Quem paga o salário-maternidade?

Perguntado por: Wilson Márcio de Oliveira  |  Última atualização: 13. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

A remuneração é paga pelo empregador, no caso de trabalhadoras com carteira assinada, ou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para quem é autônoma, trabalhadora rural, MEI (microempreendedora individual) e desempregada.

Quem paga o salário-maternidade é a empresa ou o INSS?

Tendo por base a Lei n° 8.213, quem paga o auxílio-maternidade é o empregador. Porém, o valor do benefício pode ser abatido da guia mensal do INSS de responsabilidade da empresa.

Quem é responsável pelo salário-maternidade?

Em regra, o pagamento é feito diretamente pelo INSS, porém para a segurada empregada, o pagamento é realizado pelo empregado, que posteriormente será ressarcido pelo INSS.

Como funciona o pagamento do salário durante a licença-maternidade?

Ou seja: neste caso, é o empregador quem paga o benefício, e não o INSS. O valor do auxílio-maternidade será equivalente ao salário da pessoa. Se antes de engravidar (ou adotar) a pessoa recebia R$ 4.000,00 por mês, o seu auxílio-maternidade também será de 4 mil.

Qual o valor do salário-maternidade pago pela empresa?

Para a empregada ou trabalhadora avulsa, a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor da sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho. O valor máximo a ser pago deverá obedecer o limite fixado no artigo 37, XI da Constituição Federal, nos termo do artigo 248 do mesmo diploma legal.

Quem paga o salário maternidade, empresa ou INSS?

38 questões relacionadas encontradas

O que fazer se a empresa não pagar a licença-maternidade?

Isso inclui ter contribuído para a Previdência Social por um determinado período e apresentar os documentos necessários. Caso a empresa não cumpra suas obrigações de pagar o benefício da licença maternidade, a funcionária pode buscar seus direitos por meio de ações trabalhistas.

Quanto tempo demora para sair o pagamento da licença-maternidade?

Segundo o MPF, a autarquia demora mais de 120 dias para conceder o benefício, regulado pelo artigo 71 da Lei 8.213/91.

Onde cai o dinheiro do salário-maternidade?

Com a comunicação feita ao RH ou empregador, no caso de empregadas com carteira assinada, a empresa é responsável por informar ao INSS sobre o benefício. O empregador é responsável pelo pagamento à beneficiária e será posteriormente reembolsado pela previdência social.

Como receber o salário-maternidade depois de aprovado?

Pelo app Meu INSS, faça o passo a passo:
  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Vá em “Novo Pedido”;
  3. Digite “salário-maternidade urbano”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

O que pode ser descontado da licença-maternidade?

Pode ter desconto na licença de maternidade? Não, não há desconto nesse período. É um direito da trabalhadora e deve ser concedida integralmente, sem descontos. A duração da licença maternidade é de 120 dias para empregadas com carteira assinada e de 180 dias para empregadas domésticas.

Qual a diferença de salário-maternidade e auxílio maternidade?

Salário-maternidade é benefício de cunho previdenciário, suportado, em sua totalidade, pelo próprio empregador, na mesma periodicidade do salário normal, durante o afastamento da empregada que deu à luz. Já o Auxílio-Maternidade consiste em um único pagamento, efetuado pela Previdência Social.

Quanto tempo após o término da licença-maternidade posso ser demitida?

O período mínimo de estabilidade para a mulher é de cinco meses desde o parto da criança. Neste período, contabiliza-se a licença-maternidade de 120 dias. O que, por fim, significa que no mês de retorno a mulher não pode ser demitida.

Quem recebe o salário-maternidade tem direito ao décimo terceiro?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é garantido o emprego e o salário às mães em licença-maternidade "afastamento ao qual fazem jus mães parturientes ou por adoção". Portanto, elas têm direito ao décimo terceiro salário durante a licença-maternidade.

É descontado o INSS do salário-maternidade?

Não incide contribuição previdenciária sobre salário-maternidade.

O que a gestante tem direito no CRAS?

O que o CRAS oferece à gestante? Caso a gestante seja beneficiária do Bolsa Família ou outros benefícios sociais, tem o direito de receber o valor adicional de R$50 mensais para ajudar nas despesas extras.

O que é necessário para dar entrada na licença-maternidade?

Se for pessoa que precisa se afastar 28 dias antes do parto: atestado médico específico para gestante. Se for em caso de guarda: Termo de Guarda com a indicação de que a guarda destina-se à adoção. Se for em caso de adoção: Apresentar a nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.

Pode tirar férias junto com a licença-maternidade?

Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.

Como saber o valor do salário maternidade?

Nesse caso, para chegar no valor do Salário-Maternidade, é preciso fazer uma média. É preciso somar os seus 12 últimos salários de contribuição (dentro de um período máximo de 15 meses). Desta soma, você pega o resultado e divide por 12 para chegar no valor do seu Salário-Maternidade.

O que é abono maternidade?

O auxílio-maternidade é um benefício previdenciário devido a quem tiver filhos durante determinado período de tempo. Entenda melhor quem tem direito, como pedir e como funciona a questão a seguir. A maternidade ou parentalidade, seja de um filho biológico ou adotado, exige uma série de mudanças na rotina dos pais.

Quantas horas por dia a gestante pode trabalhar?

Por lei, não existe uma quantidade fixa de horas por dia que uma colaboradora grávida pode trabalhar durante a gestação. Em vez disso, a legislação trabalhista foca em garantir que, enquanto estiverem no trabalho, o ambiente seja seguro e não prejudicial à sua saúde ou do bebê.

Estou de licença-maternidade e não quero voltar a trabalhar o que eu faço?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.

Quando a grávida deve se afastar do trabalho?

A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e salário. Ela deve notificar o(a) seu(sua) empregador(a) da data do início do afastamento do trabalho, mediante atestado médico, que poderá ocorrer entre o 28º dia antes do parto até a data da sua ocorrência.

Quem paga o salário-maternidade é a empresa ou o INSS?

Qual é o valor pago no salário-maternidade? Se a trabalhadora tiver carteira assinada, o valor será do salário que ela já recebe. O empregador ficará responsável pelo pagamento. Nos casos de remuneração variável ou com comissão, o rendimento será a média do valor total pago nos últimos seis meses.

Quem dá entrada na licença-maternidade a empresa ou o empregado?

Para receber esse período adicional de licença, a funcionária deve requerer ― ou ter essa possibilidade apresentada pela empresa ― até 30 dias após o nascimento do bebê. Para mães adotantes, o período sofre algumas modificações a depender da idade da criança.

Quem tem direito a 6 meses de licença-maternidade?

Conforme mencionamos no início, todas as mulheres contratadas pela CLT, inclusive empregadas domésticas, têm direito à licença, assim como quem é MEI - Microempreendedor Individual, desempregada ou trabalha informalmente mas contribuiu com o INSS até 5 meses antes do parto.

Artigo anterior
O que usar depois do ácido?
Artigo seguinte
O que faz uma Recepcionista na área de saúde?