Quem é divorciado pode casar de novo?

Perguntado por: Viviane Torres Morais  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

Após o decreto do divórcio não é preciso esperar para se casar novamente. É simples, não há prazo. Basta estar com sua certidão de casamento averbada em mãos e na sequência, dar início ao procedimento no cartório para se casar.

Sou divorciado posso me casar de novo?

A partir de agora é possível voltar a casar logo após um divórcio. O diploma que põe fim a este conceito legal entra em vigor esta terça-feira. A lei remonta ao início de 2017, quando o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento uma proposta que previa um prazo de 180 dias para voltar a casar, comum a ambos os sexos.

O que a Bíblia diz sobre casar com divorciado?

Em Mateus 19:9 Jesus discute o divórcio, novo casamento e adultério. Em Mateus19:18 Ele cita o sétimo mandamento: “Não cometerás adultério.” Os dois textos usam um verbo com uma raiz comum. Outra vez o casamento é muito importante para Jesus.

Quanto tempo depois de divorciado pode casar novamente?

O Código Civil mantém, desde 1967, a obrigação de as mulheres divorciadas esperarem 300 dias para voltarem a casar, ao passo que os homens apenas precisam de 180 dias.

Quem é divorciado pode casar de novo no civil?

Conforme previsto no Código Civil Brasileiro, o cidadão pode casar no civil quantas vezes quiser, desde que seja divorciado da união anterior. Além disso, tanto o casamento, como o divórcio ficaram muito mais fáceis, visto que os procedimentos podem ser feitos quantas vezes as pessoas quiserem.

A PESSOA DIVORCIADA PODE SE CASAR NOVAMENTE? (Divórcio e Segundo Casamento) - ft. Lamartine Posella

32 questões relacionadas encontradas

Pode casar mais de uma vez com a mesma pessoa?

Com relação a contrair novo matrimônio com o ex-cônjuge, não há qualquer impedimento em lei, portanto, se assim desejaram, poderão celebrar na esfera cível o casamento.

O que Jesus falou sobre o divórcio?

E Jesus fala contra o divórcio aqui por compaixão para com o drama da mulher preterida. ... Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).

O que é necessário para uma pessoa divorciada casar novamente?

Divorciado:

RG e CPF original do casal; certidão de casamento contendo o devido registro do divórcio; cópia da carta de sentença atestando o divórcio; comprovante de residência.

O que precisa para fazer averbação de divórcio?

Quando o divórcio for concedido através de escritura pública, as partes devem comparecer no Cartório de Registro Civil onde foi realizado o casamento e apresentar a escritura original, a certidão de casamento e documentos pessoais originais, como RG e CPF, para requerer a averbação.

Como fica a certidão do segundo casamento?

O documento oficial passa a ser a certidão do casamento. O próximo casamento deve ser anotado apenas no casamento anterior. Feita esta anotação fica amarrado o sistema, valendo, para fins de utilização, apenas a certidão do casamento atual, o qual estará noticiado no casamento anterior.

Pode se casar duas vezes no civil?

As pessoas podem se casar quantas vezes quiserem. E o prazo mínimo para pedir separação judicial caiu para um ano após o casamento, em vez de dois. O divórcio agora é possível dois anos após a separação de fato (e não cinco) ou um ano depois da judicial. ... O casamento civil é gratuito para todos que se declararem pobres.

Quando Jesus permite o divórcio?

Adultério - Jesus em sua resposta deixou claro que o divórcio poderia acontecer caso houvesse relações sexuais ilícitas de um dos cônjuges, o que aponta para o adultério (dentro desse contexto) como sendo um motivo permitido para divórcio: "Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações ...

É crime casar duas vezes?

O delito de bigamia está previsto no art. 235 do Código Penal, punindo tanto o agente casado que contrai novo casamento (caput), quanto o cônjuge solteiro que convola núpcias com pessoa casada, ciente desse fato (§ 1o).

O que acontece se casar duas vezes?

A bigamia só ocorre quando um indivíduo casado sob a égide da lei realiza um novo casamento com os mesmos trâmites legais do anterior, sabendo que aquele ainda é válido, ou seja a bigamia só é crime se os dois casamentos forem no civil e ainda válidos no mesmo espaço de tempo.

Quando a bigamia deixou de ser crime?

O crime de bigamia ainda existe. O que foi revogado foi o crime de adultério em 2005. Nos termos do Código Penal, o crime de bigamia está tipificado em seu artigo 235: Art.

Qual a sentença para quem comete o crime de bigamia?

O pressuposto do crime de bigamia é a vigência de um casamento civil anterior. Já se entendeu que a lei atende apenas à existência formal do casamento, ou seja, à sua vigência, não à sua validade(RT 601/319).

Porque Deus permite a separação de um casal?

Deus jamais exigiria que uma pessoa ficasse ao lado de alguém que lhe ofereça qualquer tipo de prejuízo e ameaça, seja ela física, emocional ou financeira, por conta de seus vícios.

O que diz em Mateus 19 6?

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Como era o divórcio no tempo de Jesus?

O divórcio era permitido, mas não era a intenção original de Deus. Nesta antítese, Jesus se posiciona contra o divórcio, afirmando que o procedimento legal (entregar o certificado de divórcio) não altera a condição da mulher que foi despedida por causa de adultério: ela continua casada.

Como casar novamente no civil?

Após o decreto do divórcio não é preciso esperar para se casar novamente. É simples, não há prazo. Basta estar com sua certidão de casamento averbada em mãos e na sequência, dar início ao procedimento no cartório para se casar.

O que pode anular um casamento?

Segundo o Código Civil, a decretação da anulação do casamento pode ser feita mediante ação direta, por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, desde que o motivo seja comprovado e aceito por um juiz. Por se tratar de um processo inicialmente judicial, é indispensável o auxílio de um advogado.

Quando se divorcia o nome volta a ser solteiro?

Projeto permite retomar o nome e o estado civil de solteiro em caso de divórcio ou viuvez. O Projeto de Lei 5083/20 concede ao cônjuge divorciado ou viúvo que comprovar essa condição o direto de retomar, a qualquer tempo, o uso do nome de solteiro, sem qualquer referência a vínculos conjugais anteriores.

Tem como voltar ao nome de solteira?

Constitui direito da pessoa, no ato do casamento, incluir o sobrenome do cônjuge, assim como, durante o casamento, no divórcio ou na viuvez, excluir o sobrenome acrescido, voltando ao nome de solteira.

Como alterar CPF após divórcio?

Para isto, procure uma agência dos correios ou um dos bancos federais como por exemplo a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para requerer a alteração do CPF após o divórcio. Além do mais, esse serviço de mudança de CPF depois do divórcio está disponível para fazer online.

Como faço para voltar a usar meu nome de solteira?

Em caso de arrependimento, é possível ingressar com ação judicial de retificação do registro de casamento para supressão do sobrenome do cônjuge e consequente retorno ao sobrenome de solteiro, devendo haver concordância expressa do cônjuge e ausência de prejuízo a terceiros.

Artigo anterior
Quanto tempo dura 200mah?
Artigo seguinte
Qual o melhor antibiótico para matar bactéria?