpo humano, geralmente através da pele. Existem materiais inertes que podem causar essa reação, como pequenas farpas de madeira, fibras de metais e fios de sutura usados em cirurgias.

Qual o tratamento para granuloma anular?

Para lesões localizadas, pode-se utilizar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia. Para lesões disseminadas, foi relatado que hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e ciclosporina são tratamentos bem-sucedidos.

O que é bom para curar granuloma?

Para o tratamento do granuloma podem ser utilizados protocolos envolvendo o uso de soluções salinas hipertônicas, cremes corticóides conforme orientação médica, o uso do nitrato de prata visando “cauterizar” o tecido de hiper granulação, crioterapia, uso de tecnologias de absorção como espumas e alginatos de cálcio, ...

O que tem dentro de um granuloma?

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

O que é granuloma tem cura?

Granuloma é um tipo inflamação causada por uma resposta do sistema imunológico para combater infecções por bactérias, fungos ou parasitas. No entanto, quando os microrganismos são difíceis de eliminar, ocorre acúmulo de células de defesa no local, resultando na formação de cistos ou tumores benignos.

Qual Anti-inflamatório para granuloma?

Assim, o tratamento com Nimesulida modula a resposta inflamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Qual médico trata granuloma?

O dermatologista realiza o tratamento do granuloma, fazendo uma cauterização, sob anestesia local.

Qual Pomada Tira o granuloma?

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.

O que piora o granuloma anular?

Pode ter associação com diabetes, colesterol elevado, doença de tireoide, HIV, neoplasias e outras. É uma doença crônica, benigna (sem risco de câncer), com períodos de melhora e piora. O diagnóstico é feito por exame médico e pode ser confirmado com biópsia.

O que acontece se não cuidar do granuloma?

O problema é que muitas vezes ele se inflama e/ou infecta. Com tratamento sem remoção, até pode "secar", mas a probabilidade é pequena e tem a chance de voltar a inflamar e te incomodar.

Quais os sintomas de granuloma anular?

Na maioria dos casos, o granuloma anular não causa sintomas ou pode estar associado a uma coceira leve. Se bater, a pele pode ficar sensível.

Onde se localiza o granuloma?

A maioria dos granulomas ocorre no parênquima, mas os granulomas da colangite biliar primária. leia mais podem se manifestar nas tríades hepáticas. A formação de um granuloma não é completamente bem compreendida. Granulomas podem se desenvolver em resposta a irritantes endógenos ou exógenos com baixa solubilidade.

Como é feita a retirada de um granuloma?

O granuloma pode ser retirado com anestesia local apenas, ou com auxílio de uma sedação por meio de anestesista.

Onde fica o granuloma?

O granuloma de processo vocal ocorre na porção cartilaginosa da glote, não interferindo com a porção membranosa e, dessa forma, não costuma levar à disfonia, exceto em casos de lesões de grande volume.

Como tirar o granuloma em casa?

Além do uso da pomada Trok-N, que é um corticoide tópico utilizado para reduzir a inflamação, existem algumas outras medidas que você pode tomar para ajudar a tratar os granulomas: Use compressas quentes: aplique uma compressa quente na área afetada por cerca de 10 a 15 minutos, algumas vezes por dia.

Qual antibiótico para granuloma?

O esquema oral recomendado é de 1 g de azitromicina 1 vez/semana ou 500 mg por dia durante pelo menos 3 semanas e mantido até que todas as lesões tenham cicatrizado completamente. Antibióticos IV ou IM (p. ex., ceftriaxona) são alternativas.

Quais são os tipos de granulomas?

Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

Quem tem granuloma anular pode tomar sol?

Disponha. Quem tem granuloma anular pode tomar sol.

Em que situações a inflamação granulomatosa pode acontecer?

Esse tipo de inflamação ocorre quando há agentes agressores difíceis de serem erradicados, formando uma aglomeração de células de defesa para envolver o agente agressor na tentativa de contê-lo. Por ser um mecanismo de defesa, uma boa resposta imunitária celular é essencial para a organização dos granulomas.

Pode passar pomada no granuloma?

Existem diversos tipos de granulomas e cada um tem um tratamento diferente. Você precisa de uma prescrição do seu Dermatologista para terapeutica correta. A Kollagenase com Cloranfenicol é uma pomada cicatrizante com antibiótico utilizada no tratamento de feridas.

Artigo anterior
O que é vape Pod?
Artigo seguinte
Como retirar uma guia?