Quem foi Otto von Bismarck e qual sua estratégia política?

Perguntado por: Victória Pinho de Fonseca  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Otto von Bismarck, militar e político prussiano, nasceu em 1815, em Schönhausen. Bismarck unificou os estados alemães e construiu os alicerces do Segundo Império Alemão que durou de 1871 a 1918. Ficou conhecido como "Chanceler de Ferro" devido sua política implacável contra seus adversários.

Qual foi a estratégia política unificadora de Otto von Bismarck?

A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo. As guerras contra a Dinamarca, Império Austríaco e depois contra a França asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista.

Quem foi Otto von Bismarck qual sua influência na política alemã?

Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século 19. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único.

O que ficou conhecido como sistema Bismarck?

Sistema Bismarckiano é o nome que se dá para a política externa do chanceler alemão Otto von Bismarck entre 1871 e 1890, após a Guerra Franco-Prussiana e com as últimas três guerras de unificação para a fundação do Império Alemão.

O que Bismarck adotava na política externa?

política externa, Bismarck adotava o sistema de alianças defensivas, que consistia em conseguir aliados fortes a fim de evitar o isolamento da Alemanha em caso de guerra. Por isso, a Alemanha aliou-se ao Império Austro- Húngaro e, depois, à Itália, dando origem, assim, à Tríplice Aliança (1882).

AULA RÁPIDA- OTTO VON BISMARCK (HISTÓRIA)

17 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo do sistema Bismarck?

Com essas ações, os objetivos principais de Bismarck eram integrar todas as regiões de seu país para prepará-lo para ser o centro de um futuro império e fazer frente militar a outra potências que também se tornavam proeminentes à época, como o Império Austríaco, a França e a Rússia.

Qual a importância de Bismarck para a unificação da Alemanha?

Bismarck entrou para a história como o grande nome da unificação alemã. Todos os seus esforços foram no sentido de criar um só país. Internamente, fez alianças com a burguesia industrial e os grandes proprietários de terra. No exterior, apostou na estratégia do confronto militar.

Por que Bismarck desencadeou a luta pela cultura?

Bismarck considerava o novo Partido do Centro não apenas como uma mistura ilegal de política e religião e "braço longo" da Igreja, mas também como uma força unificadora para alemães e poloneses católicos e, portanto, uma ameaça à consolidação do império.

Em que contexto Otto von Bismarck e o rei Guilherme I estão inseridos?

Otto Von Bismarck foi nomeado Primeiro-Ministro do Reino da Prússia em 1815 por Guilherme I. Entre as medidas político-econômicas tomadas por Bismarck, estava: a) o estabelecimento de acordos militares com o Império Francês de Napoleão III. b) a modernização da infraestrutura e da indústria bélica do Estado Prussiano.

O que causou a guerra austro prussiana?

A Guerra Austro-Prussiana – também conhecida como Guerra das Sete Semanas – ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Hosltein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados.

Quais as características do seguro social que inaugurou Alemanha no período Bismarck?

Bismarck estabeleceu leis de proteção a certo grupo determinado de trabalhadores, contra os riscos sociais. O financiamento se dava através da cobrança obrigatória de quotas para os segurados e os empregados o papel do Estado, neste momento, era de regulador.

Quem Otto von Bismarck?

Otto von Bismarck (1815-1898) foi um estadista prussiano e primeiro chanceler do Império Alemão. O preparo e eficiência do exército prussiano e a habilidade e diplomacia de Bismarck foram decisivos para a unificação dos territórios germânicos.

Quais foram as principais consequências da unificação política da Alemanha?

Consequências da Unificação da Alemanha

Revolução industrial alemã; Rivalidade com a Inglaterra em busca de mercados para escoar a produção; Promoção do isolamento da França; Surgimento da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália), um dos polos da Primeira Guerra Mundial.

Qual foi a estratégia de Bismarck para promover a unificação alemã sob a autoridade do rei da Prússia?

A ação do governo prussiano, encabeçado por Guilherme I e Otto von Bismarck, fez com que a Prússia travasse três guerras em um período de sete anos. As vitórias prussianas nesses conflitos promoveram a unificação da região e o surgimento do Império Alemão. Essas três guerras foram: Guerra dos Ducados (1864);

O que consiste Zollverein?

Conhecido como Zollverein, essa política de cooperação econômica foi marcada pelo isolamento do Império Austríaco e o gradual fortalecimento das atividades comerciais e da indústria entre os demais governos alemães. Nesse contexto, a Prússia reunia condições para firmar oposição contra a antiga hegemonia austríaca.

Qual o principal objetivo da Guerra Franco-Prussiana?

A guerra franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha.

Como o chanceler era conhecido?

O título de chanceler ou cancelário também era comum nas universidades medievais, normalmente atribuído ao guarda do selo universitário. Nalgumas universidades chanceler acabou por se tornar o título do seu presidente. Em algumas ordens militares, o chanceler era o oficial mais elevado a seguir ao grão-mestre.

Quem foi o rei Guilherme da Inglaterra?

Guilherme I governou a Inglaterra desde 1066 até sua morte, em 1087. Ele tirou do poder o último rei anglo-saxão, Haroldo II, e tomou seu lugar. Por isso ficou conhecido como Guilherme, o Conquistador. Guilherme, o Conquistador, comandou a Conquista Normanda, um evento importante na história da Inglaterra.

Por que Bismark desencadeou a luta pela cultura Kulturkampf e qual sua importância para Alemanha?

Bismarck tinha uma visão instrumental da cultura, quando não a tratava como motivo de luta como quando desencadeou, entre 1872 e 1875, a famosa Kulturkampf, a luta pela cultura, contra Igreja Católica por esta ser muito influente nos reinos do sul da Alemanha, particularmente na Bavária (ele chegou a mandar prender ...

Quais foram os principais motivos que possibilitaram a unificação alemã?

Essa unificação territorial decorreu da modernização da economia e da industrialização da Prússia – que era a mais rica da Confederação Germânica –, como também da modernização do exército prussiano.

Por que podemos afirmar que a guerra Franco-prussiana foi um dos motivos que levou AI guerra Mundial?

Nas negociações de paz, a França sofreu pesadas imposições, como a perda da Alsácia e Lorena, além do pagamento de uma alta indenização monetária. Essa derrota inflamou o sentimento nacionalista francês contra os alemães, constituindo um dos motivos que resultariam na eclosão da I Guerra Mundial.

Qual a importância do nacionalismo alemão para o processo de unificação?

O nacionalismo alemão foi um dos pontos-chave do nazismo "(Programa Nacional Socialista)" que os nazistas usaram para apoio ao povo alemão e da nação alemã. O primeiro ponto para o programa foi o de que "Exigimos a unificação de todos os alemães na Grande Alemanha com base no direito do povo à autodeterminação".

Quem liderou a unificação da Alemanha?

A unificação alemã foi responsável por alterar a balança de poder na Europa no final do século XIX. O sucesso desse projeto liderado por Otto von Bismarck colocou a Alemanha como potência e fortaleceu as ambições imperialistas dos alemães que se lançaram no objetivo de obter colônias na África.

Por que a burguesia apoiou a unificação da Alemanha?

A Prússia pretendia excluir os austríacos de qualquer maneira, principalmente pelas diferenças ideológicas. E a burguesia industrial prussiana apoiava a união dos Estados, para impulsionar de vez o capitalismo e obter mais lucros.

Artigo anterior
O que vemos no céu durante o dia e durante a noite?
Artigo seguinte
Como se faz a mitigação de riscos?