Quem paga o salário do trabalhador temporário?

Perguntado por: Marta Kyara Pinho Nogueira  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Quem vai pagar diretamente o funcionário é a empresa prestadora de serviço”, explica o advogado trabalhista Eduardo Antonio Bossolan, sócio do Crivelli Advogados Associados.

Quem remunera o trabalhador temporário?

Quem faz a remuneração do salário é a empresa que contrata o funcionário e não a agência intermediadora. Segundo o artigo 35 do Decreto de Lei nº 6.019/1974, a agência fica responsável apenas de elaborar a folha especial e repassar o valor para o trabalhador contratado a cada mês.

Como funciona o pagamento de quem trabalha temporário?

Esses direitos incluem:
  1. Salário: O salário do trabalhador temporário deve ser igual ao salário dos trabalhadores efetivos que exercem a mesma função;
  2. Jornada de trabalho: A jornada de trabalho do trabalhador temporário deve ser de 40 horas semanais, podendo ser acrescida de horas extras;

Quais são os direitos trabalhistas de um trabalhador temporário?

São direitos garantidos ao trabalhador temporário:
  • Jornada de trabalho de 40 horas semanais;
  • Décimo terceiro proporcional;
  • Horas extras;
  • Abono salarial;
  • Proteção previdenciária;
  • Fundo de garantia;
  • Recebimento de férias proporcionais ao período trabalhado;
  • Descanso semanal remunerado.

Quanto ganha um funcionário temporário?

Qual é o salário de Temporario? O salário médio nacional de Temporario é de R$1.215 em Brasil.

CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre empregado e trabalhador temporário?

Ao contrário do CLT, a modalidade temporária não prevê período de experiência de nenhuma duração, porque sua finalidade é, justamente, ter apenas a duração necessária para atender o aumento de demanda ou a substituição de um efetivo.

Quais as vantagens do contrato temporário?

No contrato temporário, os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. Outro ponto relevante é a economia de tempo e esforços por parte da equipe de Gente e Gestão.

O que o trabalhador temporário não tem direito?

Em comparação com o trabalho efetivo, o trabalhador temporário não tem direito a seguro-desemprego, indenização de 40% sobre o FGTS e aviso-prévio. Em caso de gestantes, também não tem direito à estabilidade provisória no emprego.

O que recebo no fim do contrato temporário?

Salário ou saldo-salário: salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais; Férias: salário dividido por 12. O resultado deve ser multiplicado pelo número de meses trabalhados.

O que é descontado no contrato temporário?

Os descontos serão os mesmos dos empregados contratados pela CLT. O trabalhador terá registro em carteira de trabalho, na condição de temporário, e recolherá Imposto de Renda e INSS. O empregado também tem direito a receber FGTS - e pode sacar 100% do valor depositado enquanto era temporário quando o contrato terminar.

Quem assina a carteira do trabalhador temporário?

Mito 2) Trabalho temporário não assina carteira

E toda empresa que realizar uma contratação temporária, deve obrigatoriamente registrar a experiência na carteira de trabalho de seus colaboradores.

O que diz a CLT sobre contrato temporário?

A lei permite que empresas contratem trabalhadores temporários por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. O trabalhador temporário pode ser contratado por meio de uma agência de trabalho temporário, que é responsável por fazer a intermediação entre a empresa contratante e o trabalhador.

O que a lei diz sobre o trabalho temporário?

Art. 14 - As empresas de trabalho temporário são obrigadas a fornecer às empresas tomadoras ou clientes, a seu pedido, comprovante da regularidade de sua situação com o Instituto Nacional de Previdência Social.

O que mudou com a nova lei do contrato de trabalho temporário?

A lei 13.429/2017 trata sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas no vínculo com o trabalho temporário e terceirizado. De acordo com ela, o contrato pode durar até 180 dias consecutivos ou não, podendo ser encerrado antecipadamente, e podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Qual o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?

Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário? O contrato temporário tem o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não. A lei permite uma única prorrogação pelo prazo de 90 dias quando mantidas as condições que ensejaram esse tipo de contrato.

Quais as regras do contrato temporário?

Diferente de outros, o contrato temporário deve ter um prazo máximo estipulado, cabendo uma prorrogação limitada. Este prazo seria de até 180 dias, com uma extensão de mais 90 dias. Um detalhe importante sobre a regra do prazo máximo é sobre a contratação do mesmo trabalhador após a extensão.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40% do FGTS?

O fim do contrato de trabalho temporário dá direito à multa sobre o FGTS? Não. A multa de 40% sobre o FGTS é prevista em lei somente nos casos de dispensa sem justa causa. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo flexível, limitado a 180 dias, não há depósito da multa sobre o FGTS.

Quantas vezes o contrato temporário pode ser renovado?

O contrato de trabalho temporário pode ser prorrogado? Caso seja necessário, a empresa pode prolongar a vigência da contratação temporária por mais 90 dias, no máximo. Nesse caso, o contrato somará 270 dias.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?

Isso mesmo, você que trabalha por contrato também tem direito ao seguro desemprego! Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.

Como calcular a rescisão de contrato de trabalho temporário?

É o salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais. Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

Para os trabalhadores temporários, o décimo terceiro salário é calculado proporcionalmente ao período trabalhado durante o ano. Por exemplo, se um trabalhador temporário foi contratado por 6 meses, ele terá direito a receber metade do décimo terceiro salário.

Quais as desvantagens do contrato temporário?

Pontos Negativos do Contrato de Trabalho Temporário

Problemas de Relacionamento: Os funcionários fixos já trabalham juntos há algum tempo e isso faz com que eles estejam mais integrados para trabalhar em equipe. Quando uma pessoa nova chega, pode ser mais difícil integrá-la ao ambiente.

Quais as desvantagens do trabalho temporário?

Desvantagens. A maioria dos empregos temporários são curtos, então não há tempo para se envolver mais profundamente no emprego ou com a cultura de trabalho.

Quais são as características do contrato de trabalho temporário?

Segundo a legislação, o trabalho temporário é prestado por pessoa física, contratada por uma empresa de trabalho temporário, que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Qual o prazo mínimo do contrato de trabalho temporário?

Entenda o que é um contrato de trabalho temporário

O prazo mais comum do contrato é de 180 dias, os quais podem ser consecutivos ou não. Em alguns casos, a empresa pode solicitar a prorrogação do contrato por, no máximo, 90 dias.

Artigo anterior
Qual o valor de um diamante cor-de-rosa?
Artigo seguinte
Para que serve a gestão social?