Quem pode alegar a prescrição?

Perguntado por: Ema Iara Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Por expressa disposição de lei”, a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita” (art. 193).

Quem pode arguir prescrição?

A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita". O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, através do Enunciado 153 estabelece que: "Não se conhece de prescrição não argüida na instância ordinária".

Pode alegar prescrição?

PRESCRIÇÃO - MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA - PODE SER ALEGADA A QUALQUER TEMPO. Como é sabido, a prescrição pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdição; do mesmo modo, deve ser suscitada de ofício quando o julgador verificar sua ocorrência.

Quem pode alegar decadência?

(art. 209). Por fim, é importante que se saiba que, tanto a prescrição quanto a decadência legal, podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz e também podem ser alegadas pela parte a quem aproveita, em qualquer grau de jurisdição. A decadência legal não poderá ser reconhecida de ofício pelo Juiz.

Quando pode ser arguida prescrição?

Segundo o entendimento sedimentado na Súmula 153 do TST, a prescrição pode ser arguida a qualquer tempo, nas instâncias ordinárias, não se cogitando de preclusão temporal nem consumativa.

Direito Civil - Aula 156 - A Prescrição Pode Ser Alegada em Qualquer Grau Jurisdição Art. 193 CC

20 questões relacionadas encontradas

Como e onde pode ser arguida a prescrição?

A prescrição pode ser arguida em qualquer grau de jurisdição ou instância, nos termos do art. 193 do CC . Ocorre que, na Justiça do Trabalho, a jurisprudência firmou o entendimento no sentido de que a arguição de prescrição somente pode ser aceita até a instância ordinária, conforme dispõe a Súmula nº 153 do TST.

Onde se alega prescrição?

Por expressa disposição de lei”, a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita” (art. 193).

Quando pode ser alegada a decadência?

- pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita; - admissibilidade de suspensão e interrupção do prazo prescricional; - pode ser conhecida pelo juiz de ofício.

Quando se aplica a decadência?

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

Como saber se é prescrição ou decadência?

Na prescrição, o sujeito perde o direito à determinada ação. Ou seja, seu direito de exigir algo por meios legais deixam de existir. Já na decadência, a pessoa perde o próprio direito material, por não ter formalizado o pedido de seu direito dentro de um prazo definido. A prescrição extingue o direito à pretensão.

Como alegar prescrição na contestação?

PRESCRIÇÃO - Art.

Nos Art. 189 e ss. bem como os prazos dispostos no Art. 205 e ss do Código Civil Independente de ser alegada na contestação, a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita - Art.

Pode alegar prescrição em preliminar?

Portanto, a Prescrição deve ser elencada NÃO na defesa processual, mas em que pese, na seara de DEFESA DE MÉRITO, pois que consequentemente, não se trata de uma "preliminar", e sim, de MÉRITO ou em outras palavras, de PREJUDICIAL DE MÉRITO.

Pode alegar prescrição no cumprimento de sentença?

A jurisprudência do STJ firmou o entendimento no sentido de que, na fase de liquidação, à semelhança do que ocorre na fase de cumprimento de sentença, somente é possível a arguição de prescrição se for superveniente à formação do título judicial liquidando, tendo em vista a eficácia preclusiva da coisa julgada.

Pode o juiz arguir e decidir de ofício?

“O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício”.

É vedado ao magistrado reconhecer de ofício à prescrição?

Tomando por base este princípio foi que o artigo 487 em seu parágrafo único do novo código de processo civil entendeu que a prescrição e a decadência não serão reconhecidas de ofício pelo juiz sem que antes sejam consultadas as partes.

O que o juiz pode decidir de ofício?

Por sua vez, o art. 33 do Código de Processo Penal autoriza que o Juiz, de ofício, nomeie curador especial ao ofendido menor de 18 anos, ou mentalmente enfermo, que não tiver representante legal ou se colidirem os interesses deste com os daquele. O curador especial terá a função de exercer o direito de queixa.

O que é decadência segundo o Código Civil?

A decadência, também chamada de caducidade, ou prazo extintivo, é o direito outorgado para ser exercido em determinado prazo, caso não for exercido, extingue-se. A prescrição atinge a ação e por via oblíqua faz desaparecer o direito por ela tutelado; já a decadência atinge o direito e por via oblíqua, extingue a ação.

Qual é o conceito de decadência?

No direito civil, decadência é a extinção de um direito por não ter sido exercido no prazo legal, ou seja, quando o sujeito não respeita o prazo fixado por lei para o exercício de seu direito, perde o direito de exercê-lo. Desta forma, nada mais é que a perda do próprio direito pela inércia de seu titular.

Deve o juiz pronunciar de ofício à prescrição?

A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita” e no CPC/2015: “Art. 487. Haverá resolução de mérito quando o juiz: II - decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição”.

Como se dá a prescrição de um crime?

Pena máxima maior que quatro anos e até oito anos: 12 anos para prescrição; Pena máxima maior que dois anos e até quatro anos: oito anos para prescrição; Pena máxima de um ano ou inferior a dois anos: quatro anos para prescrição; Pena máxima inferior a um ano: três anos para prescrição.

O que significa reconhecer prescrição?

O reconhecimento de ofício da prescrição é caracterizado pela ausência de alegação da parte que é por ela beneficiada, ou seja, ela é reconhecida pelo juiz sem que haja provocação de qualquer das partes do processo. A natureza jurídica da prescrição foi alterada após a vigência da Lei n.º 11.280/2006.

Qual o tempo de prescrição de um processo civil?

Art. 205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Qual a consequência da prescrição?

A prescrição não extingue o direito, pois apenas prescrevem a pretensão e a ação, que ficam impedidas de ser exercidas. A prescrição pode ser renunciada, após encerrado o prazo, porque o direito permanece; a decadência não pode ser renunciada, porque não se renuncia a nada (o direito deixou de existir).

Pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição pela parte a quem aproveita?

A prescrição pode ser alegada a qualquer grau de jurisdição pelo reclamado (Art. 193 do CC - "A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita) e inclusive pode ser reconhecida de ofício pelo Juízo.

Qual prazo prescrição intercorrente cumprimento de sentença?

Isso significa que, no Processo Civil, a prescrição intercorrente só ocorre quando, na fase de execução da sentença, o executado não apresenta bens penhoráveis para pagar o credor. Com isso, o juiz suspende a execução por 1 ano, período em que o prazo de prescrição também fica suspenso.

Artigo anterior
Porque a barriga fica dura na parte de cima?
Artigo seguinte
Qual é a maior estatal brasileira?