Qual a importância dos testes de resistência mecânica dos comprimidos?

Perguntado por: Nelson Micael Anjos Lima  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Em geral, os comprimidos devem ser suficientemente duros para resistir à ruptura durante o manuseio e frágeis o bastante para se desintegrarem após a digestão. Assim, o teste de dureza do comprimido é especialmente importante para garantir a biodisponibilidade da droga.

Qual a importância dos testes de resistência mecânica para os comprimidos?

Estes testes visam demonstrar a resistência dos comprimidos à ruptura provocada por quedas ou fricção, ocorridas durante os processos de embalagem, armazenamento, transporte.

Qual a importância do teste de dissolução para comprimidos e cápsulas?

O teste de dissolução possibilita avaliar a quantidade de fármaco dissolvido, a partir de uma FF sólida, num meio específico e em tempo determinado, fato relevante para prever o desempenho in vivo (BRASIL, 2002).

Qual a importância do teste de uniformidade de doses unitárias?

O teste de uniformidade de dose unitária permite avaliar a quantidade de componente ativo em unidades individuais do lote e verificar se esta quantidade é uniforme nas unidades testadas. As especificações deste teste se aplicam às formas farmacêuticas com um único fármaco ou com mais de um componente ativo.

Qual é a importância do ensaio de doseamento no controle de qualidade de medicamentos?

Os ensaios de doseamento visam quantificar o teor da substância ativa nos medicamentos, estabelecendo assim a concentração dos componentes essenciais na amostra (GIL, 2010).

23. Teste de CQ Físico-químico: DUREZA DE COMPRIMIDOS

29 questões relacionadas encontradas

Para que serve o teste de doseamento?

O teste de doseamento é efetuado para verificar se a dose do medicamento está de acordo com o indicado pelo fabricante, pois alterações nas dosagens corretas do fármaco podem levar a falhas terapêuticas ou até mesmo a efeitos tóxicos (BRASIL, 2010; OLIVEIRA & CAMPOS, 2014; LOVATO & COMARELLA 2015).

O que é doseamento de fármacos?

Introdução: O doseamento é um teste que consiste na realização de análises que visa quantificar o teor de substância ativa em medicamentos. Os métodos utilizados no doseamento podem ser clássicos (baseados em reações químicas) e instrumentais (baseados no uso de instrumento apropriado).

O que é uniformidade de doses unitárias?

O termo “Uniformidade de Dose Unitária” é definido como o grau de uniformidade – ou invariabilidade – na quantidade de substância ativa entre doses unitárias (BP, 2008), e doses unitárias são formas de dosagem contendo uma dose única ou uma parte de uma dose da substância ativa em cada unidade (USP, 2008).

O que é uniformidade de conteúdo?

O método de Uniformidade de Conteúdo é baseado na análise da dose do conteúdo individual do princípio ativo de 10 cápsulas para determinar se o conteúdo individual está dentro dos limites específicos, ou seja, cada cápsula é avaliada individualmente e verificado seu teor de ativo.

O que é o teste de teor de princípio ativo?

Os testes de teor e uniformidade de doses têm por objetivo avaliar se a concentração do fármaco na cápsula está correta, para garantir e assegurar que a dose esteja correta comparada com a dose declarada.

Qual o objetivo do perfil de dissolução?

O teste de Perfil de Dissolução é um teste físico-químico importante para demonstrar in vitro o desempenho de produtos que necessitam de dissolução para absorção e, consequentemente, efeito terapêutico.

Para que serve o perfil de dissolução?

O perfil de dissolução pode ser definido como um ensaio in vitro que permite a construção da curva de porcentagem de fármaco dissolvido em função do tempo, empregando-se, geralmente, as condições estabelecidas no teste de dissolução.

Qual o objetivo do teste de dureza em comprimidos?

O teste de dureza mostra a resistência do comprimido à uma força de compressão, enquanto o teste de friabilidade verifica a parte mecânica, sujeitando o comprimido a impactos em múltiplas direções, tanto entre os comprimidos quanto entre o comprimido e o tambor, para avaliar sua resistência à esmigalhamento e choque.

Quais testes de controle de qualidade devem ser realizados com as cápsulas?

O controle de qualidade das cápsulas magistrais foram avaliadas através de testes descritos na Farmacopeia Brasileira 5ªed. (2010), sendo estes: a determinação do peso médio, desintegração, dissolução e uniformidade de doses unitárias pelo método de variação de peso.

Qual ensaio é realizado no controle de qualidade de cápsulas e comprimidos?

Os ensaios realizados nas cápsulas foram: peso médio, doseamento e desintegração. Todos os métodos foram realizados em triplicata e de acordo com a Farmacopeia brasileira (ANVISA, 2010).

Para que se garanta equivalência farmacêutica em comprimidos são necessários testes como dureza friabilidade desintegração e perfil de dissolução?

( ) Para que se garanta equivalência farmacêutica em comprimidos, são necessários testes como dureza, friabilidade, desintegração e perfil de dissolução. avaliam a eficiência e a eficácia de um medicamento administrado em comprimidos. excipientes podem apresentar a mesma biodisponibilidade.

Como é feito o teste de dissolução?

O teste de dissolução do comprimido é realizado com um dissolutor, e possibilita determinar a quantidade mínima de substância ativa dissolvida, dentro de um tempo máximo. O resultado é expresso como uma porcentagem da quantidade declarada no rótulo.

O que é suspensão em Farmacotecnica?

SUSPENSÕES

São formas farmacêuticas líquidas constituídas de duas fases: uma interna sólida (descontinua ou dispersa) e outra externa, líquida (contínua ou dispersante). A fase dispersa é insolúvel na fase liquida, mas, através de agitação podem ser facilmente suspensas.

Como é feito o teste de friabilidade?

O teste de friabilidade

Os comprimidos amostrados são então colocados no tambor, que é encaixado no eixo de rotação. O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm. Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada. Geralmente o teste é feito somente uma vez.

Qual é a definição de uniformidade?

Constância ou persistência nas ideias ou opiniões.

Quais os requisitos ideais para uma suspensão?

Uma suspensão ideal tem como características a diminuição da velocidade de separação, a formulação deve ser elaborada de modo que após o processo de agitação ocorra a dispersão da fase sólida na líquida de maneira fácil e que o processo de sedimentação ocorra lentamente, permitindo que haja tempo suficiente para a ...

Como podemos classificar os métodos de doseamento para análise de um medicamento?

Os métodos de doseamento destes estão apresentados no presente trabalho, e, dividem-se em Análise Elementar, Gravimétrica, Volumétrica e Instrumental.

São métodos clássicos de doseamento?

30 MÉTODOS CLÁSSICOS DE DOSEAMENTO

PARA SER REALIZADA A SEPARAÇÃO: SE ADICIONA UM AGENTE PRECIPITANTE; OCORRE CONVERSÃO DO ÍON EM FORMA INSOLÚVEL; SURGIMENTO DE FASES; RECOLHIMENTO POR MEIOS FILTRANTES EM ANÁLISE; RECONVERSÃO NA FORMA DE PESAGEM.

Qual é o limite aceitável de variação para teor segundo os padrões Farmacopeicos?

O limite preconizado pela Farmacopéia Brasileira (2010) para o teste de doseamento é no mínimo 95,0% e no máximo 105,0%. Assim, podemos observar que todos os medicamentos testados obtiveram resultados dentro do esperado (Tabela VI).

O que é teste de equivalência farmacêutica?

A equivalência farmacêutica entre dois medicamen- tos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molé- cula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro (Shargel & Yu, 1999; WHO, 1999).

Artigo anterior
Qual as medidas de ar condicionado?
Artigo seguinte
Qual foi a primeira luta do mundo?