Quem foi Lapierre?

Perguntado por: Salvador Joaquim Mota Araújo Loureiro  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
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Considerado o pai da Psicomotricidade Relacional, uma vertente da Psicomotricidade que dá ênfase aos aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano. A psicomotricidade relacional, segundo o próprio Lapierre, consiste em criar um espaço de liberdade propício aos jogos e brincadeiras.

O que é a teoria de Lapierre?

A base da teoria da psicomotricidade relacional, criada por André Lapierre, é a concepção global do ser humano. O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica.

Qual a grande contribuição de Lapierre na psicomotricidade?

Com os estudos de André Lapierre, surgiu na década de 1970 a psicomotricidade relacional, a qual o autor enfatiza que a psicomotricidade é uma motricidade da relação, pois para relacionar-se com o outro é preciso relacionar-se consigo mesmo.

Quem foi o criador da psicomotricidade relacional?

Como a psicomotricidade relacional pode ampliar o sentido da vida e até prevenir doenças. A psicomotricidade relacional, desenvolvida por André Lapierre nos anos 1960, é uma prática que busca trabalhar questões afetivas-emocionais e relacionais de crianças, jovens e adultos.

Quem é o pai da psicomotricidade relacional?

A Psicomotricidade Relacional foi desenvolvida principalmente pelo francês André Lapierre e introduzida no Brasil no ano de 1982, durante o primeiro Congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora, realizado no Rio de Janeiro.

André Lapierre - Criador da Psicomotricidade Relacional

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Quem foi o pioneiro da psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico.

Quais são os principais teóricos da psicomotricidade?

Os principais referenciais teóricos utilizados para atender os objetivos foram: Alves (2007), Fonseca (2004), Le Bouch (! 982, 1984, 1988), Silva (1999) entre outros.

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Qual a diferença entre psicomotricidade e psicomotricidade relacional?

Na psicomotricidade funcional, as atividades são dirigidas pelo psicomotricista, em um enfoque dualista. Na psicomotricidade relacional, o brincar é livre, buscando um prazer no movimento.

Qual é o objeto de estudo da psicomotricidade relacional?

Objeto de estudo da Psicomotricidade Relacional é o ser humano, criança, adolescente ou adulto nas suas dimensões psicossociais e afetivas, ressaltando as diversas formas relacionais estabelecidas em seus diferentes grupos de pertinências.

Como defende Lapierre as brincadeiras?

AL — A brincadeira é algo simbólico, o psicomotricista vai entrar em contato com a criança nesse nível. É lá que atuam todos os fantasmas. Essa possibilidade de poder jogar, brincar, tudo de modo simbólico, permite à criança expressar seus conflitos em nível profundo, sem sabê-lo.

O que é educação psicomotora segundo Lapierre?

Segundo LAPIERRE 1986, a educação psicomotora tem por objetivo não só a descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento, mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente, utilizando melhor suas capacidades psíquicas, facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores.

Qual a diferença entre a psicomotricidade funcional e relacional?

Na psicomotricidade funcional, a criança depende das escolhas feitas pelo profissional e raramente tem contato corporal. Na psicomotricidade funcional, as atividades são dirigidas pelo psicomotricista, em um enfoque dualista. Na psicomotricidade relacional, o brincar é livre, buscando um prazer no movimento.

Qual é o principal objetivo da psicomotricidade?

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

O que quer dizer a palavra psicomotricidade?

Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.

Qual é a concepção da psicomotricidade na atualidade?

A psicomotricidade tem relação com o desenvolvimento do individuo, sendo seu objeto de estudo o movimento do sujeito no ambiente que vive. Por ser uma área de estudo multidisciplinar, é relacionada a cada movimento com seu contexto. Cada expressão, gesto devem ser observadas pelos educadores.

Quais são os tipos de psicomotricidade?

A Psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain (ABP).

Quem pode ser psicomotricista relacional?

Há que se destacar que a Psicomotricidade Relacional não está voltada apenas ao público infantil, mas, também, a adolescentes e adultos. Afinal, o desenvolvimento cognitivo e o estímulo dos aspectos socioemocional e motor são importantes em qualquer fase da vida.

Quais são as psicomotricidade?

Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

O que a psicomotricidade defende?

3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.

Quais são os 7 fatores da psicomotricidade?

São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!

O que Jean Piaget fala sobre a psicomotricidade?

PIAGET E A PSICOMOTRICIDADE

De acordo com Piaget o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção e reconstrução do pensamento Piaget chamou de estágios: Estágio sensório-motor, Estágio simbólico e Estágio conceptual.

Qual a ciência que estuda a psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

O que diz a Bncc sobre a psicomotricidade?

(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Qual o teórico que mais representa a psicomotricidade?

Consideramos a teoria de Wallon bastante fértil para a ciência psicomotora, pois este autor, ao estudar o desenvolvimento infantil, deu ênfase à motricidade, encontrando nesta a origem da emoção e da razão.

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