Quem ou quem?

Perguntado por: Yasmin Azevedo de Barbosa  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

É ele que ou ele quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como usar com quem?

É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa. Veja os exemplos: Este é o colega com quem ela trabalha. Estes são os competidores a quem entregaremos os troféus.

Para quem ou para quem?

A forma correta de escrita é quem de acordo com a Gramática Portuguesa. Quem é um pronome relativo ( ou interrogativo ) que é usado para fazer referência a uma ou mais pessoas.

Como que escreve quem?

Etimologia (origem da palavra quem). Do latim quem.ac/ quis. quae. quod.

Henrique e Juliano - CULPADOS - DVD Manifesto Musical

16 questões relacionadas encontradas

Qual a forma correta de escrever?

A arte de escrever bem
  1. Mantenha a coesão e coerência. ...
  2. Conte uma história interessante. ...
  3. Torne o artigo fácil de ler. ...
  4. Evite palavras muito complexas. ...
  5. Fuja da “linguagem de call center” ...
  6. Use figuras de linguagem. ...
  7. Use analogias. ...
  8. Use citações.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

É certo usar pra?

Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

Quem avisa amigo é vírgula?

Assim como em “Quem avisa amigo é” e “Quem bebe Grapete repete” não há vírgula, em “Quem lê sabe”, “Quem estuda passa” e “Quem se desloca recebe” também devemos evitar a vírgula.

O que é estar a quem?

O que é Aquém:

Aquém é também uma preposição que significa abaixo, inferior. Ex: Ficar aquém das expectativas (ficar abaixo do esperado). O valor deste livro está muito aquém do seu preço normal (o valor do livro está inferior ao seu preço normal).

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.

Quando se usa o quê?

Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar.

Qual é o certo fui eu que ou fui eu quem?

Fui eu que fiz

Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Foi eu que ou foi eu quem?

Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu.

Quem guarda tem vírgula?

“Quem sabe, faz; quem não sabe, ensina”. “Quem procura, acha; quem guarda, sempre tem”. “Quem não faz, leva”. Agora, se o verbo for idêntico nas duas orações, esta vírgula passa a ser indispensável: “Quem deu, dará; quem pediu, pedirá”.

Quem ama perdoa vírgula?

A questão não é tão simples quanto talvez pareça, caro leitor. De fato, o bloco "Quem ama" funciona como sujeito de "educa", e, por via de regra, não se separa sujeito de predicado por vírgula.

Tem que colocar vírgula depois do nome?

Se escrevermos “Zezé Pezinho, vice-presidente da Escola de Samba Tamos aqui, afirmou...”, as vírgulas são obrigatórias. Sempre que o nome próprio vier antes, o título será um aposto explicativo e deverá ficar entre vírgulas.

Qual é o certo pra ou para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

É certo escrever estória?

Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Artigo anterior
Com quantas faltas me pode demitido por justa causa?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre época e era?