Quem não pode ser testemunha?

Perguntado por: Vitória Iara de Lourenço  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (64 avaliações)

447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Quem está impedido de ser testemunha?

447, § 2º, inciso I da lei processual, só são impedidos de depor o cônjuge, o companheiro, o ascendente ou descendente em qualquer grau, e o colateral até o terceiro grau. Confira o texto desse dispositivo legal: Art.

Quais as pessoas que não podem ser admitidas como testemunhas?

A lei impede o testemunho dos incapazes, impedidos e suspeitos (art. 447, caput, CPC/2015). Sobre os incapazes, é imprescindível fazer uma comparação entre o disposto no Código Civil (com as modificações conferidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015) e a lei processual.

O que me impede de ser testemunha?

Pelo artigo 801 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um juiz pode recusar uma testemunha que tenha inimizade pessoal, amizade íntima ou parentesco com uma das partes ou interesse particular na causa.

Quem não pode prestar depoimento?

De acordo com a legislação que regulamenta o processo criminal, todos os profissionais e pessoas que devam guardar segredos de seus clientes/pacientes em decorrência de função, ministério, ofício ou profissão não podem dar depoimento na condição de testemunha.

Quem pode ser testemunha em um processo?

30 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha na empresa pode ser testemunha?

Dúvidas frequentes. Posso ser testemunha contra a empresa em que estou trabalhando? Sim. Não há qualquer norma que vede a participação de um empregado como testemunha contra a própria empresa em que está trabalhando.

Quem são as pessoas que podem se recusar a depor?

Por outro lado, a lei permite que se recusem a depor como testemunhas certas pessoas que presumivelmente têm uma relação de proximidade pessoal com o arguido: os seus descendentes, ascendentes, irmãos e afins até ao 2.º grau; adoptantes, adoptados e cônjuge; e a pessoa que tenha sido cônjuge ou que, sendo de outro ou . ...

Pode levar parente como testemunha?

447 , § 1º , I , do CPC de 2015 , são impedidos de depor como testemunha, "o cônjuge, o companheiro, o ascendente e o descendente em qualquer grau e o colateral, até o terceiro grau, de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade, [...]". III - Agravo de instrumento a que se nega provimento.

Quando a testemunha é inimiga da parte?

Contraditar, segundo a doutrina especializada[1], é “uma forma de impugnar a testemunha, apontando os motivos que a tornam suspeita ou indigna”. Ainda, “a contradita é um instrumento de controle da eficácia, pelas partes, das causas que geram a proibição (art. 207) ou impedem que a testemunha preste compromisso (arts.

Sou obrigado a ser testemunha em um processo?

Mesmo que você tenha provas ou tenha vivenciado determinada situação, o agente de segurança não pode te obrigar a prestar depoimento como testemunha; você só deve ser conduzido à Delegacia se você concordar. Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade.

Como desqualificar o depoimento de uma testemunha?

A desqualificação da testemunha pressupõe que o conteúdo do depoimento prestado evidencie efetivamente uma das causas previstas no artigo 405 do CPC , não podendo a mera presunção de troca de favores elidir o depoimento de determinada testemunha.

Quando a testemunha é considerada suspeita?

O art. 447 , § 3º , II , do CPC/15 dispõe que são suspeitas as testemunhas que guardem relação de inimizade capital ou de amizade íntima com a parte.

Quais os direitos de uma testemunha?

As testemunhas têm o direito de ser compensadas pela deslocação ao tribunal ou ao local a partir do qual prestem o seu depoimento. Podem ainda recusar-se a depor todos aqueles (religiosos, médicos, jornalistas, advogados) a quem a lei impuser ou permitir que guardem segredo.

O que precisa para ser testemunha?

Autor. O artigo 828 da CLT não obriga a testemunha a apresentar em juízo documento de identificação civil, mas somente sua qualificação, com indicação de nome, nacionalidade, profissão e idade.

Quais os motivos para contraditar uma testemunha?

II - o que, por seus costumes, não for digno de fé; III - o inimigo capital da parte, ou o seu amigo íntimo; IV - o que tiver interesse no litígio. De acordo com referido dispositivo também será suspeito aquele que tiver interesse no litígio.

Quem tem cargo de confiança pode ser testemunha?

Segundo o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, o entendimento do TST é de que o simples fato de uma testemunha ocupar cargo de confiança em uma empresa não implica automaticamente em desqualificação. Isso exceto nos casos em que estão presentes poderes de mando, o que ficou demonstrado no caso.

Quando a testemunha e amiga?

O que acontece é o seguinte: testemunha que for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes não prestará compromisso, ou seja, não pode atuar como testemunha, mas apenas como mero informante (e isso se o Juiz tiver interesse em ouvir).

Como regra são proibidas de depor como testemunha as pessoas que?

São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

Quantas pessoas precisa de testemunha?

As testemunhas ou padrinhos do casamento no civil podem ser qualquer pessoa, maior de 18 anos. É preciso levar pelo menos duas testemunhas ao cartório. Não é necessário ser um dos padrinhos de casamento, pode ser um irmão ou uma tia, por exemplo.

Qual o valor de uma prova testemunhal?

O valor probante, portanto, a respeito do fato é mediado por dois sujeitos: aquele que presenciou o fato e aquele que presenciou o relato de outrem sobre o fato. Afirma o caput do art. 442 que “a prova testemunhal é sempre admissível, não dispondo a lei de modo diverso”.

Sou obrigado a ir a uma audiência?

Quando não encontra a pessoa para intimar? Ao fazê-lo, você poderá responder por desobediência e, em casos extremos, ser preso. Se não há justificativa para o não-comparecimento, a Justiça pode responder de forma coercitiva, levando-lhe à força para cumprir o seu dever, no caso, de depor.

Quais são as perguntas que o juiz faz a testemunha?

Perguntas para Testemunha de Defesa do Réu - Roubo - art. 157 Código Penal
  • A quanto tempo conhece o Réu?
  • Qual o seu vínculo com o Réu? Vizinho ? Conhecido ?
  • Sabe dizer como é a relação do Réu com os pais, esposa/companheira(0), filho(a), vizinhança?

Pode fazer audiência sem testemunha?

Ninguém está a salvo de ser testemunha de um fato jurídico relevante para o direito penal, basta contato visual ou auditivo com o fato que surge o dever de testemunhar.

O que faz uma testemunha em um processo?

A testemunha tem o dever de prestar depoimento, o qual decorre do dever genérico de colaborar com a justiça para descobrir a verdade. Caso não cumpra ao chamado judicial para depor, ela será conduzida, responderá pelas despesas decorrentes da condução e do adiamento.

Como a testemunha deve se dirigir ao juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Artigo anterior
Qual a importância das organizações de serviços para a economia?
Artigo seguinte
Quanto tempo de preceito no candomblé?