Quem paga a multa rescisória?

Perguntado por: William Luís Barros  |  Última atualização: 2. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

Assim que o contrato de trabalho é rescindido, a empresa deve pagar todas as verbas rescisórias, inclusive a multa de 40%. Esse valor deve ser depositado pelo empregador na conta do FGTS em até 10 dias.

Quem paga a multa rescisória de 40%?

Apesar de ter seu valor calculado com base no Fundo, a multa rescisória não é paga junto com o FGTS. A multa de 40% do FGTS é paga com a rescisão ao titular. O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho.

Como faço para receber a multa rescisória?

Você tem dois meios onde sacar multa rescisória. Pode ser em uma agência da Caixa, com seus documentos de identificação como RG, CTPS e número do PIS/NIS/NIT, e também pode sacar a multa pelo aplicativo FGTS, seguindo as instruções na área “Meus saques”.

Onde é depositada a multa de 40% do FGTS?

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.

Quanto tempo demora para cair a multa rescisória na conta?

Quanto tempo demora para cair a multa rescisória na conta? Quem é responsável pelo pagamento da multa é o próprio empregador. De acordo com a CLT, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Quem deve pagar a multa de 40% do FGTS?

29 questões relacionadas encontradas

Como saber se a multa rescisória já está liberada?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Como saber se a empresa pagou a multa rescisória?

É possível consultar no aplicativo do FGTS se sua multa já foi paga ou não, e se está disponível para saque.

Como aparece no extrato do FGTS a multa rescisória?

A multa rescisória referente ao FGTS não costuma aparecer no extrato do FGTS porque ela não está diretamente relacionada aos depósitos mensais feitos pelo empregador na sua conta do FGTS. A multa rescisória é uma obrigação legal que a empresa deve cumprir em caso de demissão sem justa causa.

Precisa da chave para sacar a multa rescisória?

A partir deste mês, trabalhadores que forem demitidos sem justa causa não precisam mais que seus empregadores emitam uma chave de autorização para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quem optou pelo saque-Aniversário recebe a multa rescisória?

Como faço para sacar a multa rescisória FGTS bloqueado? Quando você opta pelo Saque-Aniversário do FGTS, seu saldo fica bloqueado para rescisão sem justa causa. Nessa situação, só é possível acessar a multa rescisória. Para retornar ao Saque-Rescisão, é necessário aguardar dois anos.

É possível sacar a multa rescisória com o saldo bloqueado?

Nesse caso, o trabalhador terá acesso apenas à multa rescisória, não podendo sacar o saldo total da conta do FGTS. Para resolver essa situação, é possível solicitar a troca para a modalidade de saque-rescisão, que permite o acesso ao saldo integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Qual o prazo para a empresa pagar a multa do FGTS?

Isso quer dizer que, independente do tipo de aviso prévio cumprido pelo empregado, o empregador possui a obrigação de efetuar o pagamento da multa de 40% do FGTS dentro dos 10 dias corridos subsequentes ao término do contrato.

Quais documentos para sacar multa rescisória?

Documentação Necessária:
  • Documento de Identificação pessoal;
  • CPF ou Número do PIS/PASEP ou NIS ou NIT;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; ou.
  • TRCT, TQRCT/THRCT (para as rescisões formalizadas até 10/11/2017).

Onde ver o saldo da multa rescisória?

Onde vejo o depósito da multa rescisória? Pode verificar através do extrato do FGTS que pode ser consultado no aplicativo do fundo de garantia. Mas você também pode ir pessoalmente à uma agência da Caixa.

O que fazer se a empresa não depositar a multa do FGTS?

Caso a empresa não pague os valores referentes à verba rescisória no prazo determinado — de dez dias, como vimos —, ela é penalizada e passa a dever ao funcionário uma multa correspondente ao valor de um salário-base. Embora pareça absurdo atrasar o pagamento ao colaborador desligado, essa postura não é incomum.

Como sacar a multa de 40% do FGTS pelo aplicativo?

Todo o procedimento de saque FGTS pode ser realizado por meio do aplicativo, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Para solicitar o saque, você deve baixar o aplicativo FGTS e acessá-lo, com o número de CPF e a senha. Depois, clique sobre o botão “Solicite seu saque 100% digital”.

Quem faz a liberação da chave do FGTS?

A chave do FGTS é gerada pelo empregador, na opção “Comunicar movimentação do trabalhador”. O empregador pode imprimir a folha informando a chave ou anotar o código e entregar ao trabalhador.

Quem fez o empréstimo do FGTS tem direito a multa rescisória?

Sim! Quem fez empréstimo com FGTS tem direito a rescisão em caso de demissão sem justa causa.

O que fazer se a empresa não libera a chave do FGTS?

O atraso ou ausência de comprovação tempestiva da entrega ao obreiro das guias de seguro desemprego e liberação da chave de conectividade para saque do FGTS, acarreta a multa prevista no art. 477 , § 8º , da CLT , pois a nova redação do § 6º do mesmo artigo, de acordo com a Lei n.

Quanto tempo demora para cair a multa de 40% do FGTS?

Quem é responsável pelo pagamento da multa é o próprio empregador. De acordo com a CLT, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Onde é depositado a rescisão do contrato de trabalho?

A multa rescisória é paga junto com o FGTS? Sim, a multa rescisória deve ser paga junto com o FGTS quando ocorre a rescisão do contrato de trabalho. Esses valores, ou seja, o saldo do FGTS e a multa, são depositados na conta do FGTS do trabalhador.

Quem libera o FGTS a empresa ou a CAIXA?

A partir do momento que a empresa disponibilizar a chave ao funcionário, o serviço da chave do FGTS já está liberado. Ou seja, já é possível ter acesso ao valor diretamente na conta corrente pela Caixa Econômica Federal ou o banco indicado e que seja de titularidade de quem vai receber o benefício.

Qual a diferença entre multa rescisória e FGTS?

Multa rescisória e FGTS são a mesma coisa? Apesar de frequentemente associadas, multa e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são conceitos distintos. Enquanto o FGTS é um fundo destinado a proteger o trabalhador demitido, a multa é um valor adicional pago pela empresa ao trabalhador demitido.

É necessário a chave para sacar o FGTS?

Com a entrada em vigor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital, os empregadores não precisam mais gerar a chave de autorização para os empregados conseguirem sacar os valores do fundo.

Pode dar entrada no Seguro-Desemprego antes de receber o fundo de garantia?

É possível dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS? Funtrab ressalta que é possível solicitar o Seguro-Desemprego antes de sacar o FGTS.

Artigo anterior
Onde começa a poluição do rio Tietê?
Artigo seguinte
Quanto custa passaporte português?