Quem julga recurso de licitação?
Perguntado por: Matias Araújo de Silva | Última atualização: 20. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)
Caberá ao pregoeiro, em especial: VII - receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão.
Quem julga recurso em licitação?
Em relação ao pregão eletrônico, o art. 11, inc. VII, do Dec. nº 5.450/05, determina que compete ao pregoeiro receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão.
Quem decide recurso na nova Lei de Licitações?
De acordo com o art. 165, § 2º, da NLL, o recurso “será dirigido à autoridade que tiver editado o ato ou proferido a decisão recorrida”. Ou seja, a peça, contendo as razões recursais, deve ser endereçada ao agente de contratação, porquanto se trata da autoridade que proferiu a decisão objeto do recurso.
Quem é a autoridade superior na licitação?
Autoridade superior: é a pessoa acima do presidente da comissão de licitação. É o responsável pelo órgão público que realizou a licitação, como o prefeito, secretario estadual ou presidente de um órgão ou instituição.
Como funciona recurso em licitação?
O Recurso em licitação é utilizado quando uma empresa vai contra uma habilitação ou julgamento de proposta da Administração. Por exemplo: imagine que você participou de uma licitação e foi inabilitado ou desclassificado. Caso você julgue essa decisão injusta, você tem direito de recorrer dela.
Entenda o Recurso Administrativo para licitação
Quem julga o mérito do recurso administrativo?
Quem julga o mérito do recurso administrativo? Dentro do universo das licitações, os recursos administrativos são direcionados contra a decisão de um pregoeiro ou comissão de licitação. Por esse motivo, é bem possível que, logo após receber o recurso, haja uma reconsideração do ato administrativo que causou o conflito.
Como funciona o recurso?
O recurso é um instrumento processual para impugnação ou revisão de decisões judiciais. É um ato voluntário, ou seja, recorre se quiser. Para que possa ser analisado, deve preencher os pressupostos exigidos pela legislação, chamados de requisitos de admissibilidade.
Quem realiza o processo de licitação?
De acordo com a Nova Lei das Licitações e Contratos (Lei 14.133), podem realizar processos licitatórios todos os órgãos das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União. O mesmo se aplica aos órgãos administrativos e executivos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Qual é a responsabilidade do pregoeiro?
Somente o pregoeiro poderá fornecer a decisão final sobre a aceitabilidade ou não sobre cada documento, proposta etc, formalizando suas decisões e por elas respondendo.
O que faz o presidente da comissão de licitação?
Três são as incumbências precípuas de uma comissão de licitação: decidir sobre pedidos de inscrição no registro cadastral, bem como sua alteração ou cancelamento, consoante dispõe o art. 34 da citada Lei; decidir sobre a habilitação preliminar dos interessados em participar de cada certame, na forma disposta nos arts.
Quando cabe recurso na licitação?
166 da Lei nº 14.133/2021 estabelece ainda que caberá recurso no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contado da data da intimação quando houver aplicação das sanções de advertência, multa e impedimento de licitar e contratar, ao passo que caberá pedido de reconsideração quando houver aplicação de sanção de declaração de ...
Qual o prazo para o pregoeiro decidir recurso?
A Lei já regulamentou o prazo de resposta, a teor do que dispõe o artigo 109, § 4º, da Lei nº 8.666/93 (5 dias úteis para a autoridade recorrida e mais 5 dias úteis para a autoridade competente, a resultar, no máximo, em 10 dias úteis), contudo, como dito, as autoridades podem alegar, por exemplo, complexidade da ...
Qual o prazo para recurso em licitação?
1 – O Licitante poderá entrar com recurso contra a decisão da comissão de licitação em habilitar ou inabilitar os documentos de habilitação. No Pregão Eletrônico, o pregoeiro poderá aceitar ou não a intenção do recurso. 3 – O Prazo para interpor o recurso é de 05 (cinco) dias úteis.
Quem julga os recursos?
Com essa diferenciação, a Constituição definiu órgãos diferentes para julgar tais recursos. Assim, o julgamento do recurso especial é da competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enquanto o recurso extraordinário é julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o “guardião da Constituição”. Art.
O que é o julgamento na licitação?
É a ponderação entre uma nota sobre a técnica e outra nota sobre o preço. Portanto, são duas propostas, que serão ponderadas conforme o peso conferido pelo edital.
Como funciona o recurso administrativo?
O Recurso Administrativo é um mecanismo para contestar decisões administrativas. Isso acontece quando há descontentamento e/ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade/órgão da Administração Pública. Tem por objetivo pleitear uma revisão do ato decisório.
O que o pregoeiro não pode fazer?
- Deixar de responder às impugnações dos Fornecedores;
- Deixar de enviar por meios eletrônicos, mesmo em Pregão presencial, todos os esclarecimentos solicitados pelos Fornecedores;
Como fica o pregoeiro na nova Lei de licitações?
Amaral também lembrou que o parágrafo 5º do artigo 8º da NLLC insere o pregoeiro em idêntica condição do agente de contratação, ao preconizar que o agente responsável pela condução do certame será designado pregoeiro; e que o mesmo ocorre em relação à indicação do leiloeiro nos casos de leilão.
Qual é o salário de um pregoeiro?
Qual é o salário de Pregoeiro? O salário médio nacional de Pregoeiro é de R$3.304 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Pregoeiro na sua região. As estimativas de salários têm como base os 44 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Pregoeiro.
Quais são as fases do processo de licitação?
- I. Preparatória;
- II. Divulgação do edital de licitação;
- III. Apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
- IV. Julgamento;
- V. Habilitação;
- VI. Recursal;
- VII. Homologação.
Quem assina edital de licitação 14133?
O instrumento convocatório é um ato administrativo normativo, que deve ser assinado pela autoridade responsável pela contratação, ou pelo órgão ou entidade pública.
Como funciona o processo de licitação para prefeitura?
Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.
O que é o julgamento do recurso?
O recurso no processo civil é uma forma de pedir uma reanálise da sentença para o juiz. Digamos que você entrou com uma ação de indenização contra a pessoa A, o juiz B indeferiu o seu pedido na sentença. Você, inconformado, entra com recurso para que o juiz C reanalise o pedido a fim de modificar a sentença do juiz B.
O que vem depois do recurso?
Depois da fase recursal, é dado trânsito em julgado. Isso significa que já não cabe mais interposição de recurso. Ou seja, não se mexe mais no processo. Assim, se passa para a fase de execução onde o juiz determina a sentença que a parte perdedora deve cumprir.
Como se faz um recurso?
- Seja o autor do recurso. ...
- Indique qual é a fase do concurso público. ...
- Seja direto. ...
- Utilize um tom respeitoso. ...
- Use argumentos fortes e com embasamento. ...
- Releia antes de enviar.
Como proteger meu CPF de fraudes?
Como é formado o reino Fungi?