Quem paga o valor do exame admissional?

Perguntado por: Sandro Macedo Maia  |  Última atualização: 22. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (26 avaliações)

De acordo com o artigo 167 da CLT, é necessário que a empresa que você trabalha peça que exames sejam feitos pelos seus funcionários sejam pagas pela empresa. O empregado não precisa pagar nenhum exames, sendo que, na teoria, todo o processo de exame admissional deve ser responsabilidade da empresa.

É correto o funcionário pagar o exame admissional?

Exame admissional: quem paga? O artigo 168 da CLT indica que os exames médicos obrigatórios devem ser pagos pelo empregador, sendo tanto para admissão, como também para demissão e exames periódicos.

Quem deve arcar com os custos do exame admissional?

O empregador é quem paga pelo exame admissional, uma vez que faz parte do processo de contratação e não é algo realizado uma única vez. Não se trata de uma avaliação extensa ou demasiadamente custosa.

Quem paga o exame admissional do funcionário?

É tarefa da empresa fazer o planejamento e agendamento dos exames necessários. Também deve arcar com as despesas e dispensar o funcionário de suas atividades enquanto realiza o exame. Além disso, é definido que a empresa deve guardar o prontuário médico de todos os seus funcionários por, no mínimo, 20 anos.

Quanto à empresa paga para fazer exame admissional?

O custo do exame admissional é da empresa: o candidato não poderá pagar de seu bolso ou, se for o caso, deverá ser reembolsado pelo valor. O valor, na maior parte das clínicas, não é alto, podendo variar de R$ 20,00 em cidades de menor porte, ou R$ 50,00, como é o caso das cidades maiores e capitais.

TUDO SOBRE exame admissional - quem paga? para que serve?

29 questões relacionadas encontradas

O que diz a CLT sobre exame admissional?

Todo trabalhador regido pela CLT, sendo facultativo (porém recomendável) ao empregado doméstico, deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício, nos termos da NR-7.

Pode descontar exame admissional do funcionário?

De acordo com a legislação, os custos dos exames admissionais são de responsabilidade da empresa. Isso significa que a empresa que está contratando o novo colaborador deve arcar com os custos associados aos exames médicos e avaliações necessárias para a admissão.

Quais são os 5 exames admissionais?

Quais são os exames que as empresas pedem?
  • Anamnese ocupacional.
  • Pressão arterial e batimentos cardíacos.
  • Saúde das articulações.
  • Exames admissionais de audiometria.
  • Acuidade visual.
  • Exame de Avaliação Neuropsicológica.
  • Exame Cardiovascular.

Quem arca com os custos do exame demissional?

A responsabilidade de pagar o exame demissional é da empresa (ou empregador), mas não somente o demissional, os exames periódicos e o exame admissional também devem ser custeados pela empresa.

Quando a pessoa faz o exame admissional já está contratado?

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

Pode assinar carteira sem fazer exame admissional?

O exame admissional é exigido por lei para os contratados no regime CLT e deve ser feito antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa que o contratou. Esse exame serve para avaliar a saúde física e mental do novo colaborador a fim de verificar se ele está apto para exercer sua nova função.

O que deixa inapto exame admissional?

Mas, de forma geral, as principais causas para a reprovação de candidatos no exame admissional incluem: Doenças ou condições de saúde que possam comprometer a capacidade do candidato de desempenhar as atividades relacionadas ao cargo, como problemas de visão, audição, respiratórios, cardiovasculares, entre outros.

Quantos dias após fazer o exame admissional Deve-se registrar a CTPS?

Quantos dias após fazer o exame admissional Deve-se registrar a CTPS? Nesse sentido, dependendo do tipo de contrato tem de ser feito o registro na CTPS. Além disso, deve ser efetuado o registro no e-Social, que deve ser feito até 1 dia antes do início das atividades pelo colaborador.

É obrigatório fazer o exame admissional?

É muito comum que os empregadores e profissionais pensem que somente o exame admissional deve ser exigido, mas esse pensamento está incorreto. Os exames médicos são obrigatórios na admissão, demissão e também periodicamente.

De quem é a obrigação de registrar o empregado?

Preencher a Ficha ou Livro Registro de Empregado com os dados do empregado é uma exigência legal imposta ao empregador (Artigos 41 a 48 da CLT).

Quanto tempo demora para o exame admissional ficar pronto?

Tempo para entrega do resultado

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) admissional sai na hora. O único caso em que o ASO é retido na clínica é quando há alguma pendência de liberação de resultado de exame complementar. Após a liberação do seu funcionário, você recebe uma via digital do ASO na área do cliente.

O que acontece depois do exame admissional?

E depois do exame? Depois do exame admissional, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é encaminhado à empresa que pode já entrar em contato com o funcionário para que o contrato de trabalho seja assinado e ele comece a fazer parte do time.

Quais exames a empresa faz antes de contratar?

Quais são os exames médicos obrigatórios para colaboradores?
  • Exame Admissional. Este exame deve ser realizado antes que os colaboradores iniciem suas atividades na empresa. ...
  • Exame Demissional. ...
  • Exame Periódico. ...
  • Exame de Alteração de Função. ...
  • Exame de Retorno ao Trabalho. ...
  • Exames complementares.

Que tipo de exame faz no admissional?

O que é feito em um exame admissional? É realizada uma entrevista entre o médico e o funcionário que reúne informações sobre o histórico de saúde do funcionário. E também avaliação da pressão arterial e frequência cardíaca, ausculta cardíaca e pulmonar, avaliação abdominal e de extremidades.

Como é feito o exame para assinar a carteira de trabalho?

Exame admissional

É um exame simples e composto principalmente pela anamnese, uma entrevista que detalha o histórico de saúde da pessoa. O médico especializado em medicina do trabalho avalia se o futuro contratado sofre com determinadas doenças, mede a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o peso e a altura.

O que precisa levar para o exame admissional?

Entre eles, estão: cópia do RG e do CPF, título de eleitor, CTPS digital, comprovante de escolaridade, CNH (caso o cargo exija), certidão de nascimento (para profissionais solteiros), reservista (para homens entre 18 e 45 anos), certidão de nascimento dos filhos (caso tenham até 21 anos) e inscrição PIS/Pasep.

Pode trabalhar no mesmo dia do exame admissional?

A norma nos diz claramente: realizar o exame ANTES e não necessariamente na data que o trabalhador assuma suas atividades. Tenha em mente de encaminhar o funcionário para o exame admissional pelo menos 5 ou até 10 ANTES da data da admissão.

Pode começar a trabalhar antes do exame admissional?

Não existe nada na legislação trabalhista que impeça os colaboradores de começar a exercerem suas atividades antes de conhecerem os resultados do exame. Ainda assim, a recomendação é para que o laudo médico seja emitido antes, evitando constrangimento entre as partes.

Quanto tempo demora para a empresa te chamar depois do exame admissional?

Geralmente 1 mês, tudo depende do RH.

Como saber se fui aprovada no exame admissional?

O exame admissional de um candidato que foi reprovado deve vir acompanhado de um laudo médico que comprova por quais motivos ele não está apto à função. Caso isso não seja feito ou se houver alguma inconsistência no laudo, o candidato pode procurar um advogado para explicar a sua situação.

Artigo anterior
Quais as desvantagens da consanguinidade?
Artigo seguinte
Quanto ganha por convidado no TikTok?