Quem inventou o planejamento estratégico?
Perguntado por: Lara Fabiana Alves de Nunes | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
É conhecido como o pai da gestão estratégica. Igor Ansoff, contribuiu com o planejamento através da obra clássica Estratégia Corporativa, publicada em 1965, influenciado pelas ideias de Peter Drucker e Alfred D. Chandler.
Como surgiu o planejamento estratégico?
Origem do Planejamento Estratégico
Tornou-se célebre este conceito através da obra de Sun Tzu, “A Arte da Guerra”, tratado militar escrito no século IV a.C., no qual preconizava o emprego de ações estratégicas que foram utilizadas na época.
Onde surgiu planejamento estratégico?
O planejamento estratégico surgiu no início dos anos 70 devido a crescentes crises como preço do petróleo, guerras entre árabes e israelenses inflação, altos indíces de desemprego entre outros.
Quem é o pai da estratégia?
Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.
Em que década surgiu o planejamento estratégico?
No entanto, o planejamento estratégico, como hoje se conhece, surgiu somente no início da década de 70.
O Que É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (Como Desenvolver Um Do Jeito Certo?)
Quando surgiu o planejamento organizacional?
Foi somente no início do século que apareceu, especificamente , na literatura científica a noção de planejamento (social e institucional/organizacional), quando certos clássicos como Taylor e Fayol estudaram o fenômeno organizacional.
Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?
- 1 – Missão, Visão e Valores. ...
- 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
- 3 – Definição de metas e objetivos. ...
- 4 – Definição do plano de ação. ...
- 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.
Quais são as cinco forças de Porter?
- Força 1: Ameaça de produtos substitutos.
- Força 2: Ameaça de entrada de novos concorrentes.
- Força 3: Poder de negociação dos clientes.
- Força 4: Poder de negociação dos fornecedores.
- Força 5: Rivalidade entre os concorrentes.
Para que serve a matriz de Ansoff?
Para que a Ansoff serve? Assim como outras ferramentas de gestão e análises, a matriz Ansoff é uma plataforma que auxilia o gestor no planejamento estratégico. Por meio dela, é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer projeções.
Quais são os planos estratégicos?
- O operacional;
- O tático;
- E o estratégico.
Qual é a origem da palavra planejamento?
3) Ela vem do Latim PLANUS, “achatado, nivelado”, que resultou em nossa palavra “plano” e no ato de “planejar” como “levar a cabo um esquema”.
O que é planejamento estratégico Segundo Chiavenato?
Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.
O que é planejamento estratégico para Kotler?
Segundo Kotler (1992, p. 63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O planejamento estratégico surgiu no início da década de 70.
Como surgiu o plano de ação?
Foi com o interesse de que as ações praticadas fossem previamente estudadas e trouxessem melhores resultados que surgiu o plano de ação, que nada mais é do que um conjunto de estratégias a serem aplicadas a fim de atingir um objetivo determinado anteriormente, possuindo um tempo de duração.
Quais as origens e importância da função planejamento?
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados à visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos-chave, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa quanto do ambiente externo.
Quais os principais autores que abordam o planejamento estratégico?
- 1- “O Homem que Inventou a Administração” – Peter Drucker.
- 2- “Práticas de Empreendedorismo, Casos e Planos de Negócio” – Felipe Decourt.
Para que serve a matriz GE?
A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento criada pela McKinsey para facilitar a alocação de investimentos entre as unidades de negócio empresariais. Ela possibilita uma abordagem sistemática para aumentar o retorno dos investimentos nas unidades da empresa.
Quais os dois eixos da Matriz Ansoff?
A matriz Ansoff tem como base dois eixos, mercado x produto e pode ser dividida em quatro quadrantes: Penetração no mercado. Desenvolvimento de mercado. Diversificação.
Como fazer uma matriz de Ansoff?
Como Fazer: A matriz Ansoff nada mais é do que a avaliação do seu portfólio de produtos em dois eixos: Produtos vs Mercados. Sendo as colunas separadas por Novo ou Já Existente. Esses cruzamentos vão apontar a estratégia a seguir seguida pelos produtos que estão em cada quadrantes.
Como fazer uma análise das 5 Forças de Porter?
- 1ª passo – Analise o grau de rivalidade entre os concorrentes do seu mercado. ...
- 2º passo – Saiba até que ponto seus clientes podem barganhar. ...
- 3º passo – Saiba até que ponto seus fornecedores podem barganhar. ...
- 4º passo – Identifique as barreiras e saiba como se livrar delas.
Como preencher as 5 Forças de Porter?
- Rivalidade entre a concorrência. ...
- Poder de barganha dos fornecedores. ...
- Ameaça de novos produtos ou serviços. ...
- Ameaça de novos concorrentes. ...
- Poder de barganha dos clientes. ...
- Aposte na diferenciação. ...
- Aumente o foco. ...
- Controle seus custos.
O que é o poder de barganha?
O Poder de Barganha é a força de uma pessoa ou um grupo ao discutir preços, colocando pressão e exigências, por exemplo, maior qualidade em menor preço ou compras por lotes maiores para obter preços mais baixos.
Qual a primeira etapa do planejamento estratégico?
Na primeira etapa a empresa faz uma análise do ambiente externo e interno. É na análise do ambiente externo que as organizações identifica ameaças e oportunidades do ambiente competitivo. Já na análise do ambiente interno a organização identifica suas forças e fraquezas em relação aos seus concorrentes.
Quais as 5 etapas de um plano de negócios?
- Índice executivo. ...
- Análise de mercado. ...
- Plano de marketing. ...
- Plano operacional. ...
- Plano financeiro. ...
- Estimativa dos investimentos fixos. ...
- Investimentos pré-operacionais. ...
- Estruturação lógica de ideias.
Quais são os tipos de planejamento?
Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.
Como desativar a função WPS do roteador?
Quais são as leis de Maxwell?