Quem o psicólogo não pode atender?

Perguntado por: Júlia Letícia Azevedo Branco Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional.

Quais casos o psicólogo não pode atender?

Se você ainda está se perguntando o que leva um psicólogo a recusar-se a admitir um novo paciente, listamos abaixo alguns desses fatores:
  • Neutralidade. Para um psicólogo, os fatos ocorridos não são o foco principal da sessão. ...
  • Influência das relações pessoais. ...
  • Confiança. ...
  • Desentendimentos.

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Em que casos o psicólogo pode quebrar o sigilo?

Isso quer dizer que, por exemplo, se uma pessoa se coloca ou pretende se colocar em uma situação de risco à sua integridade, o psicólogo pode romper o sigilo para preservá-la. Outra situação em que o sigilo deve ser quebrado é no caso de maus tratos contra crianças e adolescentes, sendo obrigatória uma denúncia.

Pode fazer terapia com 2 psicólogos?

Não é recomendado o acompanhamento com dois profissionais diferentes, pois na psicologia existe diversas abordagens de tratamento, e dependendo de como os profissionais dirigem as sessões e de qual abordagem utilizem pode haver confusão por parte do paciente nas intervenções feitas pelos profissionais.

Psicólogo pode atender família e amigos?

35 questões relacionadas encontradas

Como falar para psicóloga que não quer ir mais?

Evitar é um bom motivo para parar.

Mas é melhor ser honesto consigo mesmo e com seu Psicólogo, se esse for o motivo. Porque se evitar é o principal motivo pelo qual você não quer mais falar, pode ser uma boa ideia tentar superar o desconforto em vez de fugir dele.

Quanto tempo ficar com o mesmo psicólogo?

Mas o melhor é que os objetivos já tenham sido alcançados e que tanto psicólogo quanto paciente concordem que é chegada a hora. A terapia pode durar uma consulta, uma quinzena, um mês, um semestre, um ano ou até mais tempo, dependendo da patologia e do transtorno que estiver sendo tratado.

Quando se pode quebrar o sigilo profissional?

O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional?

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Quando o psicólogo desiste do paciente?

Cada caso e cada paciente são diferentes, mas normalmente a desistência tem a ver com comportamentos e problemas comuns que levam a um rompimento. Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. Psicólogos rompem com pacientes que não acreditam que a terapia pode ajudar.

Quantos pacientes um psicólogo pode atender por dia?

Pronto-Socorro/Pronto-Atendimento/Emergência: uma (1) psicóloga(o) para cada 30 pacientes/dia, com cobertura integral e jornada de trabalho de seis (6) horas/dia ou escala de 12h/60h. Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de dez (10) atendimentos.

É vedado ao psicólogo de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo exceto?

010/2005), é vedado ao psicólogo, EXCETO A - Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.

É vedado ao psicólogo ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento?

É vedado ao psicólogo ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento. II. Deve-se considerar que na área penal, o sujeito periciado não é o cliente do psicólogo e sim, o sistema mais amplo da sociedade.

Por que o psicólogo não pode atender conhecidos?

“A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).”

Por que psicólogo não pode ser amigo do paciente?

Não, não podem ser amigos, pois qualquer vínculo pessoal afeta diretamente a eficiência do processo terapêutico do paciente. Nós psicólogos devemos nos ater a posição de neutralidade diante da vida de nossos pacientes, sem qualquer tipo de interferência pessoal com sua vida.

Quais casos o psicólogo não pode atender online?

- Situações de violação de direitos ou violência: casos de agressão ou abuso também não podem passar por atendimento psicológico online. - Crianças menores de 12 anos sem autorização dos pais: é obrigatória a autorização dos responsáveis para a terapia online em crianças menores de 12 anos.

Quais os deveres do psicólogo?

O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Quais são os princípios fundamentais do profissional psicólogo?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Qual o objetivo do sigilo profissional?

O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

É permitida a quebra do sigilo legal?

O Código de Ética Médica especifica que o sigilo pode ser quebrado mediante consentimento, por escrito, do paciente.

Em quais situações será permitido a revelação de um segredo?

O segredo profissional é passível de ser revelado de forma direta ou indireta. Diz-se que a revelação é direta quando são publicados o conteúdo e o nome da pessoa a quem pertence o segredo. A revelação é indireta se forem oferecidos indicativos para o conhecimento do segredo e do seu dono.

Quando é hora de parar a terapia?

O ideal é o desligamento ser gradual, já que parar a terapia antes da alta pode ser um erro perigoso. O vínculo formado entre paciente e terapeuta não deve ser cortado abruptamente, pois, nesse caso, é possível que o paciente tenha alguma recaída e acabe pior do que estava anteriormente.

Quantas sessões de Psicologia por semana?

Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Quanto custa um psicólogo por mês?

O valor do serviço de Psicologia é baseado pela tabela do Conselho Federal de Psicologia, que inclui sessões em Psicoterapia entre R$100,00 e R$150,00 em média.

Como terminar uma terapia psicológica?

Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.

Artigo anterior
O que significa a sigla AVP na enfermagem?
Artigo seguinte
O que pode irritar os olhos?