Quais as principais características das briófitas e das pteridófitas?

Perguntado por: Violeta Tatiana Nascimento  |  Última atualização: 17. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)

As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

As briófitas têm como fase predominante, tanto em tempo como relevância, a gametofítica (produtora de gametas). Por sua vez, as pteridófitas apresentam como fase predominante a esporofítica (produtora de esporos).

São características das briófitas?

As briófitas caracterizam-se por apresentar fase gametofítica dominante e esporófito dependente do gametófito nutricionalmente. Além disso, como as pteridófitas, as briófitas necessitam de água para a reprodução.

Quais seriam as principais características das pteridófitas?

Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.

Qual a diferença entre a reprodução de briófitas e pteridófitas?

Dessa forma, fica evidente as diferenças de reprodução entre as pteridófitas e as briófitas: Nas briófitas, a fase dominante é o gametófito haplóide (n), enquanto que nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n).

Briófitas e Pteridófitas | Introdução à Botânica - Brasil Escola

42 questões relacionadas encontradas

O que são as briófitas e as pteridófitas?

Briófitas e Pteridófitas fazem parte do grupo das criptógamas, plantas que não possuem sementes. As criptógamas participam do Reino Vegetal. Este Reino tem como características serem pluricelulares, eucariontes e autotróficos (realizam fotossíntese).

Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Por que as pteridófitas são maiores que as briófitas?

A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que os musgos. O corpo das pteridófitas já apresenta a diferenciação em raiz, caule e folhas.

Por que as pteridófitas são mais evoluídas do que as briófitas?

Ao contrário das briófitas, as pteridófitas têm tecidos vasculares especializados (xilema e floema) que permitem o transporte eficiente de água e nutrientes. Reprodução: Não produzem flores nem sementes. Em vez disso, reproduzem-se por meio de esporos.

Qual é o principal órgão reprodutivo das pteridófitas?

Na folha das samambaias (2n) existem soros, estruturas especializadas que aparecem como pequenos pontos pretos na superfície foliar. Nesses soros, os esporos (n) são produzidos por meiose.

Qual é a função das briófitas?

As briófitas cobrem o solo, os troncos, caules, ramos e as folhas das plantas em florestas úmidas da região tropical, onde desempenham papel importante na colonização de substratos nus, formação e retenção do solo (prevenção da inundação e do assoreamento dos rios), retenção de água (conservação da umidade e prevenção ...

São características das briófitas resposta?

As características descritas são do grupo das briófitas: presença de rizoides; ausência de vasos condutores; pequeno porte e ausência de representantes marinhos. (FCC-BA) Os musgos que crescem nos muros úmidos são: a) gametófitos de briófitas. b) gametófitos de pteridófitas.

Quais são os três tipos de briófitas?

Sobre as briófitas

Atualmente estão sistematizadas em três divisões: antóceros (Anthocerotophyta), hepáticas (Marchantiophyta) e musgos (Bryophyta). Existem cerca de 17.900 espécies de briófitas no mundo, das quais 12.800 são musgos, 5.000 hepáticas e 100 antóceros.

Qual é a consequência da germinação de um esporo de Samambaia?

O esporo é depositado em uma superfície, germina em condições apropriadas, e como consequência há o surgimento do gametófito.

Como ocorre o processo de reprodução das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, o que lhes permite, após a absorção da água e nutrientes do solo, transportá-los por todo vegetal.

Qual é a principal diferença entre as briófitas e as pteridófitas?

Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Porque as briófitas não crescem muito?

Em virtude da ausência de vasos condutores, as briófitas não conseguem atingir grande porte (a maioria delas apresenta altura máxima de 10 cm). Esse baixo porte deve-se ao fato de que água e outros nutrientes devem ser distribuídos pelo corpo da planta célula a célula.

Quem são as pteridófitas?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

O que as briófitas e as pteridófitas não apresentam em comum?

As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não apresentam tecidos de condução, enquanto as pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, apresentam tecidos condutores de seiva.

Qual a importância das briófitas e pteridófitas para o meio ambiente?

Essas plantas são encontradas em biomas como tundra e florestas tropicais. Podem servir como reservatório de água e nutrientes e também podem reduzir o risco de erosão no solo. Além disso, as briófitas também podem servir de abrigo para a microfauna do ambiente.

Qual a planta que não tem flor e nem fruto?

Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

Porque as pteridófitas dependem da água?

Vivem, em sua maioria, em locais úmidos, pois dependem da água para sua reprodução. Todas as pteridófitas apresentam anterozoides móveis, que necessitam de água para nadar até a oosfera.

Qual é o tipo de reprodução das pteridófitas?

O zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, que possui esporos contidos nos esporângios reunidos em soros. Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).

Qual é o habitat das pteridófitas?

As pteridófitas são plantas que gostam de lugares escuros e úmidos. Sendo assim, é fácil encontrá-las na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. Seus vasos condutores permitem que se adaptem a diversos ambientes, sendo por esse motivo utilizadas como plantas ornamentais por muitas pessoas.

Artigo anterior
Qual o valor do Gol 2015 10 completo?
Artigo seguinte
Quando vai lançar Poliana moça?