Quem foi o pai da educação especial?

Perguntado por: Kelly Monteiro  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.

Porque o francês Jean itard é considerado o pai da educação especial?

Ele ficou conhecido por ter elaborado o primeiro programa sistemático de Educação Especial, e por ter tido a experiência na recuperação e na tentativa de educabilidade do menino Vitor de Aveyron, “o menino selvagem”.

Onde e como surgiu a educação inclusiva?

A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...

Quando surgiu a educação inclusiva?

A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.

Quais foram os principais personagens da educação especial até o século 20?

Itard pode ser considerado como o criador de uma educação especial para deficientes mentais. Educador suíço e fundador de colégios para crianças carentes (PESSOTTI, 1984). Nessa época, também se destacaram os pioneiros CHARLES M. EPPÉE e VALENTIN HAÜY.

Quem será o pai do Subsídio de Educação Especial?

31 questões relacionadas encontradas

Como é a educação especial no Brasil?

Mesmo quando concebida adequadamente, a educação especial no Brasil é entendida também como um conjunto de métodos, técnicas e recursos especiais de ensino e de formas de atendimento escolar de apoio que se destinam a alunos que não conseguem atender às expectativas e exigências da educação regular.

Em que século surgiu a educação especial?

Entende-se como marco histórico da educação especial no Brasil o período final do século XIX, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, sob a direção de Benjamin Constant, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, (JANNUZZI, 1985, 2004; MAZZOTTA, 2005).

Quando surgiu a inclusão?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.

Quais os quatro momentos históricos da educação especial?

Destacam-se, dentre esses marcos históricos: a Declaração Universal dos Direitos do Homem pela ONU (1948); a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989); a Conferência Mundial Educação para Todos (1990), com a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990); a Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Espe ...

Como era a educação especial antes da inclusão?

Aliás, as pessoas da época não utilizavam este conceito, os especiais eram chamados de deficientes físicos e mentais. A eles era negada uma educação junto das outras crianças consideradas normais. Existia um entendimento muito grande do aluno especial como um caso de patologia médica.

Como é definida a educação especial?

Na LDBEN 9394/96 a Educação Especial está definida como modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Como ocorreu o processo de inclusão das pessoas com deficiência na educação escolar?

Registros do Ministério da Educação (Brasil, 1975), apontam que em 1926, houve-se a criação da primeira instituição particular especializada para pessoas com deficiência, o Instituto Pestalozzi, onde atendia também, alunos de escolas públicas.

Como se encontra a educação inclusiva no contexto educacional brasileiro?

Resumo: No contexto educacional atual no Brasil, a Educação Inclusiva está legalmente alicerçada em fundamentos e princípios democráticos de equidade, diversidade, igualdade e solidariedade entre as pessoas, princípios estes que também são bases da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948.

Quem criou a inclusão social?

Do ponto de vista sociológico, a ideia de inclusão social remete as noções que Émile Durkheim tinha da educação e sua função de integrar harmoniosamente o indivíduo na sociedade, evitando os conflitos e o isolamento.

Como foi visto o deficiente ao longo da história?

Ao longo da história da humanidade, as pessoas que nasciam com deficiência eram invisíveis para a sociedade. Em alguns lugares, bebes que nasciam com deficiência física eram mortos ou abandonados, se estes sobrevivessem, eram levados para divertir os nobres, como bobos da corte ou nos circos.

O que é educação especial e inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação no processo educativo.

Quais são as 4 fases da história em ordem cronológica da educação especial?

Conforme, Sassaki (1997) a Educação Especial pode ser dividida em quatro fases: exclusão, segregação ou separação, integração e inclusão.

Quando ocorreu o primeiro marco da educação especial no Brasil?

Criada pelo governo federal brasileiro em 2008, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é um importante marco regulatório para a garantia da matrícula das pessoas com deficiência na escola comum.

Quais as primeiras instituições de educação especial?

O Hospital Juliano Moreira em Salvador, Bahia, fundado em 1874 é considerado como a primeira instituição para atendimento às pessoas com deficiência mental.

Como era a educação especial na década de 70?

Na década de 70 acontece um fato marcante na maneira como a educação especial passa a ser vista: as escolas especiais passam a ser destino para as pessoas com necessidades educacionais especiais. ... A escola não se via obrigada a se preparar para apresentar condições de integrar a pessoa com deficiência ao seu espaço.

Qual é o papel da educação especial?

Nesse processo de transformação, a Educação Especial vem desempenhando um importante papel: desenvolver um conjunto de conhecimentos, recursos humanos, estratégias e materiais que, postos pedagogicamente a serviço do sistema educacional - ao longo de todos os níveis e modalidades de ensino - possam responder de forma ...

O que Mazzotta fala sobre educação especial?

"Educação Especial é um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, para garantir a educação formal dos educandos que apresentam necessidades educacionais muito diferentes das da maioria das crianças e jovens ...

O que é necessário para uma educação inclusiva?

Os princípios da educação inclusiva
  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
  2. Toda pessoa aprende. ...
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Quais os principais desafios da educação inclusiva no Brasil?

Um dos principais desafios que a educação inclusiva no Brasil encontra para ser implantada é a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação voltada à inclusão.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Artigo anterior
O que significa a palavra trajando?
Artigo seguinte
Qual a proposta do teste de regressão?