Como se comportar na primeira sessão de terapia?

Perguntado por: José Matheus Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

O que falar no primeiro dia de terapia?

Falar é fundamental. Assim como em um primeiro encontro, a primeira sessão de terapia exige que você se apresente, que fale sobre sua vida, seus familiares, sua infância, seu momento atual, seus relacionamentos sociais e amorosos e, basicamente, sobre o que vier à sua cabeça.

Quais as perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta?

Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo.

O que falar na sessão de terapia?

Pode parecer desconfortável, mas o ideal é que você comece falando ao terapeuta o que está sentindo e vocês conversem sobre as razões que podem ter levado a esse sentimento de "nada para falar".

O que acontece na primeira sessão de terapia?

A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.

Como é a PRIMEIRA sessão de TERAPIA

25 questões relacionadas encontradas

O que acontece na primeira consulta com psicólogo?

A primeira consulta costuma ser um momento de conhecimento. O especialista procura entender qual o motivo está levando a pessoa a procurá-lo, entende as queixas, qual é o problema, a forma de pensar e o comportamento, além de observar de qual forma poderá ajudar.

Como saber se a terapia está funcionando?

Indicadores de que a terapia está funcionando
  1. Melhora nas relações interpessoais. ...
  2. Fortalecimento na relação com o seu psicólogo. ...
  3. Melhora na escuta ativa sobre o que o psicólogo diz. ...
  4. Melhora na autoestima. ...
  5. Maior tolerância emocional. ...
  6. Maior reflexão no motivo da busca por terapia. ...
  7. Responsabilidade pelas próprias ações.

O que falar na terapia quando não tem o que falar?

6 maneiras de se abrir e falar na terapia
  1. Redefina suas expectativas. Algumas pessoas acreditam que você precisa iniciar sua sessão semanal de terapia com um “tópico” para discutir. ...
  2. Prepare-se para cada sessão. ...
  3. Trate seu Psicólogo como o confidente mais próximo com quem você pode compartilhar qualquer coisa.

Como fazer o paciente falar em terapia?

Veja as nossas dicas e potencialize a sua relação terapêutica!
  1. Acolha bem. Os primeiros encontros são fundamentais para basear a interação entre você e seus pacientes. ...
  2. Deixe claro o papel da terapia. ...
  3. Saiba ouvir. ...
  4. Respeite as necessidades do paciente. ...
  5. Mostre sinceridade.

O que falar qdo vai a um psicólogo?

Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.

O que não dizer ao psicólogo?

Isso inclui conversas confidenciais sobre outros pacientes que seu Psicólogo atende, conversas românticas (ou atividades) entre si e demonstração de insensibilidade à cultura, sexo, raça, gênero ou identidade. As emoções violentas também devem ser evitadas.

O que a psicóloga pergunta na entrevista do Detran?

FUNCIONAMENTO – A entrevista psicológica tem duração de até 30 minutos e nela o psicólogo coleta dados contextuais sobre o candidato, além de observar os comportamentos que podem ser reproduzidos na direção. Já a etapa de aplicação de testes leva aproximadamente uma hora e meia.

Como um psicólogo analisa uma pessoa em um encontro?

Os psicólogos são responsáveis por estudar o comportamento das pessoas. Eles as ajudam a traduzir os seus pensamentos e emoções e entender os seus problemas. Eles conseguem compreender o significado do que o paciente está tentando transmitir.

Como se inicia uma terapia?

Falta coragem para começar terapia? Siga essas 7 dicas para enfrentar medo
  1. Terapia é a melhor estratégia para se conhecer melhor, lidar de maneira mas madura e consciente com as emoções e resolver conflitos.
  2. Se não der certo com uma linha ou não gostou do terapeuta, não há problema algum em buscar novas possibilidades.

Como conduzir uma terapia?

Escolha um lugar para que as sessões aconteçam. Ele deve ser tranquilo, confortável e reservado. O atendimento terapêutico deve ser um processo sigiloso e não é para ninguém ficar ouvindo a sua conversa. Não ter interrupções de outras pessoas durante a sessão com o analista é fundamental.

Como iniciar uma conversa com psicólogo?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Quando o paciente não fala na terapia?

De forma resumida, esse silêncio significa que o paciente não está disposto a relatar seus pensamentos ao analista, consciente ou inconscientemente. Ele pode estar ciente de sua má vontade em falar sobre algo, inclusive expressando verbalmente isso, ou simplesmente pode não lhe vir nada à cabeça.

Como falar para psicóloga que não quer ir mais?

Evitar é um bom motivo para parar.

Mas é melhor ser honesto consigo mesmo e com seu Psicólogo, se esse for o motivo. Porque se evitar é o principal motivo pelo qual você não quer mais falar, pode ser uma boa ideia tentar superar o desconforto em vez de fugir dele.

Quanto tempo terapia faz efeito?

O tempo do psicólogo

Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados.

Quando a terapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Como saber se o seu psicólogo é bom?

5 critérios essenciais na escolha de um psicólogo
  1. Sigilo das informações. O sigilo é uma garantia do processo terapêutico e você precisa saber que código de ética (Art. ...
  2. Preço negociável. ...
  3. Não acredite em previsões. ...
  4. Cuidado com as práticas não regulamentadas. ...
  5. Não misturar religião com psicologia.

Quais são as perguntas de um psicólogo?

Em seguida, temos algumas perguntas para você que podem ajudar a avaliar os comportamentos, características e atitudes dos participantes.
...
  • Quantos anos você tem?
  • Por favor, indique sua origem étnica.
  • Em que país você passou a maior parte da sua vida?
  • Qual é o seu nível de escolaridade?

Quanto um psicólogo cobra por hora?

Abaixo, mostramos quanto custa, em média, uma consulta de 1 hora no Brasil. Atualmente, o preço médio da sessão de um psicólogo custa entre R$ 100 e R$ 150. Na hora de escolher um psicólogo, existem vários fatores que devemos levar em consideração.

Em quais casos o psicólogo pode quebrar o sigilo?

A quebra do sigilo profissional está prevista no Código de Ética da (o) Psicóloga (o) para casos em que a (o) paciente / usuária (o) encontra-se em situação de risco ou oferece, no momento atual, risco a terceiros.

Artigo anterior
Como mimar o cliente?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora 1 semana no GTA V?