Quem foi Hess e qual a sua contribuição para a ciência e para a química?

Perguntado por: Lucas Reis  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

O químico suíço Germain Henry Hess (1802-1850) teve uma grande contribuição para a química, mas especificamente para a Termoquímica, seus estudos envolvem a entalpia de reações químicas.

Quais as contribuições da lei de Hess para o avanço da ciência?

Essa lei se tornou muito importante na Termoquímica, porque determinadas reações químicas não podem ter seu ΔH determinado experimentalmente. Entretanto, de acordo com a Lei de Hess a entalpia desse tipo de reação pode ser calculada por meio das entalpias de outras reações (reações intermediárias).

Quem criou a lei de Hess e qual contribuição trouxe para ciência?

Essa lei, base termoquímica, foi desenvolvida experimentalmente por Germain Henry Hess, químico e médico suíço. Uma das suas principais contribuições foi um livro texto de Química, escrito em 1834, e adotado por muitas escolas e universidades russas.

Qual a importância da lei de Hess?

A principal utilidade da Lei de Hess é que ela nos permite determinar a variação de entalpia envolvida em reações diretas por meio da combinação de várias equações químicas, cujos valores das variações de entalpia são conhecidos. Depois basta somar esses valores para determinar o calor da reação direta desejada.

O que é a lei de Hess?

O que é lei de Hess? Trata-se da lei que propõe o cálculo da variação da entalpia de uma reação a partir das etapas que a formam. A lei de Hess foi proposta em 1840 pelo médico e químico suíço Germain Henri Hess.

Lei de Hess - Exemplos - Termoquímica - Química

26 questões relacionadas encontradas

Como funciona a Lei de Hess?

Como utilizar a Lei de Hess
  1. Se você multiplicar a equação, o valor do ΔH também deve ser multiplicado pelo mesmo número;
  2. Se você dividir a equação, o valor do ΔH também deve ser dividido pelo mesmo número;
  3. Se você inverter a equação, o sinal do ΔH também deve ser invertido .

O que é a Lei de Hess e onde ela pode ser aplicada?

A Lei de Hess permite calcular a variação da entalpia, que é a quantidade de energia presente nas substâncias após sofrerem reações químicas. Isso porque não é possível medir a entalpia em si, mas sim a sua variação. A Lei de Hess fundamenta o estudo da Termoquímica.

Para que serve a energia de ligação?

A energia de ligação é a energia absorvida na quebra da ligação entre átomos no estado gasoso e em condições normais de temperatura e pressão. A energia de ligação, ou entalpia de ligação, é a energia absorvida na quebra de um mol de ligação, no estado gasoso, entre átomos a 25 oC e 1 atm.

Como pode ser enunciada a lei de Hess?

A lei de Hess pode ser enunciada de um modo mais geral da seguinte forma: o calor de reação de um processo químico é independente do caminho seguido, sendo determinado unicamente pelos estados inicial e final. Esta lei pode ser usada para obter dados termodinâmicos que não se podem medir diretamente.

Quais os principais tipos de entalpia?

Os cinco tipos de entalpia são: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução.

Quem foi o cientista que desenvolveu o conceito de entalpia?

O químico suíço Germain Henry Hess (1802-1850) teve uma grande contribuição para a química, mas especificamente para a Termoquímica, seus estudos envolvem a entalpia de reações químicas.

Quem foi o cientista que desenvolveu esse conceito é como a entalpia se aplica no dia a dia?

A entalpia é uma ferramenta termodinâmica para o cálculo do calor envolvido em processos que ocorrem à pressão constante. Foi definida pelo físico americano Josiah W. Gibbs, no contexto da queda da teoria do calórico. Em química, sempre utilizamos a variação de entalpia, representada como ΔH.

Quais são os fatores que afetam a rapidez das transformações químicas?

A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.

Quais as informações podem ser obtidas através de uma equação química?

Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (l), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c). ... Através de uma equação é possível saber praticamente tudo sobre uma reação química.

O que vem a ser entalpia?

A entalpia é a quantidade de energia presente em um determinado sistema e pode ser absorvida ou liberada. Os processos de liberação ou absorção da energia podem ser classificados de duas formas: ⇒ Processo endotérmico (reação química em que há absorção de certa quantidade de energia);

O que é necessário para que haja uma reação química?

As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.

Quais as condições para que se ocorra uma reação química?

Algumas condições para a ocorrência de reações químicas são: afinidade entre os reagentes, contato entre eles, colisão efetiva entre suas moléculas e a energia de ativação.

Em que a energia de ligação está envolvida?

O que é energia de ligação? Trata-se da energia envolvida na quebra ou formação de ligações entre átomos de uma molécula.

O que acontece com a energia quando há quebra de ligação?

A quebra de uma ligação envolve absorção de energia, porque os átomos voltarão para o estado isolado, que é mais instável. Esse é um processo endotérmico, com a variação da entalpia positiva (∆H > 0). A energia liberada na formação da ligação covalente não pode ser medida na prática.

O que é a força de ligação?

Um corpo encontra-se em repouso ou em movimento, dependendo das interações que estabelece com outros. Estas interações podem descrever-se por forças. É vulgar distinguir dois tipos de forças: forças aplicadas no sistema e forças de restrição ao movimento do sistema.

Como calcular o calor de formação?

Entalpia de Formação
  1. ΔH = HProdutos – HReagentes -286 kJ/mol = HH2O – (HH2 + H1/2 O2) ...
  2. NH3 + HCl → NH4Cl ΔH = -176 kJ/mol. Observe que nenhum dos reagentes é uma substância simples, portanto, não podemos atribuir a eles a entalpia igual a zero. ...
  3. HR = HNH3 + HHCl HR = (-46 + (-92,4) kJ/mol) ...
  4. ΔH = HProdutos – HReagentes

Como calcular combustão?

  1. 1 C2H6O()+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O() ∆H0combustão = -1366,1 kJ/mol. Combustão completa do butano, C4H10(g)
  2. 2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O() ∆H0combustão = -2878,6 kJ/mol.

Como se calcula a variação de entalpia de uma reação?

Resumindo: a variação de entalpia de uma reação é dada por ΔH = ΔHp – ΔHr, e este cálculo é aplicado quando se sabe as variações de entalpias dos produtos (ΔHp) e dos reagentes (ΔHr).

O que é entalpia de combustão Brainly?

É a variação aferida de calor para que haja a combustão de 1 mol de uma substância qualquer. Toda reação de combustão terá valor de variação de entalpia menor que zero, pois se trata de uma reação que libera calor.

Qual a diferença entre uma reação endotérmica e exotérmica?

Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.

Artigo anterior
Qual a probabilidade de se contaminar com agulha?
Artigo seguinte
Como adicionar valores a uma lista C#?