Quem paga o frete FOB e CIF?

Perguntado por: Xavier Tomé Rodrigues Faria  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

O que são frete CIF e frete FOB
Essa modalidade é paga na origem, e o vendedor é o responsável pelos riscos e custos do transporte até a entrega da mercadoria ao destinatário. O consumidor final, em geral, prefere usar o CIF, embora seja mais caro, porque não precisa lidar com manuseio e outros detalhes.

Qual a diferença frete CIF é FOB?

O que é FOB? Neste tipo de frete o vendedor está livre da responsabilidade com a entrega do produto. Ao contrário do CIF, aqui é o comprador quem assume os custos e riscos do transporte. Quando a compra é concluída o vendedor finaliza o seu trabalho.

Quem paga CIF é FOB?

A sigla FOB, em inglês, significa free on board — livre a bordo. Nele, quem paga pelo transporte é o comprador das mercadorias transportadas, ou seja, o destinatário. Por isso, a compra pode ser mais barata que no formato CIF, mas o destinatário tem de arcar com custos de entrega.

Quando o cliente paga o frete e CIF ou FOB?

No frete CIF, como a responsabilidade do pagamento é da empresa que fornece o produto, o pagamento é feito na origem do transporte, ou seja, na coleta dos materiais. ... Já no caso do frete FOB, é o cliente quem realiza o pagamento, tanto do frete quanto do seguro das mercadorias enviadas.

Quem paga o frete CIF?

Pagamento no frete CIF

No frete CIF, a empresa fornecedora deve arcar com os custos, caso isso não seja feito por quem fará a entrega da carga. Também vale apontar que o seguro relacionado com as mercadorias precisa ser pago na origem, ou seja, na hora da coleta do item.

Frete CIF e Frete FOB: Entenda a Diferença entre as modalidades

39 questões relacionadas encontradas

Quando o frete é por conta do cliente?

O frete CIF coloca todos os riscos por conta da empresa fornecedora, uma vez que o mesmo é pago na origem. ... Nesse caso, o custo do frete, do seguro do transporte e o valor das mercadorias já estão inclusos no preço de venda que é passado para os clientes ou compradores.

O que é a taxa FOB?

No comércio interno brasileiro, a venda FOB indica que o comprador tem a responsabilidade de retirar a mercadoria no local indicado pelo vendedor. ... Algumas empresas utilizam a expressão “FOB dirigido”, uma invenção brasileira que tem como objetivo maximizar o volume de entregas e minimizar custos.

Como saber se o CTE e CIF ou FOB?

A maior diferença entre o frete CIF e o FOB está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega. O frete CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, é o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

O que é CIF na nota fiscal?

Ambos os termos são variações de modalidades fiscais para contratos de transporte de mercadorias. Enquanto CIF remete ao termo em inglês Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete), FOB significa Free on Board (livre a bordo), logo, é preciso entender o que significa cada modalidade.

Onde fica o CIF na nota fiscal?

Na NFe 4.00 aparecem também as iniciais CIF e FOB entre parenteses no final de cada uma delas. Vamos explicar o significado de cada uma delas: Estas siglas CIF e FOB servem para identificar quem é o responsável pelos custos e riscos do frete: o comprador ou o fornecedor.

O que é o valor CIF na importação?

O Incoterms CIF é a regra Cost Insurance And Freight ou seja, em português Custo, Seguro e Frete. Quando se procede uma negociação aquaviária (marítima, fluvial ou lacustre), pode-se optar pelo Incoterm CIF, no qual o vendedor arca com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.

Como emitir nota fiscal com frete CIF?

No frete CIF, em que o embarcador é o responsável pelo custo de transporte, é possível declarar o valor de frete na Nota Fiscal de duas maneiras. A primeira forma é incluir o valor de frete no valor do produto, mostrando apenas um só valor na nota.

Como saber o valor do frete FOB?

Para saber como calcular o valor FOB, ou seja, o valor do frete FOB, é necessário avaliar diversas informações.
...
Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:
  1. peso do produto (e ainda o tamanho ocupado por ele);
  2. valor do produto;
  3. distância percorrida;
  4. modais do transporte;
  5. pedágios e tributos.

Quando o frete é por conta do destinatário?

1 - Contratação do Frete por Conta do Destinatário (FOB): o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. O cliente se responsabiliza pelo transporte e manuseio, inclusive pelo seguro e pelo pagamento do frete. Porém, isso só é feito após a entrega da carga no destino.

Quais os tipos de frete?

Quais são os tipos de frete?
  • CIF. O frete CIF (em inglês: Cost, Insurance and Freight), significa Custo, Seguro e Frete. ...
  • FOB. O Frete FOB (em inglês: Free On Board), significa livre a bordo. ...
  • Subcontratação. ...
  • Redespacho. ...
  • Redespacho intermediário. ...
  • Carga fracionada. ...
  • Carga lotação. ...
  • Indicadores de performance logística.

Como saber quem paga o frete?

O pagamento do frete e do valor referente ao seguro das cargas também deve ser feito pelo cliente e normalmente é realizado no destino, mediante o recebimento dos itens — ou com a possibilidade de negociar os prazos com a transportadora, se já houver um relacionamento comercial entre ambas.

Como fazer um frete FOB?

Basta contratar uma transportadora de confiança e deixar tudo nas mãos dela. Quando um cliente compra produtos de uma empresa e essa é a responsável pelo frete (CIF) até o destinatário, o preço final pode sair bem mais caro, pois os custos com todo o processo de logística são altos.

Como fazer frete FOB?

Frete FOB, em tradução literal, quer dizer “livre a bordo”. A responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são despachadas. É o comprador, então, que assume os custos e os riscos do transporte a partir do embarque, já que a responsabilidade do fornecedor acaba quando o produto entra no transporte.

Como é feito o cálculo de frete?

O cálculo de frete se baseia, principalmente, no tamanho do veículo, a distância percorrida e as características da carga (valiosa, perecível, entre outras).

Como emitir nota fiscal eletrônica com frete?

Portanto se você deve ou não destacar frete na nota fiscal, a resposta é depende, supondo que você cobre o frete de seu cliente, em separado, sim, você deve destacar, mas por outro lado se você incluir o valor do frete ao valor dos produtos, não deve destacar.

Como colocar o frete na Nota Fiscal Eletrônica?

I. Nas operações em que o vendedor é o responsável contratual pelo frete, ainda que repasse o custo ao adquirente da mercadoria, deve ser usado, no preenchimento do campo “Modalidade do Frete”, da Nota Fiscal Eletrônica, o código “0-Emitente”.

Como emitir uma nota de frete?

Primeiras providências
  1. Solicitar o credenciamento na Sefaz. Antes de tudo, é necessário solicitar o credenciamento do CNPJ da transportadora perante a Secretaria da Fazenda (Sefaz). ...
  2. Adquirir um sistema emissor de CT-e. ...
  3. Ter acesso à internet. ...
  4. Adquirir o certificado digital. ...
  5. Configurar a empresa.

Como saber valor CIF?

Valor aduaneiro é calculado da seguinte maneira: custo da mercadoria + frete + seguro (despesas para chegar no local de entrega). Ele é importante pois contempla a primeira base de cálculo do imposto no Brasil (valor CIF). Esse valor é utilizado para calcular o Imposto de Importação (II).

O que é CIF na exportação?

CIF - Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguro e Frete.

Quais são os valores que compõem o valor aduaneiro ou valor CIF em uma importação?

O valor aduaneiro é a base para os principais impostos na importação. Ele é formado pela soma dos valores da mercadoria, seguro, Terminal Handling Charge (THC) e frete internacional.

Artigo anterior
Quais os sintomas de apraxia?
Artigo seguinte
Onde vem o ouro?