Quando o funcionário erra ele tem que pagar?

Perguntado por: Verónica Nicole Correia de Barbosa  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado. O artigo 462 da CLT, que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.

Quais danos causados pelo funcionário pode ser descontado?

Em caso de dano causado pelo empregado, somente é lícito o desconto salarial, quando caracterizada a sua culpa ou dolo, bem como na hipótese em que esta possibilidade tenha sido acordada previamente. Aplicação do art. 462, § 1º, da CLT. Espécie em que não há prova de que o empregado tenha dado causa ao dano.

Quando a empresa erra o pagamento para mais?

O pagamento à maior pode ser entendido como uma forma de adiantamento e a Lei nº 10.820/2003 limitou os descontos em até 30% do valor liquido do salário. Há alguns julgados onde a justiça concorda no estorno do pagamento à maior, desde que o empregado assine uma declaração concordando com tal estorno.

O que fazer quando um funcionário comete um erro?

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho
  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Quando se quebrar algo no trabalho tenho que pagar?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um empregado precisa pagar por danos físicos dentro do ambiente do trabalho. No entanto, isso só deve acontecer quando se observar a culpa do trabalhador em questão.

Cuidado com essas 3 FRAUDES na sua Justa Causa!!! [Justa Causa ilegal]

16 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 464 da CLT?

- O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.

O que diz o artigo 462 da CLT?

"Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo."

O que fazer quando erramos no trabalho?

Em primeiro lugar, é importantíssimo analisar friamente o erro e suas consequências. Depois, o interessante seria criar um plano de ação para contenção de danos, avisar os envolvidos para minimizar consequências e consertar o que for possível.

Quem deve ser responsabilizado pelos erros de um colaborador?

Lembre-se: existe uma coisa importante demais e que jamais pode ser esquecida: a responsabilidade é sempre, SEMPRE, da empresa. Não importa que seu funcionário tenha cometido o equívoco, ele estava lá, desempenhando aquela função, porque você o contratou.

Como superar um erro grave?

O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.
  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

O que acontece quando a empresa depositou duas vezes o pagamento?

Perante a lei, quando uma conta é paga duas vezes, o valor pago a mais deve ser estornado ao pagante. Porém, dependendo da quantidade do valor pago, o meio de pagamento e o tipo de transação pode dificultar essa devolução.

O que significa duplicidade de pagamento?

Um problema ocorrido com relativa frequência nas relações entre cliente e consumidor é o pagamento em duplicidade. Ele acontece sempre que uma mesma conta é paga mais de uma vez. Pode parecer que seja improvável que isso ocorra, mas é mais comum do que se imagina.

O que fazer quando a empresa não paga o salário em dia?

Já o empregado que tem ou teve o seu salário atrasado de forma frequente ou por vários meses, pode solicitar a rescisão indireta do seu contrato de trabalho: o rompimento do contrato. Isso pode ser feito, pois o empregador está cometendo uma falta grave à medida que ele está descumprindo com as cláusulas contratuais.

É permitido descontar do funcionário?

462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz ser proibido descontos na remuneração do trabalhador. A situação ocorre através do princípio adotado no ordenamento jurídico brasileiro intitulado de intangibilidade salarial, ou seja, a impossibilidade de alteração do salário causando prejuízo ao trabalhador.

Em que situação poderá haver desconto no salário do empregado?

Transporte: O auxílio-transporte, ou vale transporte, é descontado caso o trabalhador precise de uma ajuda financeira para se deslocar ao trabalho. Neste caso, a empresa pode descontar até 6% do salário. Alimentação: As empresas podem descontar até 20% do valor do benefício concedido do salário do trabalhador.

Pode descontar falta de mercadoria do funcionário?

Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado. O artigo 462 da CLT, que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.

Quem responde pelos atos do empregado?

O Código Civil de 2002 superou a hesitação do Código anterior e estabeleceu, sem deixar margem a dúvidas, que o empregador responde pelos atos dos seus empregados, serviçais ou prepostos desde que estejam no exercício do trabalho que lhes competir ou em razão dele (art. 932, III).

O que é responsabilidade dos profissionais?

A responsabilidade é a virtude maior que um profissional pode possuir. Isto se reflete na preocupação constante com quem lhe contrata, com o cliente que encomenda um serviço ou um objeto, preocupação em cumprir o prazo ou dar satisfação no momento preciso. Ele deve, enfim, ser confiável.

Quem deve ser responsável pelo seu trabalho?

Responsabilidade no trabalho

A responsabilidade em uma empresa é uma via de mão dupla. O que queremos dizer é que por mais que as corporações sejam responsáveis pelos seus funcionários, é preciso que os colaboradores também tenham responsabilidade com a empresa.

Como dizer ao chefe que cometeu um erro?

Algumas simples mudanças de postura podem fazer chefes e superiores interpretarem nossas falhas de um ponto de vista diferente.
  1. Antes de tudo, sem "mas" ...
  2. Avise que errou, e seja rápido. ...
  3. Apresente uma saída. ...
  4. Não exagere nas desculpas. ...
  5. Explique como você evitará uma próxima vez.

Como se justificar de um erro no trabalho?

A dica é fugir de uma posição defensiva. “Você tem razão, isso não poderia ter acontecido, mas aconteceu” ou “no seu lugar eu estaria ainda mais irritado”, são frases certeiras na hora de se explicar para o chefe ou um cliente. “Você desarma a pessoa, ela não tem mais com quem brigar”, diz Correia. Analise a falha.

Como perder o medo de errar no trabalho?

Reunimos alguns motivos para você perder o medo de errar e, se falhas acontecerem, evoluir com elas!
  1. O medo compromete a inovação. ...
  2. Contorne as situações. ...
  3. Não se preocupe (tanto) com os erros. ...
  4. Assuma seus erros e aprenda com eles. ...
  5. Liste suas qualidades. ...
  6. Evite se comparar. ...
  7. Busque aperfeiçoamento. ...
  8. Capacite-se na Microlins!

O que diz o parágrafo 1 do artigo 462 da CLT?

Art. 462 da CLT, parágrafo 1º: Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

Pode cobrar multa de trânsito de funcionário?

É legalmente possível que a empresa efetue descontos dos empregados dos valores relativos a multas de trânsito provocadas por dolo ou culpa deste.

O que diz a CLT sobre adiantamento salarial?

Como visto anteriormente, a CLT não determina nenhuma regra quanto ao dia em que o pagamento do adiantamento salarial deve ser realizado. Entretanto, as empresas costumam efetuar o pagamento entre os dias 15 ou 20 do mês. A lei apenas determina que o valor total deve ser recebido até o quinto dia útil de cada mês.

Artigo anterior
Como fazer a rematrícula estadual?
Artigo seguinte
Qual o livro da Bíblia mais lido do mundo?