O que puxa o se para antes do verbo?

Perguntado por: Filipe Joaquim Leite  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

O que puxa o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Quando o pronome se vem antes do verbo?

I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise. ... 3) Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.

Pode usar me antes de verbo?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. ... Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.

Pode começar uma frase com se?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Uso da palavra SE [Prof Noslen]

27 questões relacionadas encontradas

Como usar pronome SE?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Pode usar vírgula antes do verbo?

A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando eu uso ME ou mim?

Quando posso usar me ou mim? Ambos os pronomes são denominados de pronomes oblíquos: me é pronome oblíquo átono; mim, pronome oblíquo tônico.
...
Quando o verbo exigir outra preposição, que não a a, somente se usam os pronomes oblíquos tônicos:
  1. Ela gosta de mim.
  2. Ela mentiu perante mim.
  3. Ela faz tudo por mim.

O que é certo mim ou me?

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

Onde atrai o pronome se?

Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:
  • Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ...
  • Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ...
  • Advérbios ou locuções adverbiais:

Quando atrai o pronome se?

1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.

O que ocorre quando o pronome vem no meio do verbo?

Próclise, Mesóclise, Ênclise

Colocação pronominal é a parte da gramática que cuida do emprego correto dos pronomes oblíquos átonos nas frases. ... Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.

Qual atrai o pronome se?

4) Pronomes indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual, pouco, vários) atraem o pronome para junto de si. Quem te disse isso? Alguém me contou. 5) Pronomes demonstrativos (isso, aquilo, aquele, aquela, esta, este, esse, essa) pedem o uso de próclise.

Que se torna ou que Torna-se?

Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.

Que Encontram-se ou que se encontram?

A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.

Como usar me e mim exemplos?

Quando usar Mim ou Me?
  1. “Ele me ama”. Observe que o “me” está acompanhado pelo verbo “amar”, que vem logo em seguida.
  2. “Amanhã você me fala o que faremos no sábado”. Neste outro exemplo, o “me” está acompanhado pelo verbo “falar”, que vem logo em seguida.
  3. “Ele chegou até mim”. ...
  4. “Você pode pegar essa caneta para mim?”.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  1. 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  2. 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Tem vírgula entre verbos?

Pode-se no caso de frases iniciadas com o pronome quem - quebrar a norma e usar a vírgula entre o sujeito e o predicado quando aparecem dois verbos juntos ou mesmo aproximados: Quem luta, consegue. Quem sabe, sabe. Quem for, verá.

Onde se deve colocar a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Que tipo de conjunção E a palavra se?

Conjunções Integrantes

Introduzem orações subordinadas com função substantiva: que, se.

Quando o se não é pronome?

Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor. Vive-se um dia de cada vez.

Qual é a posição do pronome em relação ao verbo?

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos.

Artigo anterior
Quanto custa um processo de regulamentação de visitas?
Artigo seguinte
O que causa inflamação no corpo humano?