Quem paga os honorários do advogado?

Perguntado por: Xavier Isaac de Paiva  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Quem deve pagar os honorários de sucumbência? A parte perdedora é obrigada a pagar os honorários advocatícios do advogado da parte vencedora como forma de reembolsar os custos legais. Esses honorários são uma compensação pelo trabalho realizado e pelos gastos do advogado durante o processo.

Como funciona o pagamento de honorários a um advogado?

Segundo o parágrafo 2º do art. 85, Novo CPC, os honorários advocatícios sucumbenciais devem ser fixados entre 10% e 20% do valor da condenação final ou do proveito econômico obtido. Todavia, caso seja impossível a mensuração, os honorários serão estabelecido sobre o valor atualizado da causa.

Quem paga os honorários de um advogado?

Em primeiro lugar, quem paga os honorários CONTRATUAIS é o cliente do advogado. Por outro lado, quem paga os honorários sucumbenciais é a pessoa que perdeu a ação. O valor dos honorários CONTRATUAIS é definido pelo próprio advogado no momento da contratação.

Quem paga os 20% do advogado?

Quem paga os honorários do advogado? Quem paga os honorários contratuais do advogado é o próprio cliente.

Quem paga honorários advocatícios?

Honorários pertencem ao advogado, mesmo em caso de acordo extrajudicial. A Corte Especial do STJ começou a decidir ontem (02) que os honorários advocatícios de sucumbência pertencem ao advogado e são devidos mesmo que a parte firme um acordo extrajudicial, sem a participação de seu advogado.

Seu eu ganhar o processo a empresa paga os honorários do meu advogado? #bbadv

24 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a pagar honorários advocatícios?

Os honorários advocatícios só podem ser cobrados judicialmente, ou seja, quando o credor tem que se socorrer do poder judiciário e passa a ser obrigado a contratar um advogado. Do contrário, quem deve arcar com esses honorários é o próprio credor que contratou o advogado.

O que o advogado pode cobrar do cliente?

Em teoria, o advogado pode cobrar mais de 30 por cento, de acordo com a sua realidade, a complexidade da causa e a situação econômica regional ou do cliente. 🤓 Mas, é preciso ter atenção, porque o TED da OAB/SP e o STJ já fixaram, em mais de uma oportunidade, o limite de 30% de honorários (como você viu no tópico 5.2).

Porque o dinheiro cai na conta do advogado?

O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Quando o advogado perde a causa eu tenho que pagar?

Já os de sucumbência resultam da condenação de quem perdeu o processo. Nesse cenário, quem perde a ação deverá pagar ao advogado de quem ganhou. O pagamento inclui, além dos honorários do profissional, o valor das custas processuais – que são as despesas decorrentes da causa – pago no decorrer do processo.

Qual é o valor máximo que um advogado pode cobrar?

Em teoria, o advogado pode cobrar mais de 30 por cento, de acordo com a sua realidade, a complexidade da causa e a situação econômica regional ou do cliente. 🤓 Mas, é preciso ter atenção, porque o TED da OAB/SP e o STJ já fixaram, em mais de uma oportunidade, o limite de 30% de honorários (como você viu no tópico 5.2).

O que acontece se eu não pagar os 30% do advogado?

Esses honorários são uma determinação legal, e o não cumprimento dessa obrigação pode resultar em execução judicial. Caso o sucumbente não efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido pela lei ou pela decisão judicial, o advogado da parte vencedora poderá requerer a execução dos honorários de sucumbência.

Quem recebe primeiro o advogado ou o cliente?

Cabe esclarecer que o advogado poderá receber os honorários contratuais e o de sucumbência no mesmo processo, pois como foi explicado acima, o primeiro será referente ao contrato com o cliente e o segundo será pago pela parte perdedora do processo ao advogado vencedor da ação.

Tem que pagar o advogado antes ou depois?

Tem que pagar o advogado antes ou depois? Os honorários do advogado devem ser cobrados no prazo correto. O artigo 25 do Estatuto da OAB prevê o tempo de prescrição da ação de cobrança dos honorários do advogado e o momento em que o prazo começa a ser contabilizado: Art.

Quais são os três tipos de honorários advocatícios?

Quais são os tipos de honorários advocatícios?
  • Honorários Contratuais: ...
  • Honorários Sucumbenciais: ...
  • Honorários Arbitrados. ...
  • Honorários Assistenciais.

Qual a porcentagem de um advogado numa causa ganha?

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não estabelece um limite legal para a fixação da porcentagem em cima do valor de cada ação. No entanto, esse valor costuma estar entre 20% e 30% do valor da causa, a depender do acordo que houver entre advogado e cliente.

Quantas parcelas o advogado pode cobrar?

O advogado até pode cobrar 30% + 3 parcelas em ação previdenciária, mas desde que ele não receba, no final das contas, mais do que seu próprio cliente.

Quem paga os 30 do advogado?

Exemplo: Caso o advogado opte por receber os 30% pelo cliente antes da venda, é trabalho do cliente arcar com esse valor. Mas se o advogado preferir esperar a decisão final sobre o processo, essa quantia é liberada apenas pelo juiz e a porcentagem será resultado da decisão junto à empresa compradora.

O que acontece quando perde a causa e não tem dinheiro para pagar?

Quando o devedor não tem como pagar? Quando o devedor não paga o débito, pode ocorrer: bloqueio na conta bancária, inscrição do nome nos órgãos de restrição ao crédito, restrição de circulação e transferência de veículo, penhora de bens de valor substancial e penhora de ações e quotas de sociedades empresárias.

O que acontece se o advogado não ganhar a causa?

Na grande maioria dos casos, o recurso cabível é a apelação. Dependendo do seu caso e da área do Direito em que seu problema está envolvido, esse recurso pode ter um nome diferente e o processo andará de outra maneira. Desse modo, seu advogado entrará então com a apelação a partir de uma petição no primeiro grau.

Tem como o advogado fica com o dinheiro do cliente?

Comete crime de apropriação indébita qualificada o advogado que levanta depósito judicial em favor de cliente e não entrega o valor remanescente, após a dedução dos honorários contratualmente ajustados.

Quem recebe o dinheiro do processo o advogado ou o cliente?

835 da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil). § 3º Quando se tratar de dinheiro em espécie, de depósito ou de aplicação em instituição financeira, os valores serão transferidos diretamente para a conta do advogado ou do escritório de advocacia responsável pela defesa.

Como saber se o advogado já recebeu o valor da causa?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

O que fazer quando o cliente não paga os honorários?

Caso os clientes se recusem a arcar com o devido, não deixe de executar o contrato. Ele é um título executivo extrajudicial e pode ser cobrado facilmente. Se você realizou o trabalho conforme o combinado, é seu direito ter uma retribuição por isso.

Quem desiste da ação paga honorarios?

Se o processo terminar por desistência ou reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu ou reconheceu.

Qual o valor de uma consulta com o advogado?

A OAB/SP estabelece o valor de R$ 245,85 para uma consulta em horário comercial, com o acréscimo de 20 a 30 % se a consulta for fora deste horário.

Artigo anterior
Como fazer Pix internacional?
Artigo seguinte
Como fica a unha com blindagem?